ISSN 0258-6444
versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Actualidades en Psicología é uma publicação científica periódica anual, patrocinada pelo Instituto de Pesquisas Psicológicas da Universidade da Costa Rica. O objetivo da revista é divulgar a produção costa-riquenha e de equipes de pesquisa afins, em todos os campos das ciências psicológicas. Isto se leva a cabo mediante a publicação de artigos em que são informados resultados de investigações empíricas, contribuições teóricas e metodológicas, discussões, sistematização de experiências profissionais, resenhas bibliográficas, resenhas críticas de eventos e informação sobre atividades de interesse para a psicologia costa-riquenha e internacional.

* As pessoas interessadas em publicar em Actualidades en Psicología contribuirão com manuscritos originais, enviados ao Diretor da revista, acompanhados de uma carta indicando o nome e sobrenomes do primeiro autor ou autora e de outros(as) autores(as) quando seja o caso, com sua afiliação institucional. O primeiro autor ou autora será considerado o ou a principal e se encarregará da ligação com Actualidades en Psicología. Além disso, é necessário anexar, a tal carta, uma declaração de autenticidade de autoria e originalidade do manuscrito, o endereço postal e eletrônico e a declaração de concessão dos direitos de autor/a sobre o manuscrito para a Actualidades en Psicología. Quando seja convniente e na mesma carta, serão indicados os apoios sob os quais se realizou o trabalho e um esclarecimento, em caso de que o trabalho tenha sido apresentado em outro lugar ou em outra versão. Os/as autores/as enviarão um Curriculum Vitae de cinco linhas descrevendo seu grau acadêmico mais alto, lugar onde o obteve, interesses atuais de pesquisa, posto e instituição na qual trabalha atualmente, endereço postal e endereço eletrônico.

* Os manuscritos são recebidos impressos e em formato eletrônico em um cd, em um só bloco, títulos e subtítulos sem negrito, em um processador de textos compatível com o utilizado por Actualidades en Psicología nesse momento. Um original e três cópias serão recebidos de maneira impressa, escritos por um só lado da folha, claro, legível e sem manchas. As contribuições em forma de artigos que sejam sobre estudos empíricos, assim como os artigos e discussões teóricas, devem possuir um máximo de 30 páginas, tamanho carta, apresentadas a um espaçamento duplo entre linhas. O uso de itálico será evitado ao máximo, utilizando só as que se refiram a expressões em línguas diferentes do castelhano ou para destacar alguma palavra ou expressão. As notas de rodapé não serão freqüentes. As tabelas e gráficos devem ser apresentados em folhas à parte e em arquivos eletrônicos separados e debe ser indicado o lugar preciso do texto no qual serão inseridas. Depois de corrigir as provas, não se poderão fazer modificações por parte de autores e autoras.

* Na primeira página do manuscrito são indicados somente o título do trabalho e a data. O autor ou autores apresentarão um Resumo em castelhano e um Abstract em inglês com, no máximo, 150 palavras cada um, assim como palavras-chave em ambos os idiomas (máximo cinco ou seis). A estrutura do resumo assim como a do abstract , debe conter as seguintes partes: objetivo, participantes, procedimento, resultados. Estas devem aparecer escritas em um só bloco, como subtítulos, em itálico, separadas sempre por ponto e vírgula. No caso das outras modalidades de publicação, tanto o resumo como o abstract podem ajustar-se segundo as características do manuscrito.

* Os manuscritos estarão escritos, preferivelmente, de acordo com as especificações do estilo internacional em psicologia, tanto no que se refere ao estilo de escrita, como às referências no texto e a lista final de referências. Isto pode ser consultado em: APA (1999). Manual de estilos de publicações da APA, 2a edição. o México: Manual Moderno (trata-se da segunda edição em castelhano a partir da quinta edição em inglês). Além disso devem observar-se da melhor maneira possível o estilo, a gramática e a ortografia castelhana (sugere-se consultar a obra: Real Academia Espanhola (1999). Ortografia da língua espanhola. Madri: a Espanha).

* As contribuições como resenhas de livros ou resenhas de eventos devem possuir um máximo de cinco páginas a um espaçamento duplo. Os livros que se resenhem deverão ser de atualidade e de fácil acesso no país. O propósito das resenhas é estimular a leitura constante no âmbito acadêmico e científico, de materiais pertinentes à psicologia. A resenha deve conter pelo menos três elementos: a) Contextualizar o texto resenhado, mencionando em um cabeçalho a referência bibliográfica completa e assinalando em prosa alguns dados sobre o contexto intelectual do autor. b) Clarificação sobre o conteúdo do livro, oferecendo uma descrição sobre suas partes e das idéias que procura tratar ou desenvolver. c) Opinião crítica do autor sobre as contribuições e limitações do material resenhado.

*Os trabalhos apresentados em Actualidades en Psicología são submetidos a um processo de arbitragem e avaliação, de pares científicos, nacionais e internacionais, o qual é anônimo, tanto para juizes como para autores e autoras. O Diretor comunicará por escrito o resultado da avaliação e isto com a maior brevidade possível. O Diretor da revista pode rejeitar os manuscritos que não se ajustem às normas de publicação ou às normas éticas do trabalho científico em psicologia. As decisões acerca da publicação de um manuscrito são autônomas e inapeláveis e competem somente à revista Actualidades en Psicología, a seu Diretor, à Equipe Editorial e ao Conselho Editorial. Os manuscritos originais não serão devolvidos.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2007 Universidad de Costa Rica. Instituto de investigaciones psicológicas

Teléfono: 00 506 207 5073
Fax: 00 506 207 5636


actuapsi@cariari.ucr.ac.cr