ISSN 2594-9985 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Linha editorial

Os trabalhos deverão ser redigidos em inglês em função do objetivo da Revista de Etologia alcançar uma maior difusão.

Os trabalhos serão encaminhados, pela Current Ethology, a consultores ad hoc, sendo também apreciados pela Comissão Editorial. Se necessário, serão devolvidos aos autores para reformulação.

A revista Current Ethology tem por objetivo publicar artigos de pesquisa, artigos teóricos e revisões críticas da literatura, comunicações breves e resenhas sobre comportamento animal, inclusive sobre o comportamento humano. Os trabalhos podem ser descritivos ou experimentais, versar sobre temas básicos ou aplicados, e terem sido realizados no laboratório, em condições de cativeiro ou no campo. A revista Current Ethology possui as seguintes grandes áreas: Etologia Aplicada, Comportamento Aplicado a Conservação, Neuroetologia, Ecologia comportamental, Psicologia evolucionista, Evolução do comportamento, Cognição animal, Teorias do Comportamento, Notas científicas, Resenhas de Livros, Cartas dos Leitores.

Encaminhamento dos trabalhos

Os manuscritos deverão ser encaminhados à Current Ethology através de sistema online (Sistema SciELO de Publicação http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/reto/index). Artigos plenos, salvo casos excepcionais, terão no máximo 87.500 caracteres (35 páginas), notas científicas e resenhas de livros no máximo 3.600 caracteres (02 páginas). Em todos os casos, será usado o tipo Times New Roman corpo 12, espaçamento 1,5 com 35 linhas por página, mantendo margens de 3 cm. Uma carta não pode ter mais de 1800 caracteres . Artigos maiores só excepcionalmente serão aprovados.

Na carta de acompanhamento dos manuscritos, deverá constar o nome completo dos autores, o endereço completo para correspondência, incluindo o e-mail e uma indicação da grande área na qual pertence o artigo, além de uma indicação de cinco nomes como possíveis revisores. Trabalhos que envolvam questões éticas na manipulação dos animais deverão indicar como estas questões foram resolvidas, na seção de método do texto.

Os trabalhos serão encaminhados, pela Revista de Etologia , a consultores ad hoc, sendo também apreciados pela Comissão Editorial. Se necessário, serão devolvidos aos autores para reformulação.

Procedimentos da Comissão Editorial

Os manuscritos deverão serão encaminhados ao Editor Geral da revista de acordo com as condições abaixo descritas. Os manuscritos são pré-avaliados quanto à sua inserção nas grandes áreas da Revista de Etologia e, em seguida, encaminhados ao editor associado, responsável pela escolha de consultores ad hoc, pesquisadores reconhecidos na área do trabalho a ser avaliado, para emitirem um parecer escrito no qual indicam se aprovam o manuscrito para publicação, se o aprovam condicionalmente a modificações e revisões por parte dos autores ou se o rejeitam. Os pareceres incluem normalmente sugestões e recomendações para a melhoria do manuscrito.

A decisão acerca da publicação ou não do manuscrito, se baseia nas colocações dos consultores ad hoc, do editor associado da área e do editor chefe.

Apresentação dos manuscritos

A Revista de Etologia adota as normas de publicação da American Psychological Association (2001).

O trabalho deve obedecer à seguinte sequencia: (1) Folha de rosto, com título do artigo, nome completo dos autores, instituição a que estão vinculados, indicação do autor a quem deverá ser enviada correspondência e seu endereço institucional (incluindo o endereço eletrônico quando houver), sugestão de um título abreviado para o cabeçalho; em nota de pé de página: origem do trabalho (se já apresentado em evento, se derivado de tese, etc.), apoio financeiro, agradecimentos; (2) resumo em português ou espanhol, de aproximadamente 850 caracteres (150 palavras), com descritores ou palavras-chaves (até o máximo de sete); (3) resumo em inglês (de mesma extensão que o resumo em português ou espanhol) com descritores ou palavras-chaves (no máximo sete), (4) texto; referências bibliográficas dos trabalhos citados no texto; e, eventualmente, tabelas e figuras. As figuras (fotos em particular), que devem ser mantidas em número mínimo, terão o seu ponto de inserção aproximado indicado no texto do trabalho.

As tabelas, cada uma numa página, devem ser elaboradas de maneira a serem as mais simples possíveis e de maneira a serem compreensíveis sem referência ao texto, através de uma legenda colocada na sua parte superior. As figuras, com sua legenda colocada na parte inferior, também devem ser compreensíveis sem que seja necessário recorrer ao texto.

Quer sejam gráficos, desenhos ou fotografias, as imagens devem ser apresentadas em separado do texto do artigo, em cópia de excelente qualidade gráfica. Devem ser preparadas levando-se em conta que sofrerão redução. Fotografias e desenhos poderão ser apresentados sob forma de cromos ou versões digitalizadas em alta resolução.

Os gráficos deverão ser encaminhados sob forma de arquivo JPEG ou TIFF em resolução de 300dpi ou superior.

 

Citações no texto

Citação de autores no texto

Deve ser apresentado o sobrenome dos autores seguido do ano da publicação. Em citações com dois autores, os sobrenomes citados entre parênteses devem ser ligados por "&"; os sobrenomes citados no texto devem ser ligados por "e". Exemplo: Diego e Ferrari (1998) ou (Diego & Ferrari, 1998). Em artigos, Diego and Ferrari (1998). Em citações com três autores, deve ser seguido o padrão: Diego, Ferrari & Morroni (1999) ou, em citações entre parêntesis: (Diego, Ferrari & Morroni, 1999).

No caso de citações com mais que três autores, cita-se sempre o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão "et al.".Em citações de vários autores a partir de uma mesma idéia ou resultado, deve-se obedecer à ordem alfabética de seus sobrenomes. Ex.: (Gallup, 1977; Povinelli, 1993, 1996).

No caso de citações de autores com mesmo sobrenome, indicam-se as iniciais dos prenomes abreviados. Ex.: (M. M. Oliveira, 1983; V. M. Oliveira, 1984).

No caso de trabalhos de um mesmo autor, com diferentes datas de publicação, citam-se o sobrenome do autor e os anos de publicação em ordem cronológica. Ex.: (Galef, 1985, 1986, 1989) ou Galef (1985, 1986, 1989).

Em citações de trabalhos com mesma data de publicação e mesmo autor, deve-se acrescentar letras minúsculas após o ano da publicação. Ex.: (Nelson, 1992a, 1992b) ou Nelson (1992a, 1992b).

Trabalhos cujo autor é uma entidade coletiva, devem ser citados pelo nome da entidade por extenso, seguido do ano de publicação. Ex.: (American Psychological Association, 1994) ou American Psychological Association (1994).

Normas editoriais

Citação de informações obtidas através de comunicação pessoal. Acrescenta-se, entre parênteses, "comunicação pessoal" e a data, após a citação. Ex.: K. Strier (comunicação pessoal, 26 de julho de 1999). Em artigos em inglês: "personal communication".

Citação de Homepage ou Web Site

Cita-se o endereço eletrônico de preferência entre parênteses após a informação. Ex.: (www.apa.org). Não é necessário listá-lo na relação de Referências no final do texto.

Citação de obras antigas e reeditadas

Citar a data da publicação original seguida da data da edição consultada. Ex.: Darwin (1859/1979) ou (Darwin, 1859/1979).

Citação textual

No caso de transcrição literal de um texto, esta deve ser delimitada por aspas, seguida do sobrenome do autor, data e página citada. Ex.: "a imitação facial madura surge, em crianças, ao mesmo tempo em que surge o autoreconhecimento" (Mitchell, 1997, p. 32). Em citação de trecho com 40 ou mais palavras, esta deve ser apresentada em parágrafo próprio sem aspas duplas, iniciando com a linha avançada (equivalente a cinco toques de máquina) e terminando com a margem direita sem recuo.

Citação indireta

Na citação indireta (citação de trabalho a partir de fonte secundária), utiliza-se apud. Ex.: Bristowe (1941, apud Costa, 1998). (Nas referências mencionar apenas a obra consultada, no caso: Costa, 1998).

Citação de trabalhos em vias de publicação

Cita-se o sobrenome dos autores seguido da expressão "in press" entre parêntesis. Ex.: Nogueira-Neto (in press) ou (Nogueira-Neto, in press).

Referências

Devem ser apresentadas no final do texto. A disposição deve ser em ordem alfabética do último sobrenome do autor e constituir uma lista encabeçada pelo título Referências. Em inglês: References. No caso de mais de uma obra de um mesmo autor, as referências deverão ser dispostas em ordem cronológica de publicação.

Livros

Altmann, J. (1980). Baboon mothers and infants. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Livro com indicação da edição

Danna, M. F., & Matos, M. A. (1999). Ensinando observação: Uma introdução (4a ed.). São Paulo: EDICON.

Livro traduzido

Lorenz, K. (1995). Os fundamentos da etologia (P. Cruz & C. C. Alberts, trads.). São Paulo: UNESP.
*Em artigos em inglês: "trans.".

Livro com indicação de volumes

Carterette, E. C., & Friedman, M. P. (Eds.). (1974-1978). Handbook of perception (Vols. 1-10). New York: Academic Press.

Capítulo de livro

Tomanari, G. A. Y. (2001). Conceitos e práticas em análise do comportamento. Em H. J. Guilhard, M. B. B. P. Madi, P. B. Queiroz, & M. C. Scoz (Orgs.), Sobre comportamento e cognição (pp. 120-125). Santo André, SP: ESETec.


Em artigos em inglês: "in". Em livros em inglês: "Ed." ou "Eds.". Exs.: Heilman, K. M. (1995). Attention asymmetries. In R. J. Davidson & K. Hugdahl (Eds.), Brain asymmetry.
Chap.4: Attention and learning (pp. 217-234). Cambridge, MA: The MIT Press.


Dawkins, M. S. (1989). The future of ethology: How many legs are standing on?. In P. P. G. Bateson & P.


H. Klopfer (Eds.), Perspectives in ethology (Vol. 8, pp. 47-54). New York: Plenum Press.

Tese ou dissertação não publicadas

Freitas, E. G. F. (1999). Investimento reprodutivo e crescimento em machos de tilápia-do Nilo. Tese de doutorado, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP.


Cunha, S. S. da (1992). Efeitos de experiência passada na construção da teia da aranha Argiope argentata. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Trabalho publicado em anais de congresso

Deputte, B. (1997). Social ontogeny in primates. Em C. Ades (Org.), Anais do XV Encontro Anual de Etologia (pp. 9-23). São Paulo: Sociedade Brasileira de Etologia.

Resumo de trabalho apresentado em congresso

Mendes, F. D. C., Martins, L B. R., Pereira, J. A., & Marquezan, R. F. (1999). Comportamento de manipulação e pesca em Cebus apella libidinosus no zoológico de Goiânia. Em Livro de Resumos. IX Congresso Brasileiro de Primatologia(p. 43). Santa Teresa, ES: Sociedade Brasileira de Primatologia.

Artigo em periódico científico

West, M. J., King, A. P., & Freeberg, T. M. (1998). Dual signaling during mating in brown-headed cowbirds (Molothrus ater). Ethology, 104, 250-267.
Indica-se o número da revista entre parêntesis, caso a paginação seja reiniciada a cada número (e não a cada volume).

Ex.:
Bueno, J. L. O. (1997). O imaginário animal. Psicologia USP, 8(2), 165-180.

Documentos extraídos de fontes eletrônicas

Resumo

Branco, J. O., & Masunari, S. (2000). Ecologia reprodutiva de Callinectes danae Smith, 1869 na Lagoa da Conceição, Ilha de Santa Catarina, Brasil [Resumo]. Revista Brasileira de Biologia, 60 (1). Recuperado em 29 dez. 2000, da SciELO (Scientific Electronic Library OnLine): http://www.scielo.br Artigo (texto completo).
Whitehead, H. (1999). Testing association patterns of social animals. Animal Behaviour, 57(6). Recuperado em 5 mar. 2000, do ProBE (Programa Biblioteca Eletrônica): http://www.usp.br/sibi.

Direitos Autorais

Os direitos autorais de todos os artigos publicados pertencemà Revista de Etologia . A reprodução total dos artigos em outras publicações requer autorização por escrito da Comissão Editorial da revista.

Assinaturas/Intercâmbio

A revista é publicada apenas online.

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2016 Current Ethology

Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Biológicas
Rodovia Jorge Amado, km 16, Salobrinho
CEP:45662900 - Ilhéus, BA


secretaria@etologiabrasil.org.br