ISSN 1677-0471 versão impressa
ISSN 2175-3431 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Procedimentos da comissão editorial
Direitos autorais
Aspectos éticos do processo editorial e publicação
Responsabilidade dos autores
Submissões
Diretrizes para Autores
Partes do Manuscrito
Contato

 

Procedimentos da comissão editorial

 

O processo de revisão editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito obedecer às condições apresentada na seção “Submissão”. Caso contrário, será encaminhado um e-mail aos autores solicitando adequação às normas. Os manuscritos que estiverem de acordo com as normas mencionadas e, que sejam considerados como potencialmente publicáveis pela revista, serão encaminhados para revisores ad hoc, especialistas na área e com titulação mínima de doutor. Esses revisores serão escolhidos pelo Editor entre pesquisadores de reconhecida competência na área.

A identidade dos autores e suas afiliações institucionais não serão informadas aos revisores ad hoc, bem como a identidade dos revisores também não será informada aos autores dos manuscritos. Caso um revisor tenha qualquer impedimento de se manifestar sobre algum manuscrito, deverá retorná-lo, imediatamente, ao editor. Os manuscritos serão sempre examinados por dois revisores e, caso haja discrepância entre as análises, um terceiro revisor será acionado para que elabore mais um parecer.

Após essas análises, a Comissão Editorial: (1) rejeita, (2) recomenda alterações ou (3) aceita o manuscrito para publicação. Na ocasião, os autores receberão os pareceres emitidos a respeito de seu artigo ou uma síntese desses pareceres, de responsabilidade do Editor e dos editores associados.

A recomendação para publicação associada a sugestões não implica, necessariamente, a aceitação do manuscrito. As sugestões visam a, em geral, melhorar a clareza ou a precisão do texto. É importante que os autores entendam que solicitações de modificações em um artigo são comuns e rotineiras em periódicos de alta qualidade.

As sugestões dos revisores têm por objetivo melhorar o trabalho para atender às exigências da comunidade científica e da revista e não devem ser consideradas como críticas pessoais. Os autores de manuscritos recomendados para publicação, mas sujeitos a modificações, deverão reformular seu trabalho, visando a alcançar a aceitação final. Devem, ainda, destacar no texto, com cor de fonte vermelha, as modificações feitas. Todos os manuscritos reformulados devem seguir acompanhados de carta comentando as modificações ou justificando as que por ventura não forem acatadas.

A decisão final sobre a publicação de um manuscrito será sempre da equipe editorial, que apreciará o parecer do revisor e notificará os autores, o mais rapidamente possível, sobre sua decisão, indicando no caso de aprovação a data prevista, o volume e o número da revista no qual o artigo será publicado.

Durante o processo de editoração da revista, a equipe editorial reserva-se o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores, para dar agilidade ao processo de publicação. Antes de disponibilizar o manuscrito online, será enviada uma prova em PDF para a última revisão dos autores. Caso os autores não a devolvam, indicando correções, o manuscrito será publicado conforme a prova.

 

 

Direitos autorais

 

A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.

 

 

Aspectos éticos do processo editorial e publicação

 

A Revista Avaliação Psicológica está empenhada em manter os mais altos padrões de ética de publicação. Para isso, toma todas as medidas possíveis contra quaisquer desvios no processo de publicação. Assumimos que os princípios recomendados pelo Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/) devem orientar os padrões de comportamento de todas as partes envolvidas no ato de publicação, a saber, o(s) autor(es), os editores, os revisores da revista e os membros da comissão editorial.

 

 

Responsabilidade dos autores

 

Os autores de relatos de pesquisa original devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de seu significado. Os artigos devem conter detalhes suficientes e as referências usadas, para permitir que o trabalho possa ser replicado. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas são inaceitáveis e constituem comportamento antiético.

Os autores devem garantir que o trabalho é totalmente original e se forem usados trechos ou palavras de outros autores eles deverão ser devidamente citados. Todas as pessoas que fizeram contribuições significativas devem ser listadas como coautores. Deve ser garantido que todos os coautores estão incluídos no artigo, e que todos eles viram e aprovaram a versão final do artigo e concordaram com a submissão à revista para sua publicação.

Questões éticas relacionadas à pesquisa envolvendo seres humanos são de responsabilidade única dos autores. Todos os trabalhos resultantes de pesquisa que envolveram sujeitos humanos terão sua publicação condicionada ao cumprimento dos princípios éticos, que deverão ser claramente descritos no primeiro parágrafo do tópico “procedimentos”, na seção “Método” do manuscrito. Deverão indicar se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsínquia da Associação Médica Mundial (2013). Os trabalhos de autores brasileiros deverão, ainda, indicar respeito às Resoluções do Conselho Nacional de Saúde nº 510 de 07 de abril de 2016 e do Comité de Ética que autoriza a proposta de estudo.

Quando um autor descobre um erro significativo ou uma imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é sua obrigação informar imediatamente ao editor da revista e cooperar com o editor para que seja feita retratação ou correção do artigo.

 

 

Submissões

 

Para enviar o seu manuscrito para Revista Avaliação Psicológica você deverá realizar o cadastro no site da revista.

Já possui um login e senha de acesso ao periódico Avaliação Psicológica? Acesse a página de cadastro

Ainda não fez o seu cadastro? Acesse

Mantenha a sua senha em sigilo, ela é pessoal e intransferível.

Após realizar o seu cadastro, faça o acesso com seu login e senha para submissão do seu manuscrito. Utilize a opção “Nova submissão e verifique as orientações para submissão.

Lembre-se de cadastrar todos os autores que participaram da elaboração do manuscrito.

Quaisquer dúvidas devem ser encaminhadas preferencialmente para revista.avaliacao.psicologica@gmail.com

Condições para submissão

As submissões deverão ser encaminhadas via Sistema Scielo Submission. Todos os passos devem ser seguidos, tal como solicitado no sistema.

Não há custos para o processamento de submissão de artigos. Não obstante, para manuscritos submetidos a partir de 22 de novembro de 2018, ao serem aceitos, será cobrada uma taxa para publicação (R$500,00).

É importante destacar que esta taxa tem por finalidade cobrir parte dos custos de revisão, diagramação e marcação do seu artigo, sem o objetivo de qualquer de lucro por parte da revista.

Os artigos podem ser submetidos em Português, Inglês ou Espanhol. O processo editorial envolve revisão duplo-cego e, exceto no caso de números ou seções temáticas, a publicação de artigos se dá por ordem cronológica de aceitação final. Resumos, abstracts e resumen podem ser divulgados livremente por serviços de indexação mediante comunicação ao Editor.

 

 

Diretrizes para Autores

 

Deseja tornar o processo editorial mais ágil?

Garantir a qualidade do seu manuscrito facilitará o processo editorial mais ágil. Recomendamos que os autores verifiquem a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  1. Faça uma revisão cuidadosa do texto com relação ao Português e à digitação;

  2. Solicite a um colega bilíngue que revise o Abstract e o Resumen;
  3. Revise cuidadosamente o texto, no que diz respeito às normas de publicação da revista (seção Apresentação Formal do Manuscrito);

  4. Solicite a um colega de área que faça uma apreciação prévia de seu manuscrito para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ági.
  5. Siga criteriosamente o layout de submissão pela revista disponível na seção “Apresentação formal do manuscrito”.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores para correção. Não havendo retorno, os trabalhos que não se enquadrarem ás normas serão arquivados

A carta de submissão, em arquivo PDF, deverá ser inserida assinada pelo autor responsável pela submissão, na seção “Resumo”, selecionando a opção “Incluir documento suplementar”. O documento poderá ser baixado no link abaixo:

Carta de Submissão

Apresentação Formal do Manuscrito

Os manuscritos de relatos de pesquisa, artigos de revisão ou artigos teóricos devem ter no máximo 25 páginas. As Figuras e Tabelas devem mantidas no corpo do texto, não enviadas em um arquivo à parte.

Comunicações breves devem ter no máximo 12 páginas com as Figuras e Tabelas no corpo do texto.

Notas técnicas e resenhas devem ter no máximo 8 páginas.

As Normas de Publicação da revista se baseiam no Manual de Publicação da American Psychological Association - APA (2012, 6ª edição), no que diz respeito ao estilo de apresentação do manuscrito e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científicoxxxx

Template para o relato de pesquisa e comunicação breve

Template para o artigo de revisão

 

Partes do Manuscrito

 

Para agilizar os serviços de editoração eletrônica, utilize o Microsoft Office Word e seja econômico na utilização de comandos. A fonte utilizada deverá ser a Times New Roman, tamanho12, espaçamento duplo e página com todas as margens com 2,5cm. Os parágrafos devem ter 1,25cm de recuo a direita. Não utilize negrito, “aspas”, marcas d’água ou outros recursos de edição de texto que podem tornar o texto visualmente atrativo. Esses recursos dificultam a editoração. Palavras ou expressões que devam ser enfatizadas no texto impresso, por exemplo, palavras em língua estrangeira como self, locus, rapport e etc., devem chegar à editoração já em itálico, e este será o único tipo de grifo permitido nos textos. Lembre-se, no entanto, que o Manual APA não recomenda uso de ênfases gráficas e grifos, pois estes podem distrair o leitor e atrapalhar o entendimento do texto.

1. Folha de Rosto Identificada

  1. Título em Português, em Inglês e em Espanhol (máximo de 12 palavras). O título deve ser pertinente, claro e pode ser criativo. Deve informar ao leitor o objetivo do artigo. Não deve incluir nomes de cidades, países, ou outras informações geográficas.
  2. Título abreviado na língua principal do manuscrito (máximo 8 palavras).
  3. Nome de cada um dos autores com a respectiva afiliação institucional (incluir apenas o nome da universidade, cidade, sigla do estado e país).
  4. Notas sobre os autores (ver seção 1.1);
  5. Nota de rodapé com endereço completo de um dos autores para correspondência com o editor (incluir CEP, Fone, Fax e E-mail);
  6. Nota de rodapé com agradecimentos dos autores e informação sobre apoio institucional ao projeto.

ATENÇÃO: Como a revisão dos manuscritos é ás cega quanto a identidade dos autores, a Folha de Rosto Identificada deve ser a única página do manuscrito com o nome e os endereços dos autores. É responsabilidade dos autores verificar que não haja elementos capazes de identificá-los em qualquer outra parte do manuscrito (geralmente nos procedimentos). A Folha de Rosto Identificada não será encaminhada aos Consultores ad hoc.

A Revista Avaliação Psicológica não se responsabiliza por procedimentos dos autores que não respeitem essa norma.

1.1. Notas sobre os Autores

Incluir uma breve descrição sobre a sua formação e as atividades atuais dos autores.  Não deve exceder mais que 3(três) linhas. Conforme segue o exemplo:

Nelson Hauck Filho é psicólogo (UFSM), doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, campus Campinas.

2. Resumo e palavras-chave

Resumo em Português, com até 150 palavras. O resumo não precisa, necessariamente, incluir informações sobre a literatura da área e não devem ser incluídas referências no resumo. O objetivo deve ser claro, informando, se apropriado, qual o problema e as hipóteses do estudo. Apenas os resultados mais importantes e que respondem aos objetivos da pesquisa devem ser mencionados no resumo. De forma geral, o resumo deverá apresentar brevemente os objetivos, método, resultados e discussão do estudo.

Palavras-chave em Português (no mínimo 3 e no máximo 5, em letras minúsculas e separadas com ponto e vírgula). Recomenda-se que as palavras-chaves não tenha sido citadas no título e no resumo do seu manuscrito.

Para utilizar descritores mais adequados, consulte o Thesaurus da APA (2015) ou o histórico de terminologias da BVS-Psi Brasil acilitando a futura indexação de seu artigo.

2.1. Abstract e Resumen

Abstract (em Inglês) e Resumen (em Espanhol) devem ser mais do que a tradução literal do Resumo, ou seja, devem considerar às especificidades de cada idioma. Para alcançar esse fim, sugere-se que ambos sejam feitos simultaneamente. A Revista Avaliação Psicológica tem como procedimento padrão fazer a revisão final de Abstract e Resumen, reservando-se no direito de corrigi-lo, se necessário. No entanto, recomenda que os autores solicitem a um colega bilíngue que revise tanto o Abstract quanto o Resumen, antes de submeter o manuscrito. Esse é um item muito importante de seu trabalho, pois será disponibilizado em todos os indexadores da revista.

Keywords: (tradução das palavras-chave em inglês, em letras minúsculas e separadas com ponto e vírgula).

Palabras-clave: (tradução das palavras-chave em espanhol, em letras minúsculas e separadas com ponto e vírgula)

3.Estrutura e Conteúdo para os Diferentes Tipos de Pesquisa

A Revista Avaliação Psicológica publica estudos originais, preferencialmente relatos de pesquisa, mas também comunicações breves, artigos de revisão da literatura, notas técnicas e resenhas de livros importantes da área. A Tabela 1 apresenta diferentes definições para cada tipo de estudo e algumas especificações metodológicas.

 

 

Não é necessário apresentar o tópico “introdução” antes de iniciar o texto

Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Utilize o negrito no subtítulo e separe-os usando uma linha em branco.

Em alguns casos, pode ser conveniente apresentar Resultados e Discussão juntos, embora esta estratégia não seja recomendável como regra geral.

A Revista Avaliação Psicológica recomenda a revisão do texto, observando ligação entre as seções e subtítulos utilizados. Parágrafos de frase única devem ser evitados, pois fragmentam o texto. Os objetivos do estudo devem ser claramente explicitados no início do texto, remetendo à revisão da literatura existente na área e aos procedimentos metodológicos.

As palavras Figuras e Tabelas, que aparecerem no corpo do texto, devem, sempre, ser escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número respectivo ao qual se referem. Expressões como “a Tabela acima” ou “a Figura abaixo” não devem ser utilizadas porque, no processo de editoração, sua localização pode ser alterada. As Normas não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras. Os manuscritos nas demais categorias editoriais deverão apresentar títulos e subtítulos de acordo com as suas especificidades. Para mais informações sobre os tipos de formatação de tabelas e figuras consulte o capítulo cinco do manual da APA (p. 160 a 196).

5. Citação

Observe, com muita atenção, as normas de citação. Dê sempre crédito aos autores e às datas de publicação de todos os estudos referidos. Na primeira citação, todos os sobrenomes dos autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos do ano de publicação.

A citação literal de um texto exige a referência do número da página do trabalho do qual foi extraída e deve ser apresentada entre aspas, com recuo da margem esquerda, quando citações longas excederem mais de quatro linhas. Todas as citações secundárias devem informar a referência original.

Evite, no entanto, sempre que possível, utilizar citações secundárias, especialmente quando o original pode ser recuperado com facilidade. Todavia, caso seja imprescindível, informe: sobrenome do autor, a data, o nome do autor que faz a citação original e a data de publicação do estudo.

Todos os estudos citados no texto devem ser listados na seção de referências. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer nessa seção.

6. Figuras e Tabelas

As Figuras e Tabelas devem ser apresentadas com as legendas e títulos, respectivamente e preferencialmente no próprio texto, ou ao final (recomendado não enviar como um documento a parte). Devem ser, preferencialmente, elaboradas usando os programas do Microsoft Office. Os títulos das Tabelas devem ser colocados no alto das mesmas e devem indicar seu conteúdo, em até 15 palavras.

A primeira letra de cada palavra do título das Tabelas deve ser escrita em letra maiúscula, sendo os conectivos e preposições (‘de’, ‘com’, ‘para’ e etc.) e as demais letras devem ser minúsculas. O título completo deverá ser escrito em itálico. Não utilize letras maiúsculas, negritos ou itálicos dentro da Tabela. Procure não utilizar abreviações nas Tabelas, mas se imprescindível indique-as claramente no texto.

As legendas das Figuras devem ser apresentadas abaixo das mesmas, sempre em letra minúscula. Lembre-se que as normas não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.

Nas tabelas e no texto, ao informar resultados e análises, evite o uso de mais de duas casas decimais.

7. Lista de Referências

Todos os manuscritos submetidos à Revista Avaliação Psicológica deverão, sempre que possível, fazer referência a trabalhos publicados previamente na revista.

Inicie uma nova página para a seção de Referências, com título em negrito e centralizado. Utilize espaço duplo nessa seção e não deixe um espaço extra entre citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores. Para referir múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica. Ao coincidir autor e data, utilizar a primeira letra do título para listar as referências em ordem alfabética. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.

Cada uma das Referências deve aparecer como um novo parágrafo, deixando cinco espaços (0,75cm) da margem esquerda na segunda linha (use o tabulador). Revise as normas da revista antes de preparar suas referências para obedecer a todos os critérios.

Não use o comando negrito nessa seção. Os grifos devem ser em itálico conforme indicado no manual de publicação da APA.

Evite elaborar a lista de referências de forma manual. Em vez disso, opte por programas eletrônicos de gerenciamento de referências tais como Mendeley, Zotero e Endnote.

Dúvidas sobre como fazer as citações e a lista de referências do seu manuscrito?

Orientações para citação e referências

8. Anexos e apêndices

Os anexos devem ser apresentados em uma nova página, após as referências, com título em negrito e centralizado. Os anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto, maiúsculas (A, B, C e assim por diante), e intitulados adequadamente. Somente utilize anexos se isto for realmente imprescindível para a compreensão do texto. Ao invés de incluir instrumentos ou outros materiais, os autores podem optar por informar aos leitores, por meio de uma Nota, sobre a disponibilidade dos mesmos e os procedimentos para serem obtidos. Se desejar, consulte o IBAP sobre a possibilidade de disponibilizar esses materiais no seu site.

 

 

Contato

 

Equipe

Endereço postal

Revista Avaliação Psicológica
Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Universidade São Francisco
Rua Waldemar César da Silveira, 105
Vl. Cura D'Ars (Swift), Campinas - São Paulo
CEP 13045-510
E-mail: revista.avaliacao.psicologica@gmail.com

 

Contato Principal

Prof. Dr. Nelson Hauck Filho
Universidade São Francisco
Revista Avaliação Psicológica
Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Universidade São Francisco
Rua Waldemar César da Silveira, 105
Vl. Cura D'Ars (Swift), Campinas - São Paulo
CEP 13045-510
E-mail: hauck.nf@gmail.com

 

Contato para Suporte Técnico

Revista Avaliação Psicológica
E-mail: revista.avaliacao.psicologica@gmail.com

 

Facebook:
https://www.facebook.com/revistaavaliacaopsicologica

 

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Universidade São Francisco
Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Revista Avaliação Psicológica
Rua Waldemar César da Silveira, 105 – Vila Cura D'ars (SWIFT)
13045-510, Campinas – SP - Brasil


revista.avaliacao.psicologica@gmail.com