ISSN 0188-8145 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Normas de colaboração

ACTA COMPORTAMENTALIA publica os seguintes tipos de artigos: (a) Propostas teóricas; (b) Análises históricas e conceituais; (c) Estudos experimentais sobre comportamento animal e humano; (d) Estudos aplicados com humanos e animais; (e) Notas técnicas; (f) Relatos clínicos; e (g) Resenhas com análise crítica. Os manuscritos devem ser enviados ao Editor Geral da língua na qual estejam redigidos, via correio eletrônico, como arquivos anexos em formato Word ou compatível:

Na Espanha: Rafael Moreno Rodriguez - rmoreno@us.es

No México: Emilio Ribes Iñesta - ribes@cencar.udg.mx

Na França: Esteve Freixa i Baqué - Esteve.Freixa@u-picardie.fr

Na Itália: Paolo Moderato - paolo.moderato@iulm.it

No Brasil: Marcus Bentes - acta.comportamentalia@gmail.com

Os autores deverão enviar uma carta assinada na qual solicitem formalmente a avaliação de seu trabalho, declarando sua originalidade e o fato de que o mesmo não está sendo considerado para publicação total ou parcial em alguma outra revista. Uma vez aceito o manuscrito, os autores deverão enviar uma carta assinada na qual cedem os direitos de autoria e divulgação a ACTA COMPORTAMENTALIA.

ACTA COMPORTAMENTALIA adota um processo editorial de revisão pelos pares. O processo se iniciará com a recepção dos manuscritos por parte do editor correspondente a língua na qual estejam redigidos. O editor enviará os manuscritos a dois conselheiros editoriais, com comprovada experiência na área dos manuscritos específicos, para que os avaliem. No caso de que as avaliações resultem em pareceres contraditórios, o manuscrito será enviado a um terceiro avaliador cuja decisão determinará sua aceitação ou rechaço. Em todos os casos a avaliação dos manuscritos será anônima.

Aspectos Gerais

1. Os manuscritos deverão se ajustar a última versão do Manual de Estilo de Publicações da Associação Americana de Psicologia (APA).

2. A primeira folha deverá incluir: o título do artigo, o(s) nome(s) do(s) autor(es), sua filiação institucional, o nome e endereço completo do autor responsável pela publição, e um título que não exceda 85 caracteres e espaços.

3. As referências, as notas de rodapé, e os títulos das figuras e tabelas deverão ser datilografados em folha separada, sempre em espaço duplo.

4. As figuras devem ser identificadas no verso com o nome da figura e os cabeçalhos da página. As figuras serão reproduzidas de acordo como aparecem. Não devem ser maiores de 12 x 15 cm.

5. Todas as dimensões e medidas deverão ser especificadas no sistema métrico decimal.

6. As notas de rodapé devem ser usadas somente quando são indispensáveis; elas não podem ser incluídas no texto, caso o material seja importante, deverá ser incorporado ao texto. As notas de rodapé devem ser enumeradas consecutivamente; na primeira nota deve ser especificado o endereço para a solicitação de separata, mudança de afiliação institucional e qualquer outra informação importante.

7. Na segunda folha do manuscrito deverá conter um resumo no idioma original do artigo que não supere 200 palavras; ao final do resumo deverá ser incluída uma lista de 5 a 10 palavras que possam ser usadas como descritores.

8. Na terceira folha do manuscrito deverá ser incluído o título e o resumo do artigo no idioma inglês.

9. As citações feitas no texto deverão ser agrupadas de acordo com a última versão do Manual de Estilo de Publicações da Associação Psicológica Americana (APA) na seção de Referências.

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2009 Universidad de Guadalajara

Guadalajara, Jal., México
Apartado Postal 50374, C.P. 45030


lfelix@cencar.udg.mx