ISSN 0104-6578 versão impressa
ISSN 1982-2022 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Informações aos autores

Os trabalhos devem obedecer às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), segundo as normas da revista, detalhadas abaixo:

1 - Os artigos em português ou espanhol deverão conter, além do Resumo, Abstract ou Resumen de RESPONSABILIDADE total do autor (até 250 palavras em parágrafo único), bem como palavras-chave (em português/espanhol e inglês, até 5), digitados em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaço 1,5 nas entrelinhas e o mesmo entre parágrafos, com um número de páginas entre 15 e 30, no máximo.

2 - Correções ortográficas são de responsabilidade do autor, que deve submeter o artigo após efetiva revisão ortográfica do mesmo, que deve estar de acordo com as regras da Nova Ortografia Brasileira.

3 - Os textos serão aceitos, quando redigidos na terceira pessoa do singular em formato impessoal.

4 – Artigos derivados de pesquisas com seres humanos deverão apresentar o aceite do Comitê de Ética em Pesquisa (enviado no formato escaneado).

5 - O autor deve enviar uma declaração de que o artigo é inédito, que não foi enviado para nenhum outro periódico, juntamente com o termo de direitos autorais assinado pelos autores. Em caso de aceite, os direitos autorais do artigo serão de propriedade da revista.

6 - O artigo deverá conter folha de rosto, com o título do trabalho, em caixa alta, o(s) nomes(s) do(s) autor(es) com as iniciais maiúsculas e demais minúsculas. Deverá conter nota de como o autor será referido na publicação, contendo como itens obrigatórios a qualificação do autor: Nome, endereço eletrônico, titulação e vinculação institucional do autor.

7 - As fontes de citações, no decorrer do artigo, devem obrigatoriamente seguir as normas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), através do Sistema Autor-Data, conforme alguns exemplos: (OFFE, 1996) ou (OFFE,1996, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (EVANS, 1989a), (EVANS, 1989b).  

8 - As notas de rodapé deverão vir como notas de fim, sendo de natureza substantiva, limitadas ao mínimo indispensável, e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente.  

9 - As referências utilizadas deverão ser apresentadas no final do artigo, seguindo obrigatoriamente as normas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), portanto, listadas em ordem alfabética, observando-se os critérios:


Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.


Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, intervalo da periodicidade da publicação, ano.


Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Local. Número total de folhas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada, ano.


Trabalhos apresentados em congresso: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do trabalho. In: TÍTULO DO CONGRESSO, data e local. Título dos Anais, local: editora, data, p. (intervalo de páginas).


Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico, [Online]. Produtor. Disponibilidade: acesso. Data de acesso.
Solicita-se observar rigorosamente a sequência e a pontuação indicadas.
Quando o artigo tiver certificação, incluir o DOI.

10 – Qualquer tipo de ilustração aplicada ao artigo deve ser acompanhado de seu respectivo cabeçalho e a fonte.

Observações

a. Os trabalhos que não atenderem às diretrizes da revista serão automaticamente rejeitados.
b. Os editores reservam-se o direito de proceder a pequenas modificações nos originais, visando sua adequação aos padrões da publicação. Modificações substanciais serão de responsabilidade dos autores que receberão cópias dos pareceres com as respectivas sugestões.

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todas os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou Formato Rich Text. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.:  http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar. O texto está rigorosamente de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O texto enquadra-se nas áreas de conhecimento elencadas em Foco e escopo na seção Sobre a Revista. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em  Assegurando a Avaliação por Pares Cega. Foi anexada uma folha de rosto com a identificação de como o autor será identificado na revista. O artigo passou por revisão ortográfica e está de acordo com as regras da Nova Ortografia Brasileira.
  • O artigo está redigido na terceira pessoa do singular em formato impessoal.

    Assegurando a Avaliação por Pares Cega

    Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

    • Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
    • Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores]


© 2011 Universidade de Santa Cruz do Sul, Departamento de Ciências Humanas e Departamento de Psicologia
Avenida Independência, 2293
96815-900 - Ciudad Santa Cruz do Sulo RS - Brasil
+ 55-51 3717-7369 2009

barbaroi@unisc.br