ISSN  1984-2147

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Foco e Escopo

No campo da Saúde Coletiva, a área da saúde mental e atenção psicossocial (SMAPS) destaca-se por sua pujança acadêmica, seu peso político e seu caráter intersetorial. A revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental / Brazilian Journal of Mental Health é uma publicação que se coaduna com estas características. Vincula-se ao Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde/ Saúde mental – GPPS, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, onde se localiza sua editoria científica e efetiva-se em colaboração com outras universidades federais, representadas por seu Conselho Editorial nacional e outras instituições de ensino e pesquisa, representadas em seu Conselho Editorial internacional. A revista é editada em colaboração com a Associação Brasileira de Saúde Mental, entidade representativa do campo da saúde mental no país. Publica artigos em diversas modalidades voltadas para a disseminação do conhecimento em Saúde Coletiva aplicado à SMAPS, favorecendo desta forma o escoamento de uma pordução de conhecimento profícua, e veicula informações importantes no panorama da Saúde Coletiva e da construção continuada do Sistema Único de Saúde no país.

 

MISSÃO

Trata-se de um periódico eletrônico, que visa utilizar o sistema SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas Científicas), cuja missão é promover o intercâmbio necessário à afirmação da interdisciplinaridade da saúde mental, conforme demandado pela Política Nacional de Saúde Mental, no contexto da construção do SUS. O foco é a publicação de trabalhos científicos que utilizem metodologias diversas em investigações aplicadas à área da saúde mental.

 

OBJETIVOS

O objetivo geral é a publicação regular, trimestral, da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental / Brazilian Journal of Mental Health, contribuindo para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde e para o avanço do conhecimento sobre saúde mental e atenção psicossocial no âmbito dos campos técnico e acadêmico.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA REVISTA

1. Publicar artigos originais, com elevado mérito científico, que contribuam ao conhecimento em saúde mental e Atenção Psicossocial;

2. Divulgar o conhecimento produzido em Saúde Mental no âmbito da Saúde Coletiva; 

3. Publicar artigos de revisão, relatos de experiências profissionais e em serviços, ensaios críticos e resenhas referentes a assuntos vinculados ao campo da saúde mental;

4. Fomentar ações interinstitucionais através da participação de acadêmicos vinculados a diferentes instituições de ensino superior no corpo editorial da revista.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A revista adota o processo de avaliação por pares, sendo utilizado o tipo blind review (duplo cego). Neste caso envia-se o manuscrito a pelo menos dois avaliadores, de instituições diferentes das dos autores.

Todos os manuscritos submetidos são avaliados preliminarmente pela editoria executiva quanto à adequação às normas adotadas, e aos documentos "instruções aos autores" e "políticas para autores". Em seguida são enviados para dois avaliadores, que emitirão seus pareceres com base em critérios vinculados à originalidade, adequação a escopo e foco da revista, relevância do trabalho e qualidade acadêmica, propondo aprovação, aprovação com correções ou recusa de publicação do manuscrito na revista. Todos os avaliadores são doutores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Os pareceres são deliberados em caráter final por pelo menos um membro do Conselho Editorial. A revisão técnica dos textos e a padronização ao estilo da revista finalizam o processo de avaliação. O anonimato de autores e avaliadores será garantido durante todo o processo de julgamento. O tempo padrão para conclusão de uma avaliação é previsto para duração média de seis meses.

Os editores de Cadernos Brasileiros de Saúde Mental / Brazilian Journal of Mental Health estão comprometidos com a meta de atingir a periodicidade quadrimestral.

Poderão ser editados números especiais (Suplementos), tanto em razão de possíveis demandas em termos do volume de artigos aprovados ou por temas relevantes e específicos de interesse para a área, a critério do Conselho Editorial. Os Suplementos serão coordenados por, no mínimo, três membros do Conselho Editorial, sendo um destes o Editor Científico e os demais editores convidados. Todos os artigos submetidos no âmbito do suplemento serão avaliados com os mesmos critérios estabelecidos para avaliação de artigos em números não especiais. Caberá ao Editor Científico do Suplemento a decisão final sobre a publicação dos artigos.

Os autores de artigos aprovados para publicação deverão assinar termo de cedência dos direitos autorais do manuscrito à Revista, não sendo permitido, exceto em casos excepcionais (Ex.: reprodução de textos históricos) e de acordo com os editores da Revista, publicação ou reprodução do mesmo em outros periódicos. Não são aceitos como manuscritos publicáveis a simples tradução de artigos publicados em outras línguas e revistas.

A Revista adota a licença Creative Commons 2.5.

 

Periodicidade

A revista é formada por artigos científicos com periodicidade trimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O público primário é composto por pesquisadores, professores e estudantes que desenvolvem estudos e pesquisas sobre temas voltados as áreas temáticas da Revista.

 

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health?
ACESSO

Não tem login/senha?
ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

CATEGORIAS DE ARTIGOS

  • Artigos originais: produtos de pesquisa empírica que não tenham sido apresentados concomitantemente a outro meio de divulgação científica (máximo de 8.000 palavras e 5 ilustrações).
  • Ensaios Teóricos: análises conceituais, que tragam novas perspectivas ou interfaces (máximo de 6.000 palavras e 5 ilustrações).
  • Revisões: revisões de literatura – revisões de livros, artigos, teses, etc. (máximo de 5.000 palavras e 5 ilustrações).
  • Relato de experiência profissional ou de serviços: descrições de experiências acadêmicas, assistenciais e de extensão (máximo de 4.000 palavras).
  • Debate: referem-se a artigo teórico, constando de manuscritos de autores de diferentes instituições, admitindo-se respostas do autor (máximo de 4.000 palavras e 5 ilustrações).
  • Fórum: publicação de 02 a 04 artigos de autores diferentes articulados entre si, em tema de interesse (máximo de 10.000 palavras).

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Será adotada a norma "ABNT" para apresentação dos artigos científicos, incluindo suas regras para referências bibliográficas. As normas ABNT estão disponíveis em http://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/

Os manuscritos devem ser submetidos em arquivo formato "doc" ou "docx", letra Arial tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com margens de 2,0 cm para todos os lados, páginas numeradas no canto inferior direito de cada página.

Página inicial do manuscrito
  • Título centralizado no idioma original (Português, Espanhol, Francês ou Inglês), em negrito, em letras maiúsculas, tamanho 12. Deve ser sintético e conciso, retratando os aspectos mais relevantes do conteúdo do manuscrito;
  • Versão do título em inglês centralizado, em itálico, letras maiúsculas e minúsculas, tamanho 11, imediatamente abaixo do título principal;
  • RESUMO - em português, com no máximo 250 palavras, seguido de no máximo cinco palavras-chave;
  • ABSTRACT – em inglês, com no máximo 250 palavras, seguido de no máximo cinco keywords.
OBSERVAÇÃO: A página inicial do manuscrito e as demais páginas NÃO devem conter informações de nomes e filiação do(s) autor(es). O arquivo enviado deve estar anônimo, para fins de avaliação pelos pareceristas da revista. Todas as informações de autoria (nome, filiação, e-mail, etc) devem ser cadastradas durante a submissão do manuscrito. Consulte o link "Submissão passo a passo" para informações.

Texto

  • Em caso de Artigos baseados em pesquisas sugere-se estruturá-los em: "Introdução", "Objetivos", "Percurso Metodológico", "Resultados", "Discussão", "Limitações do Estudo", "Considerações Finais", "Referencias bibliográficas".
  • Para as demais categorias de artigo, admite-se maior liberdade de variação de estrutura, respeitando-se o estilo de redação empregado pelos autores;
  • Os itens principais da estrutura do manuscrito deverão ter seus títulos em letras maiúsculas e em negrito.
  • Os sub-itens deverão ser destacados em negrito, com a primeira letra da palavra inicial maiúscula e o restante em letras minúsculas.
  • A colaboração individual dos manuscritos com mais de um autor deve ser especificada já no processo de submissão, obedecendo às deliberações do International Committee of Medical Journal Editors, disponíveis em www.icmje.org.
  • São permitidos agradecimentos às instituições, agências de fomento e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não se enquadrem nos critérios de autoria referidos no item anterior.
  • Os "Agradecimentos", se pertinentes, devem constar entre os itens "Considerações Finais" e "Referências Bibliográficas".
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – Seguem as normas de estilo ABNT. Acesse http://portalbu.ufsc.br/normalizacao-de-trabalhos-2/
  • ILUSTRAÇÕES, GRÁFICOS E TABELAS – devem, a princípio, ser colocadas no corpo do texto, seguindo-se à sua citação. Aceita-se a colocação ao final do artigo, caso o autor assim prefira por motivo estilístico. Não há normas específicas para a configuração de ilustrações, gráficos e tabelas. Entretanto, solicita-se ao(s) autor(es) o cuidado quanto a qualidade gráfica destes elementos para garantir a legibilidade do texto.
  • Apesar da estrutura básica adotada pela CBSM, será respeitado o estilo de redação de cada autor, desde que contemple essencialmente os itens anteriormente mencionados.
  • Os manuscritos enviados devem ser redigidos obedecendo-se as normas gramaticais e ortográficas do idioma de origem (Português, Inglês, Espanhol ou Francês).

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo encontra-se devidamente formatado, de acordo com as diretrizes da revista.
  2. O artigo enviado é inédito e não foi submetido a nenhuma outra revista científica.
  3. Todos os autores participaram da elaboração do artigo.
  4. O artigo reflete a temática de escopo da revista. Saúde Coletiva/Saúde Mental.

 

Declaração de Direito Autoral

Sendo o artigo aprovado para publicação, os autores deverão assinar termo de cedência dos direitos autorais do manuscrito à Revista, através do qual o autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista - CBSM.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Equipe editorial]


© 2017 Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/CBSM

Assistência Editorial UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Saúde Pública - SPB
Centro de Ciências da Saúde - CCS
CEP 88040 - 970
Florianópolis -SC - Brasil
Telefone: (48) 3721-9388
Fax: (48) 3721-9388
E-mail: cbsm.abrasme@gmail.com

http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm