ISSN 1415-6954 versão impressa
ISSN 2175-3474 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Instruçõpes Gerais
I - Categorias de Artigos
II - Procedimentos Para o Envio de Manuscritos
III - Avaliação
IV - Estrutura do Trabalho

V - Padrões de Tormatação Adotados

 

Instruções Gerais

 

A revista Construção Psicopedagógica é uma publicação do Departamento de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo, com lançamentos periódicos semestrais, Índex PsiPeriódicos (Biblioteca Virtual em Saúde-Psicologia - www.bvs-psi.org.br - ISSN 1415-6954). A partir de 2005 passou de publicação impressa para publicação eletrônica nos Periódicos Eletrônicos em Psicologia - Pepsic (USP). O acesso é feito através do link http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-6954&lng=pt&nrm=iso

O objetivo da revista é divulgar trabalhos inéditos, tais como: artigos originais (científicos e especiais), pesquisas, relatos de experiência, pontos de vista, entrevistas, artigo de revisão, resenhas e informes. Os artigos nacionais e internacionais apresentam reflexões, práticas e pesquisas científicas na área de educação e saúde, focalizando as diversidades de experiências e pesquisas teóricas realizadas no Brasil e em outros países; levando em conta as diversidades culturais, bem como de pontos de vista. A proposta é apresentar publicações que abordem as questões de saúde, educação e de aprendizagem segundo as múltiplas concepções de seus autores.

As reflexões e práticas apresentadas pelos autores serão de sua exclusiva responsabilidade. O direito de publicação será concedido à revista mediante a assinatura da carta de cessão de direitos autorais, disponível no final deste documento. A revista Construção Psicopedagógica online isenta-se das afirmações emitidas pelos autores, no entanto, solicita a utilização de uma linguagem não discriminatória em relação a quaisquer grupos sociais, étnicos ou de gênero.

Serão aceitos textos em Português e Espanhol

 

 

I - Categorias de Artigos

 

A revista poderá publicar artigos de autores nacionais e internacionais abrangendo diferentes categorias de artigos:

Artigo Original: apresentação de trabalhos científicos, originais, incluindo pesquisas qualitativas e quantitativas, contendo relato completo de investigação, com mínimo de 15 e máximo de 25 páginas. Sua estrutura deve conter: a) Introdução; b) Metodologia; c) Desenvolvimento d) Conclusões d) Referências. Deve conter ainda: resumo e summary, unitermos e keywords.

Relato de Pesquisa ou Experiência: análise de implicações conceituais/investigação e descrição de pesquisas originais. descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. Mínimo de 15 e máximo de 25 páginas e deve conter: resumo e summary, unitermos e keywords.

Dissertação, Tese e Monografia: Mínimo de 15 e máximo de 25 páginas e deve conter: resumo e summary, unitermos e keywords.

Resenha de Livros: apresentação de análise crítica de obras nacionais ou estrangeiras, com até cinco páginas. Dispensam resumo e summary, unitermos e keywords.

Ponto de Vista: trabalhos de relevância em forma de comentário, que apresentem novas ideias e perspectivas na área da educação e saúde, que expressem ponto de vista de autores que tenham reconhecimento acadêmico ou produções na área abordada, bem como as referências teóricas consideradas. Limite: 4 páginas. Dispensa resumo e summary, unitermos e keywords.

Artigo de Revisão: avaliação crítica de artigos já publicados, mediante consulta, análise e interpretação da bibliografia pertinente. Deve conter: a) Introdução; b) Metodologia; c) Desenvolvimento d) Conclusões d) Referências. Mínimo de 15 e máximo de 25 páginas e deve ainda incluir resumo e summary, unitermos e keywords.

Entrevistas: descrição de conversa entre duas ou mais pessoas que apresente conteúdo significativo para o avanço do conhecimento, merecendo ser divulgado porque apresenta inovações que podem ter impacto na produção científica na área abordada, com até 15 páginas.

Artigo Especial: publicações de autores com reconhecimento científico na área sobre temas de grande relevância para a educação e saúde. Os textos devem ser, de grande relevância para a especialidade, não classificáveis nas categorias de artigos listadas anteriormente. Normalmente são elaborados a convite do editor responsável. Deve conter: resumo e summary, unitermos e keywords.

 

 

II - Procedimentos Para o Envio de Manuscritos

 

O autor interessado em ter seu trabalho publicado pela revista Construção Psicopedagógica deverá enviá-lo para a editora científica, Comissão Editorial no e-mail - marlene.alexandroff@gmail.com (redatora)

– Formas de encaminhamento dos artigos à editora:

Os artigos devem ser encaminhados em duas vias sendo a primeira via completa, com o nome e curriculum dos autores e a segunda via com omissão do nome do autor para ser encaminhado aos pareceristas da consulta especial adhoc ou integrantes da comissão científica.

Os artigos, em suas duas vias, (com e sem indicação do nome do autor), deverão ser acompanhados de direitos autorais, currículos a afiliações profissionais dos autores.

O artigo deve ser previamente revisado por um profissional qualificado. Os autores deverão encaminhar, juntamente com o artigo, a carta de cessão de direitos autorais, seguindo o modelo apresentado ao final deste documento.
 

 

III - Avaliação

 
Os trabalhos enviados serão inicialmente apreciados pela Comissão Editorial, além disso, algumas categorias de artigos científicos serão encaminhadas para avaliações de dois consultores do Conselho Científico. Sendo o trabalho aprovado, sua publicação dependerá do programa temático editorial estabelecido para cada edição da revista.

Os conselhos científicos, nacionais e internacionais, e a Comissão Editorial seguem critérios padronizados para a avaliação em relação às diferentes categorias dos artigos e enviam seus pareceres aos autores com a aprovação e possíveis alterações necessárias para a publicação.

As avaliações da comissão serão enviadas para a editora que reencaminhará a aprovação, com observações ou propostas de alterações, para que o artigo seja publicado segundo os critérios de pertinência, de consistência e de originalidade na área da educação e saúde. Durante o processo de avaliação e envio dos artigos será mantido o anonimato do autor, bem como em sigilo o nome dos avaliadores. A decisão quanto à data de publicação estará sujeita ao programa editorial estabelecido e será comunicada pela Comissão Editorial.
 

 

IV - Estrutura do Trabalho

 

Observação: as orientações atualizadas e apresentadas a seguir sobre a estrutura e formatação dos artigos, são válidas para os volumes lançados a partir do primeiro semestre de 2011.

O trabalho deverá conter em sua estrutura os seguintes elementos na ordem abaixo e detalhados no item V.

 

1. Elementos Pré-Textuais:

1.1. Título em português ou espanhol - termo ou expressão, segundo as normas da ABNT, que indica o conteúdo do texto.

1.2. Autoria - nome(s) do(s) autor(es), seguido da titulação acadêmica que o(s) qualifique(m) na área de conhecimento do texto, instituição a que está(ão) vinculado(s), endereço(s) e e-mail(s) para contato.

1.3. Resumo - em português ou espanhol, apresentando objetivos pretendidos, a metodologia empregada e as conclusões alcançadas no artigo; finalizados por palavras-chave. Não deve exceder 250 palavras.

1.4. Título em inglês – Title.

1.5. Resumo e palavras-chaves em inglês - abstract e keywords.

 

2. Elementos Textuais

Texto-corpo do artigo organizado com introdução (finalidade do artigo e metodologia), desenvolvimento (matéria de forma abrangente e objetiva), resultados obtidos (caso se refira a experiências e pesquisas) e conclusão.

 

3. Elementos Pós-Textuais

Termos finais: agradecimentos opcionais a colaboradores profissionais e institucionais, referências bibliográficas e notas.

Os trabalhos deverão seguir às seguintes orientações no uso dos elementos:

1) Figuras, tabelas, gráficos e diagramas – devem ser mandados no corpo do artigo. Quando extraídos de outros trabalhos, previamente publicados, devem vir acompanhados da permissão por escrito para a sua reprodução e a citação da fonte.

2) Abreviações, nomenclatura, notas de rodapé - o uso de abreviações deve ser mínimo. As notas de rodapé devem ser usadas se estritamente necessárias. As mesmas devem ser assinaladas no texto e anexadas após as referências bibliográficas com o subtítulo “nota de rodapé”.

3) As citações e as referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT.

4) Anexos devem ser evitados.

O Editor pode ser consultado, caso persistam dúvidas.

 

 

V - Padrões de Tormatação Adotados

 

Os textos encaminhados devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), obedecendo aos seguintes critérios: digitação em Word for Windows, tamanho A4, margens superior/inferior e direita/esquerda de 2,5 cm, letra em fonte Arial, lauda com 1.400 caracteres com espaço, de acordo com as exigências de cada categoria de artigo, explicitadas no item I deste guia.

O artigo não pode exceder o número de 25 páginas.

 

Modelo de Formatação:

 

TÍTULO EM PORTUGUÊS OU ESPANHOL

(ARIAL 14 MAIÚSCULA – NEGRITO)

 

Nome do autor (Arial 12 itálico- alinhado à direita) seguido de *ou 1

Todos os autores devem aparecer com a filiação logo abaixo do nome. Em caso de não haver nenhuma filiação, colocar a cidade, estado e país em que atua. Ex.:

Fátima B. Camargo* (Arial 12)
Universidade de Psicologia 1 (Arial 8)
Luísa C. Andrade 1(Arial 12)
Universidade de Campinas (Arial 8)
Jucilene da Silva Pereira 1 (Arial 12)
Universidade de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

 

Resumo (Arial 12 negrito)

Texto em Arial 12 - Espaçamento entre as linhas 1 (simples)

Palavras-chave (Arial 12 negrito): palavras (Arial 12) separadas por vírgulas e com a primeira letra sempre em maiúsculo.

TÍTULO EM INGLÊS - (ARIAL 14 MAIÚSCULA – NEGRITO)

Abstract (Arial 12 negrito)

Texto em Arial 12 - Espaçamento entre as linhas 1 (simples)

Keywords (Arial 12 negrito): palavras (Arial 12) separadas por vírgulas e com a primeira letra da palavra sempre em maiúsculo.

Rodapé

* ou 1 Qualificação (Arial 8)

Ex.: * Psicopedagoga e Psicóloga ou 1 Psicopedagoga e Psicóloga.

Subtítulos (Arial 13 Negrito, Alto e Baixo, ou seja, Primeiras Letras Maiúsculas)

Citações - Arial 10 com recuo a 4 cm, espaçamento simples entre linhas.

Agradecimentos devem ser colocados antes das referências (Arial 12)

Elementos textuais e pós textuais devem seguir o padrão: fonte Arial 12 espaçamento 1,5.

Referências (Arial 13 negrito)

As referências na mesma fonte e tamanho do texto (Arial 12)

Exemplos abaixo, em função das diferentes fontes de consulta:

ABAURRE, Maria Bernadete; FIAD, Rachel; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura. Cenas da aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: Mercado das Letras, 1997.

ALEXANDRE SOBRINHO, Gilberto. O autor multiplicado: em busca dos artifícios de Peter Greenaway. 2004. 194 p. Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

BASSI, C.A. Cold: a tecnologia quente. In: INFOIMAGEM, 1995, São Paulo. Anais. São Paulo: CENADEM, 1995. 1 CD-ROM.

BRASIL. Ministério da Justiça. Relatório de atividades. Brasília, DF, 1993.

FERNANDES, Alicia. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica psiclínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

MAZIERO, Diana. A “fineza do amor” no teatro sacro-retórico-exemplar do Padre Antônio Viera (em catorze sermões escolhidos para este fim). 2004. 169 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

POLITY, Elizabeth. Dificuldades de ensinagem: um olhar relacional-sistêmico para a prática psicopedagógica. Construção Psicopedagógica, São Paulo, ano XI, n.8, p.10-23, 2003.

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Orgs.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SCHWARTZ, Adriano. Pretérito e futuro de Machado. Folha de São Paulo. São Paulo, 08 abr. 2007. Caderno Mais, p. 7.

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. NET. Rio de Janeiro, nov. 1998. Seleção Ponto de Vista. Disponível em: http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm . Acesso em: 28 nov. 1998.

VIEIRA, Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo interativa. Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

 

Carta de Cessão de direitos autorais ao Instituto Sedes Sapientiae

  • Título do trabalho
  • (Português e Inglês)

     

  • Autor(a)
  • (Nome e Qualificações)

     

  • Instituição onde foi realizado o trabalho:
  • (Nome e Endereço)

     

  • T ítulo resumido

  •  

  • Endereço/tel. para contato

  •  

  • e-mail

  •  

     

    Declaração

    Eu, ......................................., responsabilizo-me pelo conteúdo do trabalho e concordo com as normas de publicação da Revista eletrônica Construção Psicopedagógica do Departamento de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae, para a qual cedo os direitos autorais do artigo supracitado. Declaro ainda que, este trabalho de minha autoria, não foi apresentado nem publicado em outros veículos de comunicação e nem está à espera de publicação.

     

    Assinatura do autor

    Data de envio

     

     

     

     

    [Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


    © 2007 Instituto Sedes Sapientiae

    Rua Ministro Godói, 1484
    CEP: 05015-900 - São Paulo - SP
    Tel./ Fax: +55 11 3866-2748


    sedes@sedes.org.br