ISSN 0006-5943 versão impressa
ISSN 2175-344x versão on-line

INSTRUÇÕES AO AUTORES

Notas para os autores

O BOLETIM DE PSICOLOGIA, revista da Sociedade de Psicologia de São Paulo, publica artigos originais, trabalhos de pesquisa, resenhas bibliográficas, textos de resumos de conferências, correspondência de caráter científico, notícias de ordem geral que sejam de interesse para os associados.

As colaborações, encaminhadas ao secretário de publicações, deverão obedecer às “Normas para Apresentação de Trabalhos”. Serão examinadas pela Comissão Editorial que, fundamentada no parecer circunstanciado de dois assessores (ou três, quando houver divergência nos dois primeiros) e na ordenação das notas de conteúdo e impacto de publicação, decidirá pela conveniência, ou não, de sua publicação, comunicando a decisão ao interessado. Caberá ao autor a responsabilidade pela última revisão do texto. A Comissão, a título de sugestão, poderá informar ao autor as modificações requeridas pelos assessores em seus pareceres. Sendo aceitas e incorporadas, poderá o autor voltar a submeter seu trabalho à
apreciação para o próximo número. Os originais de trabalhos recusados não serão devolvidos.

De conformidade com as normas de imprensa, a responsabilidade por conceitos ou
opiniões emitidos em artigos assinados cabe inteiramente ao autor. Dúvidas a respeito da apresentação
do trabalho científico, estilos de redação, organização de tabelas, quadros, figuras, etc.,
podem ser resolvidas consultando-se o Manual da APA: Publication Manual of the American
Psychological Association, APA, Washington, 4th edition, 1994.

 

Normas para apresentação dos trabalhos

A fim de uniformizar a apresentação e de atender às exigências relativas à impressão gráfica, solicita-se aos colaboradores que obedeçam rigorosamente as normas aqui estabelecidas. As colaborações em desacordo com essas normas serão devolvidas ao autor para as devidas correções.

Os trabalhos devem ser enviados acompanhados de uma carta de concordância com as normas do Boletim de Psicologia, conforme modelo apresentado, depois das normas de redação dos trabalhos.

 

Redação do trabalho

O BOLETIM DE PSICOLOGIA aceitará para publicação artigos em português e, eventualmente, em inglês, alemão, francês, italiano ou espanhol, desde que considerados de excepcional valor pela Comissão Editorial. Nesse caso, o BOLETIM DE PSICOLOGIA se reserva o direito de, com a anuência do autor, optar pela tradução do trabalho ou publicação na língua original.

Os trabalhos deverão ser apresentados em disquetes de 3 ½”, digitados em um processador de texto como o MS-Word, padrão IBM-PC ou Macintosh, e acompanhados de impressão em três vias. Não deverão exceder os 40.000 toques. Somente em casos excepcionais, a critério da Comissão Editorial, serão aceitos trabalhos mais extensos.

O artigo deverá ser apresentado com uma folha de rosto, onde deverão constar:

Título do artigo. Nome(s) do(s) autor(es). Filiação ou Vínculo Institucional. Endereço Completo para Correspondência, incluindo CEP. Telefone, Fax, e-mail.

A primeira página do artigo deve conter o título do artigo, mas não deve apresentar o nome do autor, nem outros dados de identificação, uma vez que vai ser enviado para que seja emitido parecer pelos assessores.

Só será aceita nota de rodapé na 1ª página e para atribuição de créditos.

Todo artigo deverá ser acompanhado dos respectivos resumos, em português e inglês - 150 palavras no máximo - dando uma idéia completa do trabalho (objetivos, método, resultados e conclusões) e das principais conclusões do estudo. Tais resumos, com os respectivos títulos, deverão ser digitados antes do texto. A última linha do Resumo/Abstract deve conter os Descritores/Index terms ou Palavras-chave/Key words. O Abstract deve ser precedido do título em inglês.

Quando se tratar de relato de pesquisa ou experimento, o artigo deve obedecer a seguinte organização: introdução, método (sujeitos, material e procedimento), análise e comentário dos resultados e discussão, a qual deve terminar com as conclusões. Em se tratando de outros tipos de trabalho (revisão de literatura, artigos teóricos, comentários científicos) o autor tem a liberdade de organizar o conteúdo da maneira que lhe parecer mais adequada.

 

Referências bibliográficas

O trabalho deve terminar com a relação de todos os livros e artigos citados, apresentados em ordem rigorosamente alfabética, tomando-se por base o último sobrenome do primeiro autor para efeito de ordenação. Na apresentação das referências manter a margem da segunda linha em diante, sob a terceira letra da entrada. A citação dos livros consultados deve ser apresentada da seguinte maneira: sobrenome do(s) autor(es), seguido das iniciais do(s) prenome(s); ano da publicação entre parênteses; título do livro em itálico; número da edição, caso não seja a primeira; local da publicação (cidade); editora. Ex.:

Kovács, M.J. (1992). Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo.

No caso de livros traduzidos acrescentar o nome do tradutor, seguido de "trad.", após o título do livro e depois da editora a indicação "(original publicado em ...)" com o ano do original. Ex.:

Krasner, L. & Ullmann, L.P. (1972). Pesquisas sobre modificação de comportamento. (C. M. Bori, trad.) São Paulo: Herder. (original publicado em 1965).

Em caso de capítulo de livro: sobrenome do(s) autor(es) do capítulo, seguido das iniciais do(s) prenome(s); ano da publicação entre parênteses; título do capítulo; a palavra “In:”; iniciais do(s) prenome(s) seguidas do sobrenome do autor, editor ou organizador do livro; a indicação de (Org.) ou (Ed.) conforme o caso entre parênteses; título do livro em itálico; páginas inicial e final entre parênteses; número da edição, caso não seja a primeira; local da publicação (cidade); editora. Ex.:

Safra, G. (1987). A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - WISC. In: M. Ancona- Lopez (Org.), Avaliação da Inteligência. (Vol. 2, pp. 106-134). São Paulo: EPU.

No caso de artigos em periódicos: sobrenome do(s) autor(es), seguido das iniciais do(s) prenome(s); ano da publicação entre parênteses; título do artigo; nome do periódico por extenso, em itálico; volume, em itálico; número; páginas inicial e final. Ex:

Romaro, R. A. & Loureiro, S.R. (1997). Distúrbios de personalidade borderline - comparação em dois momentos de avaliação, através da Técnica de Rorschach. Boletim de Psicologia, 47, 106, 73-89.

No caso de Dissertações ou Teses: sobrenome do autor, seguido das iniciais do(s) prenome (s); ano da publicação entre parênteses; título da Dissertação ou Tese, em itálico; Indicação de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado; Universidade onde foi apresentada; cidade. Ex.:

Amiralian, M. L. T. M. (1992). Compreendendo o cego através do procedimento de desenhoestórias: uma abordagem psicanalítica da cegueira na organização da personalidade. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo.

No caso de resumos ou trabalhos publicados em Anais de Congressos: sobrenome do(s) autor(es), seguido das iniciais do(s) prenome(s); ano da publicação entre parênteses; título do resumo ou artigo; título dos Anais e do Congresso, em itálico; cidade; volume; páginas inicial e final. Ex.:

Capovilla, F.C.; Macedo, E.C. & Feitosa, M.D. (1993). IBV: Programa para aprendizagem de sistemas simbólicos de comunicação alternativa via imagens naturais e voz digitalizada. Resumos do II Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 12.

 

Ilustrações

Tabelas devem ser um complemento e não uma duplicata do texto. Deverão ser numeradas em ordem de aparição no texto e inseridas em seu lugar no texto, com a legenda posicionada acima da tabela, contendo um breve título descritivo. Usar linhas horizontais para marcar a linha do cabeçalho e a base. Linhas verticais não são usadas entre as colunas.

Figuras ou qualquer outra ilustração deverão ser apresentadas no corpo do texto, juntamente com os correspondentes títulos e legendas. Os títulos são colocados abaixo das figuras.

Devido à elevação dos custos de editoração e de gráfica, o uso de ilustrações deve ser parcimonioso, evitando-se repetição ou redundância de dados.

 

Modelo de carta de autorização para publicação

MODELO DE CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

À Comissão Editorial do Boletim de Psicologia

Título do artigo:_______________________________________________________________________

Nome(s) do(s) autor(es):________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

O(s) autor(es) do presente trabalho se compromete(m) a cumprir as seguintes normas:

1) Todos os autores relacionados acima participaram do trabalho e responsabilizam-se
publicamente por ele.

2) Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram para publicação
no Boletim de Psicologia.

3) Este trabalho, ou outro substancialmente semelhante em conteúdo, não foi
publicado, nem está sendo submetido a outro periódico ou foi publicado
como parte de livro.

4) O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo ao Boletim
de Psicologia e a reprodução total ou parcial do mesmo em outras publicações
requer a autorização por escrito da Diretoria da Sociedade de Psicologia de
São Paulo, responsável pelo Boletim de Psicologia.

________________________________________________________/_________/________
Local/Data

__________________________________________________________________________
Assinatura do(s) autor(es)

__________________________________________________________________________
Assinatura do(s) autor(es)

 

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2006 Associação de Psicologia de São Paulo

Av. Profº Mello de Moraes, 1721
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel.: +55 11 3091-1645
Site: http://www.psicologiasp.org.br


sociedade.psicologia@ig.com.br