ISSN 2317-2509

INSTRUaNES AOS AUTORES

Normas Para Publicação e Política Editorial
Linha Editorial
Diretrizes de Avaliação
Diretrizes Para Autores
Apresentação de Originais
Organização Para Apresentação dos Trabalhos
Citações
Referências

 

Normas Para Publicação e Política Editorial

 

Clínica & Cultura possui periodicidade semestral e adota as Normas de Publicação da APA: Publication Manual of the American Psychological Association (7ª edição, 2019), no que diz respeito ao estilo de apresentação do manuscrito e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico. A cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando pertinente, deve ser encaminhada na submissão do manuscrito. Sem esta cópia o manuscrito não iniciará o processo editorial. A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA. Os manuscritos devem ser redigidos em português, inglês, francês ou espanhol

Para exemplos de seções do manuscrito (em inglês), sugere- se Psychology With Style: A Hypertext Writing Guide (for the 7th edition of the APA Manual).

Clínica & Cultura publica também, eventualmente, dossiês e edições especiais sobre temas de grande relevância clínica, cultural e acadêmica.

Os textos recebidos serão inicialmente apreciados pela Comissão Editorial. Se estiverem de acordo com as normas para publicação e forem considerados como potencialmente publicáveis por Clínica & Cultura, serão encaminhados a pelo menos dois consultores ad hoc para emissão de parecer.

Os pareceres dos consultores comportam quatro possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com pequenas reformulações; c) aceitação com reformulações significativas; d) recusa integral. Os autores serão notificados em qualquer um desses casos.

Caso o resultado da avaliação indique a necessidade de reformulações, o texto será devolvido ao autor, que deve realizar todas as alterações no período indicado pela equipe editorial.

O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores.

A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre da Comissão Editorial Executiva.

A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista, a qual terá exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores.

Os autores devem providenciar a revisão ortográfica e gramatical dos textos aprovados, a ser realizada preferencialmente por profissional habilitado. Clínica & Cultura não se responsabiliza pela revisão dos manuscritos, mas pode se recusar a publicar artigos cuja redação ou ortografia apresente problemas.

 

Linha Editorial

 

Clínica & Cultura tem por finalidade promover a investigação, o debate e a divulgação científica em torno das relações entre indivíduo e sociedade com base em uma abordagem clínica que, recorrendo a diferentes perspectivas teóricas, enfoque aspectos singulares do impacto sobre os sujeitos da sua inserção em determinado contexto sócio-histórico-cultural. Neste sentido, incentiva a submissão de artigos que tratem de temas atuais – tais como sexualidade, violência, consumo, relações de parentesco e identidade – com foco em suas dimensões psicopatológica, cognitiva, comportamental ou subjetiva, considerando tanto experiências individuais quanto processos grupais, bem como a discussão ética, teórica ou metodológica em torno das diferentes formas de psicoterapia com vistas à exploração de suas possibilidades no enfrentamento dos desafios da atualidade. Clínica & Cultura aceita preferencialmente estudos teóricos, ensaios e relatos de pesquisas empíricas que se apoiem no conhecimento da psicologia e da psicanálise, bem como trabalhos que, a partir de um desses campos busquem articulações com o pensamento filosófico e com outras disciplinas científicas, especialmente as ciências humanas e sociais.

 

Diretrizes de Avaliação

 

Diretrizes de avaliação:

Clínica & Cultura avaliará os artigos submetidos mediante os seguintes diretrizes:

- O objeto do trabalho, os fundamentos teóricos, método de investigação e resultados devem estar claramente discriminados e serem apresentados de forma objetiva.

- A bibliografia utilizada deve ser atual e coerente com a perspectiva apresentada;

- O texto deve zelar pela clareza e objetividade das ideias apresentadas, assim como pelo uso correto da língua;

- O texto deve respeitar as normas técnicas e diretrizes estabelecidas nas diretrizes para autores.

 

 

Diretrizes Para Autores

 

Diretrizes para autores:

Os autores devem submeter seus trabalhos unicamente pelo site de Clínica & Cultura no sistema SEER:

https://seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/index

No processo de submissão, os autores devem declarar que seus manuscritos são inéditos e que não estão submetidos à avaliação em outro periódico, assim como devem concordar com a cessão de direitos autorais.

Os textos devem ser submetidos para uma das seguintes seções:

Estudos teóricos & ensaios: análises de temas e questões pertinentes ao foco e escopo da revista, fundamentados teoricamente. (corpo do texto com 15 a 20 páginas, ou 25.000 a 35.000 caracteres com espaço).

Relatos de pesquisa: investigações pertinentes ao foco e escopo da revista, baseadas em dados empíricos, recorrendo à metodologias quantitativas e/ou qualitativas. (corpo do texto com 15 a 20 páginas, ou 25.000 a 35.000 caracteres com espaço).

Resenhas: resenhas críticas de textos relativos ao debate foco e escopo da revista, nas quais se destaque a relevância do trabalho resenhado ao campo. (corpo do texto com 3 a 5 páginas, ou 5.000 a 9.000 caracteres com espaço).

Debates: comentários complementares e réplicas a textos publicados em números anteriores da revista. (corpo do texto com 15 a 20 páginas, ou 25.000 a 35.000 caracteres com espaço).

Documentos: textos clássicos, entrevistas, comentários e intervenções em discussões correntes, selecionados a critério da comissão e do conselho editorial.

É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de submissão.

Todo o processo de editoração pode ser acompanhado pelos autores, pelo sistema SEER.

Antes de publicar os originais, o Editor enviará uma prova para a última leitura dos autores. Esta leitura deverá ser feita em três dias úteis e devolvida à Revista. Caso os autores não devolvam indicando correções, o texto será publicado conforme a prova.

 

 

Apresentação de Originais

 

Apresentação de originais:

Os textos originais deverão ser submetidos eletronicamente pelo sistema SEER https://seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/index, do seguinte modo:

a. nos formatos Word, OpenOffice ou RTF, com:

b. fonte Times New Roman, tamanho 12;

c. não excedendo o número de páginas apropriado categoria em que o trabalho se insere;

d. página A4;

e. margens: 2,5 cm de margem superiores e inferiores; 3cm de margem à direita e à esquerda;

f. folhas sem numeração.

2) com o total dos arquivos encaminhados eletronicamente não ultrapassando 2MB, e sem qualquer tipo de identificação no arquivo do estudo, nem mesmo nas propriedades do Word, para garantir a avaliação blind review.

 

 

Organização Para Apresentação dos Trabalhos

 

Organização para apresentação dos trabalhos:

Os textos devem ser apresentados de acordo com a seguinte ordem:

1) Folha de rosto despersonalizada (contendo título completo na língua em que o artigo está escrito e em inglês, com até 10 palavras, bem como a sugestão de título abreviado nessas duas línguas, com at 4 palavras).

2) Folha contendo Resumo (100-150 palavras, ou 600 a 1000 caracteres com espaço)  e três a seis Palavras-chave, separadas por virgula. Deve ser apresentada uma página por língua: na língua.

3) Corpo do texto, com tamanho compatível com a seção a qual o texto se destina. Tabelas, gráficos e figuras, quando for o caso, devem ser colocadas no próprio corpo  do texto. Notas de rodapé  devem ser inseridas com a ferramenta de notas de rodapé dos processadores de texto.  

4) Referências

5) Anexos e/ou Apêndices, quando forem imprescindíveis aos texto.

 

 

Citações

 

Citações:

Exemplos de citações no corpo do manuscrito:

Os exemplos abaixo auxiliam na organização de seu manuscrito, mas certamente não esgotam as possibilidades de citação em seu trabalho. Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2001, 5a edição) para verificar as normas para outras referências.

1. Citação de artigo de autoria múltipla:

- Artigo com dois autores: cite os dois nomes sempre que o artigo for referido:

Carvalho e Beraldo (2006) fizeram a análise qualitativa...

Esta análise qualitativa (Carvalho & Beraldo, 2006)...

- Artigo com três a cinco autores: cite todos os autores só na primeira citação e nas seguintes cite o primeiro autor seguido de et al., data:

        A literatura desta área foi revisada por Mansur, Carrthery, Caramelli e Nitrini (2006)... Isto foi descrito em outro artigo (Mansur et al., 2006).

- Artigo com seis ou mais autores: cite no texto apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de “et al.” e da data. Porém, na seção de Referências Bibliográficas todos os nomes dos autores deverão ser

 

2. Citações de obras antigas e reeditadas;

De fato, Skinner (1963/1975)

...na explicação do comportamento (Skinner, 1963/1975).

Na seção de referências, citar

Skinner, B. F. (1975). Contingências de reforço. São Paulo: Abril Cultural. (Original publicado em 1963)

 

NOTA: Citações com menos de 40 palavras devem ser incorporadas no parágrafo do texto, entre aspas. Citações com mais de 40 palavras devem aparecer sem aspas em um parágrafo no formato de bloco, com cada linha recuada 5 espaços da margem esquerda. Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância. A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, acrescente a palavra [sic], sublinhado e entre colchetes, logo após o erro. Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por três pontos (...). A inserção de material, tais como comentários ou observações devem ser feitos entre colchetes. A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo nosso].

 

 

Referências

 

Inicie uma nova página para a seção de Referências, com este título centralizado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer nesta seção. Continue utilizando espaço duplo e não deixe um espaço extra entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, de acordo com as normas da APA (veja alguns exemplos abaixo). Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2001, 5a edição) para verificar as normas não mencionadas aqui.

Em casos de referência a múltiplos estudos do(a) mesmo(a)autor(a), utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.

Exemplos de referências:

1.Artigo de revista científica

Bosa, C. A., & Piccinini, C. A. (1996). Comportamentos interativos em crianças om temperamento fácil e difícil. Psicologia Reflexão e Crítica, 9, 337-352.

2. Artigo de revista científica paginada por fascículo

Proceder de acordo com o indicado acima, e incluir o número do fascículo entre parênteses, sem sublinhar, após o número do volume.

3. Artigo de revista científica editada apenas em formato eletrônico

Silva, S. C. da (Fevereiro de 2006). Estágios de Núcleo Básico na formação do psicólogo: experiências de desafios e conquistas. Psicologia para América Latina, 5, 2006, Consultado em 12 de maio de 2006, em http://scielo.bvs-psi.org.br

4. Livros

Koller, S. H. (2004). Ecologia do desenvolvimento humano: Pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo.

5. Capítulo de livro

Dell'Aglio, D. D., & Deretti, L. (2005). Estratégias de coping em situações de violência no desenvolvimento de crianças e adolescentes. In C. S. Hutz (Ed.), Violência e risco na infância e adolescência: pesquisa e intervenção (pp. 147-171). Säo Paulo: Casa do Psicólogo.

6. Obra antiga e reeditada em data muito posterior

Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas. (Original publicado em 1979).

7. Autoria institucional

American Psychiatric Association (1988). DSM-III-R, Diagnostic and statistical manual of mental disorder (3a ed. revisada). Washington, DC: Autor.

 

 

 

 

[Home] [Sobre nós] [Corpo editorial] [Assinatura]


Universidade Federal de Sergipe - UFS
Av. Marechal Rondon, s/n - Jardim Rosa Elze
CEP 49100-000 - São Cristóvão, SE, Brasil
Tel.: +55 79 99807-6386


soaresms@gmail.com