Versão impressa ISSN 1415-711X
V-rsão online ISSN 2176-3038

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Instruções Gerais
Apresentação e Avaliação
Citações Bibliográficas

Instruções Gerais

 

O Boletim Academia Paulista de Psicologia é revista promotora desta Academia. Contudo é um periódico aberto e não exclusivo aos membros da entidade. Está registrado sob a sigla ISSN 1415-711X (International Standard Serial Number) na versão impressa e sob o ISSN 2176-3038 na eletrônica, como títulos únicos de publicações periódicas. É também identificado pela legenda bibliográfica Bol-Acad. Paul. Psicol. Vem sendo publicado com estrita regularidade durante 39 anos desde 1980; sua tiragem, no momento, tem sido semestral e de distribuição gratuita para os Acadêmicos e laureados, como também para as instituições, bibliotecas e profissionais relacionados com a Psicologia, conforme decisão da Comissão Editorial. Está registrado no Catálogo Eletrônico HELA, na BVS-Psi, PEPSIC, LATINDEX, CLASE e REDALYC. Nesse último indexador, o Boletim encontra-se on-line desde o ano 2003.  A organização da revista inspirou-se, inicialmente, na publicação periódica Academy Update, da The New York Academy of Sciences, sendo assim, estruturada conforme enfoques básicos: publica artigos de natureza histórica e de pesquisa, de significação e inéditos. Uns periódicos acadêmicos destinam-se somente à circulação restrita de informações sobre as realizações do sodalício e de seus membros, acrescidas da divulgação de publicações específicas. Outros têm por objeto, apenas a publicação de artigos de relevância no campo do conhecimento que caracteriza a entidade. O presente Boletim atende a esses enfoques, com maior atenção à parte científica.

Embora, a princípio, como um meio de divulgação das atividades desta Academia e de seus Titulares, esta revista, posteriormente, reformulou o seu conteúdo de forma mais estruturada. Estendeu-se na produção científica, incluindo registros históricos como vida e obra de pioneiros; entrevistas; pesquisas, teorias, relatos de experiências e estudos de casos; resenhas de obras importantes na área da Psicologia. As contribuições destinadas à publicação, sejam elas dos próprios membros da Academia ou de outros profissionais, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que devem ser encaminhadas à Secretaria deste sodalício por e-mail: academia@appsico.org.br, em conformidade com as instruções aqui apresentadas. Com referência às atividades profissionais dos Acadêmicos, estas poderão ser também enviadas por e-mail manuscritosboletim@academiapaulistapsicologia.org.br. Os manuscritos encaminhados serão apreciados pelo menos por dois Acadêmicos e/ou por outros especialistas ad hoc, escolhidos pela Comissão Editorial. Uma vez examinados, eles terão uma das alternativas como conclusão: rejeição, recomendações com alterações ou aceitação do manuscrito na íntegra. Serão enviados os pareceres (sem identificação) aos autores e recomendações a mudanças, se for o caso. Quanto à rejeição, a Comissão Editorial poderá indicar mais um outro parecerista para essa situação. Depois de selecionados, os artigos ainda passarão por um processo especializado de preparação editorial. Os direitos autorais de todos os artigos publicados pertencem ao Boletim Academia Paulista de Psicologia. Não serão devolvidos os manuscritos recebidos. Salientamos que todos os autores que enviarem seus trabalhos a serem analisados devem informar seu  registro no ORCID (Open researcher and Contributor ID).

A seguir, especificam-se as instruções que devem ser observadas na apresentação dos manuscritos:

 

Apresentação e Avaliação

 

I. Normas para apresentação e avaliação dos manuscritos

I.1 - Sua remessa deverá ser efetuada, no máximo, com dois meses de antecedência aos da publicação no Boletim (junho e dezembro). Serem inéditos e não terem sido encaminhados a outras fontes de publicação, mediante declaração por escrito do(s) autor (es). Além disso, virem acompanhados de duas folhas de rosto, uma com identificação do(s) autor (es) (nome completo, endereço, telefone e e-mail) e outra, sem dados de identificação. Deve ser endereçada, acompanhada de uma carta dirigida aos editores, declarando o ineditismo e a cessão dos direitos autorais do manuscrito à revista. Em caso de coautoria, todos os autores devem assinar a referida correspondência. Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID).

I.2 - Tratando-se das contribuições relativas à Academia e de responsabilidade de seus membros, após o título do texto, devem constar: nome do Titular, número e nome da Cadeira que ocupa ou número do registro se forem Membros Correspondentes. No rodapé da primeira página, o endereço do(s) autor(es), com o telefone e e-mail, para fins de correspondência. Quanto às produções científicas, deve figurar, após o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a instituição a que pertence(m) e onde esta se localiza. No rodapé da primeira folha identificada, indicar outras informações sobre o(s) autor(es), como titulação e/ou cargo, e também seu(s) endereço(s), telefone(s) e e-mail para contato.

1.3 - Os manuscritos sobre pesquisas históricas e/ou empíricas devem conter 15 a 25 páginas. Estes e os demais artigos, digitados em espaço 1,5 cm entre linhas, em editor de textos MS-Word e em fonte Arial 12, padrão IBM-PC. Devem vir acompanhados de resumo com 13 a 15 linhas e de 3 a 5 palavras-chave, em português, inglês e em espanhol, na fonte Arial 9 e no espaço de 1,0 cm entre linhas. Este deve dar ideia completa da pesquisa apresentada (objetivos, contribuições bibliográficas, metodologia, resultados, discussão, conclusões ou considerações gerais). Não é permitido o uso de siglas ou citações. O título do trabalho deve ter até 12 palavras, ser centralizado, em negrito e conter letras maiúsculas e minúsculas O título também deve ser vertido em inglês e espanhol. As palavras-chave ou descritores deverão ser obtidos na Terminologia em Ciências da Saúde (DeCS) ou na Terminologia em Psicologia. As palavras-chave ou descritores deverão estar escritos em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula. Deverá conter, ao final, de 3-5 palavras-chave que descrevam exatamente o conteúdo do trabalho.

I.4 - Nos manuscritos devem constar o título em português, traduzido em inglês e em espanhol, seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es) e do local onde presta ou prestou serviços, a cidade e o país de localização. No rodapé da primeira folha, indicar outras informações sobre o(s) autor (es), como titulação e/ou cargo que exerceu ou exerce, e também seu endereço pessoal, telefone(s) e e-mail, para contato. Este pode ser o da principal instituição a que o autor pertença. No caso de coautorias, estas serão limitadas no máximo a cinco colaboradores, sendo esses, profissionais, responsáveis diretamente pela contribuição.

I.5 - É importante tentar reduzir o número de figuras, tabelas e notas de rodapé. Quanto às duas primeiras, quando forem realmente necessárias, anunciá-las no local ou próximo dele onde vão ser colocadas no texto, a fim de evitar cortá-las. Deverão ser apresentadas no final do trabalho, em preto e branco. Títulos em letra minúscula, sendo que, os das figuras, embaixo delas; e as tabelas, em cima.

1.6 - Os manuscritos enviados à publicação devem seguir as normas éticas aplicáveis, sendo que o sigilo profissional é condição indispensável para aceitação dos trabalhos. Tratando-se de pesquisas ou estudos de casos com seres humanos e/ou com animais as normas éticas devem ser comprovadas por escrito, por meio da aceitação do Comitê de Ética pertinente.

I.7 - No caso de transcrição, na íntegra, de um texto maior que três linhas, este deve ser recuado dois centímetros da margem e em itálico. No final, colocar, entre parêntesis, a referência do autor e a página da qual foi extraído o período da obra indicada. O nome do autor será aqui citado apenas quando não apresentado nas proximidades do texto transcrito.

I.8 - Nos artigos sobre teorias e conceitos, além da exposição comentada, incluir antecedentes, apreciação crítica e o seu valor multiplicador.

I.9 - No que diz respeito a pesquisas, é imprescindível desenvolvê-las segundo as pautas usuais para a sua elaboração (introdução, contribuições bibliográficas, método, resultado, discussão e conclusões), destacando-se sua importância para o progresso da ciência psicológica e/ou para a derivação de novos trabalhos.

I.10 - Quanto aos estudos de caso ou relatos de experiência profissional, são aconselháveis subdivisões no conteúdo e apreciações sobre o valor do trabalho, incluindo implicações conceituais, evidências metodologicamente apropriadas e sugestões para novos estudos.

I.11 - Sobre as resenhas de livros ou de artigos de revista científica de Psicologia, devem referir-se a publicações notórias ou recentes, sendo necessário destacar, na respectiva análise, a relevância para o progresso da Psicologia como ciência, ensino ou profissão. Ademais, ressaltar o valor que a obra resenhada e suas características possam ter para os psicólogos, para profissionais de áreas afins, ou ainda para o público em geral.

I.12 - Para a avaliação do manuscrito, são critérios: a) relevância do tema para a Psicologia, como ciência ou profissão; b) linguagem clara, com revisão gramatical e ortográfica, em função do atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa; c) pertinência da literatura que fundamenta o trabalho; d) respeito ao Código de Ética do Psicólogo; e) conclusões ou considerações gerais coerentes entre si e com os dados analisados.

 

Citações Bibliográficas

 

II. Citações bibliográficas

ll.1-No concernente às citações bibliográficas, é necessário apresentá-las conforme as normas estabelecidas pela APA (American Psychological Association), 6ª Edição, nas quais destaca-se a necessidade de seguir, rigorosamente, ordem alfabética, considerando-se o último sobrenome do autor, tanto no caso de autoria única quanto na múltipla. Esta última deverá vir depois da única. Ambos os casos devem seguir a ordem do mais antigo ao mais recente. Isso não implica em mudar a ordem alfabética já estabelecida para a indicação dos trabalhos. Deverão ser indicadas nas referências, somente aquelas obras cujos autores são inseridos no texto e constar o(s) sobrenome(s) dele(s) e inicial(is) do prenome seguidas do ano da publicação.

ll.2-Nas citadas no corpo do texto devem constar o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) seguido(s) do ano de publicação. A primeira vez que for apresentada a referência de vários autores, em número igual ou inferior a cinco, indicar-se-ão todos eles em seus sobrenomes. Se for mencionada outra vez, usar-se-á a forma abreviada com o sobrenome do primeiro autor seguido por et al. Nas Referências colocadas no final do artigo, deverão constar, no caso de coautoria, os nomes de todos os autores até cinco autores.  Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem estar ativos e prontos para acesso imediato. Nos casos da citação secundária, incluir o vocábulo “in”, a(s) inicial(is) do(s) prenome(s) e o(s) sobrenome(s), a fonte bibliográfica, em itálico, a cidade, dois pontos, a editora e, por fim com os números de páginas.

Seguem exemplos das normas indicadas com especificidade da obra citada e seu autor:

ll.3-Citações

Livros e capítulos de livros e artigos em periódicos:

No caso de citação literal, com até 40 palavras, devem vir no corpo do texto entre aspas, com indicação do sobrenome do autor, data e página.

As citações com mais de 40 palavras devem vir em um novo parágrafo, com espaçamento simples, fonte tamanho 11 e com recuo de 4cm da margem esquerda.

Um único autor:

Tratando-se apenas de um autor, a citação dos livros ou capítulos de livros consultados deve ser feita na seguinte maneira: sobrenome do autor), seguido das iniciais do(s) prenome(s), ano da publicação entre parêntesis. O sobrenome do autor deve ser escrito com a primeira letra em maiúsculo e o restante em minúsculo, mesmo quando dentro dos parênteses.

Malagris (2014) ou (Malagris, 2014)

Dois autores:

Quando houver mais de um autor separar os nomes com “,&” se for entre parênteses. No texto separar com “e”.

Lipp e Malagris (2014) ou (Lipp, & Malagris, 2014)

Citar os dois autores sempre que o artigo for referido.

De Três a cinco autores:

Primeira citação: 

Sena, Vieira e Lyra (2011)

Citações subsequentes:

Sena et al. (2011)

Seis ou mais autores:

Na citação, colocar o 1º sobrenome seguido de at al.

Von Baeyer et al (2014)

Quando o autor é uma entidade com abreviatura:

Na primeira citação:

American Psychological Association (APA, 1994) ou (American Psychological Association [APA], 1994)

Nas citações subsequentes:

APA (1994) OU (APA, 1994)

Citações de dois ou mais trabalhos dentro dos mesmos parênteses:

(Skinner, Edge, Altman, & Sherwood, 2003; Skinner, & Wellborn, 1994; Skinner, & Zimmer-Gembeck, 2016; Vasconcelos, & Nascimento, 2016)

III. Referências

Na formatação das referências devem-se utilizar espaçamento 1,5cm e tamanho de fonte 12. Cada uma das referências deve aparecer como um novo parágrafo, com recuo de 0,5 cm da margem esquerda a partir da segunda linha. Sugere-se a inclusão de referências de artigos já publicados no Boletim, como forma de aumentar o seu fator de impacto.

lll.1 - Livros ou capítulos de livros:

Obras estrangeiras traduzidas:

Acrescentar, à indicação de livros (em itálico), o(s) nome(s) do(s) tradutor(es), seguido(s) da palavra trad., entre parêntesis, da cidade, da editora e também entre parêntesis a data da publicação do livro original. Exemplo:

• Krasner, L., & Ullmam, L.P. (1972) Pesquisa sobre modificação do comportamento (C. M. Bori, trad.) São Paulo: Herder (original publicado em 1965). No texto, citar o ano da publicação original e o da tradução. Exemplo: (Krasner, & Ullmam, 1965/1972)

Quando a obra tem apenas um autor:

• Campos, R.M. de F. (Org) (2002) Helena Antipoff. Textos escolhidos. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Quando a obra tem até 5 autores:

• Maia, E. M. C., & Pérez-Ramos, A. M. Q. (2001) Fortalecimento do Apego entre mãe-adolescente e seu bebê. In: V. A. Angerami-Camon (org.) Novos Rumos na Psicologia da Saúde (pp. 95-120). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Quando o autor da obra é uma entidade com abreviatura:

American Psychological Association. (1994). Publication Manual of the American Psychological Association (4th. Ed.). Washington, DC: Author. xObs.: Usar “Author” no final da referência quando a editora for a mesma da autoria da obra. Referência de obra com organizador:  

• Costa, P.J. (Org.) (2006) Reflexões Psicanalíticas. São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagógica.

2-Artigos em periódicos em formato eletrônico:

Só informar o endereço eletrônico (URL) se o artigo não possuir DOI. Nesse caso, usar a expressão “Retrieved from” ou, quando em português, “Recuperado de” antes de incluir o URL.Exemplo:

Conselho Federal de Psicologia – CFP. (2013). Referências técnicas para a atuação de psicólogas/os em políticas públicas de álcool e outras drogas. Brasília, DF: CFP. Recuperado de http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2014/01/CREPOP_REFERENCIAS_ALCOOL_E_DROGAS_FINAL_10.01.13.pdf

III.3--Artigos em periódicos:

Os procedimentos são os seguintes: sobrenome do(s) autor(es), seguido das iniciais do(s) prenome(s), ano da publicação entre parêntesis; título do artigo; nome do periódico por extenso e volume em itálico, número entre parêntesis, páginas inicial e final. Exemplo:

• Nicaretta, M.N. (2010) A formação da identidade do psicólogo clínico estadunidense e suas repercussões para a Psicologia no Brasil. Boletim Academia Paulista de Psicologia. V. 30 (79) p. 450-461.

Caso o artigo possua DOI (Digital Object Identifier), citar o DOI na referência.

Alfano, C. A., Ginsburg, G. S., & Kingery, J. N. (2007). Sleep-related problems among children and adolescents with anxiety disorders. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 46(2), 224-232. doi: 10.1097/01.chi.0000242233.06011.8e

Artigos com um ou dois autores:

 

Fagundes, A. J. F. M. (1982). Descrição, definição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon.

• Coelho, C., & Pérez-Ramos, A. M. Q. (2008). Abstinência e redução de danos no processo de recuperação dos dependentes de substâncias psicoativas. Boletim Academia Paulista de Psicologia, XXVII(8), 79-86.

Artigos com até cinco autores:

• Sena, T. S., Vieira, C., & Lyra, I. M. (2011). Fase aguda do acidente vascular encefálico na doença falciforme. Revista Baiana de Pediatria, 5(1), 54-55. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-84842007000300013

• Poveda, C. L. E. C., Silva, J. A., Passareli, P., Santos, J., & Linhares, M. B. M. (2010). Instructions for administering the aces Pain Scale: Revised (FPS-R) in languages other than English. Pediatric Pain Sourcebook. Retrieved December 21, 2016, from www.painsourcebook.ca

Artigos com 6 ou mais autores:

Von Baeyer, C. L., Stevens, B. J. S., Chambers, C. T., Craig, K. D., Finley, G. A., Grunau, R. E., … McGrath, P. J. (2014). Training highly qualified health research personnel: The pain in child health consortium. Pain Research and Management, 19(5), 267-274.

lll.4-Teses ou dissertações

Colocar o sobrenome do autor, seguido da inicial do(s) prenome(s), ano da publicação entre parêntesis; título da tese ou da dissertação e a indicar se Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado, em itálico, e os nomes do instituto ou departamento, da universidade, cidade e país onde foi defendido o trabalho, em letra comum. O título da tese ou da dissertação deve ser escrito em itálico.

Exemplo

Moxotó, G. F. A. (2014).  A eficácia do treino de controle do stress para mães de crianças com transtornos do espectro autista (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil).

Tese ou dissertação obtida em uma base de dados institucional, escrever “Recuperado de” e a seguir o endereço eletrônico. Exemplo.

Silva, R., A. (2017). O insight no Transtorno Bipolar: correlações com aspectos clínicos (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil). Recuperado de http://objdig.ufrj.br/52/teses/858682.pdf.

III.4 - Resumos ou trabalhos publicados na íntegra em anais de eventos científicos:

Colocar sobrenome do(s) autor(es) seguido da(s) iniciai(s) do(s) prenome(s); ano de publicação entre parêntesis, título do resumo ou do trabalho apresentado em Itálico ; nome dos Anais e do Congresso e a indicação se é resumo ou trabalho completo, entre parêntesis. Exemplos:

Silva, S.M.O., & Lipp, M.E. N.  (2017). Crenças irracionais como fonte de estresse: desafio para o desempenho de profissionais de recursos humanos. Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, XI.

Castro, I.R.F. (2003) Psicodiagnóstico clínico e perícia criminológica: semelhanças e diferenças. Anais do 1º. Congresso de Psicologia Clínica, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (resumo).

III.5 - Citação de Homepage ou Web Site

No texto, indicar o autor e data da consulta feita por Internet e, nas referências, listá-la com os dados completos, com a indicação do endereço eletrônico e  data em que foi feito o registro.

III.6 - utoria institucional:

Transcrever nas referências o nome da instituição promotora do livro ou do capítulo de livro, a data da emissão entre parêntesis, o nome do artigo ou livro em itálico, o número e a edição entre parêntesis, exceto se for a primeira, depois incluir a cidade e a editora. . No texto, apenas incluir a sigla, da instituição e a data da emissão da obra consultada, entre parênteses. Exemplo: Organização Mundial da Saúde (OMS) (1993) Classificação de transtornos mentais e do comportamento da CID 10. Porto Alegre: Artmedh)

III.7 - Figuras e tabelas:

Estas devem ser limitadas, só utilizadas quando muito necessário. Deverão ser numeradas por ordem de inclusão no texto e inseridas, no lugar em que elas são comentadas. Conter um breve título descritivo, posicionado abaixo nas figuras e acima, nas tabelas. Não usar linhas horizontais para demarcar o cabeçalho. Para evitar cortes nas tabelas e figuras, recomenda-se coloca-las no fim do artigo, para fins de impressão; só depois das referências e no local(is) em que deve(m) ser inserida(s), os seguintes dizeres: colocar aqui ou nas proximidades a tabela nº (...) ou figura nº (...).

 

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2009 Boletim da Academia Paulista de Psicologia

Rua Pelágio Lobo, 107, Perdizes
CEP 05009-020 – São Paulo – SP

academia@appsico.org.br