ISSN 1980-2005 versão impressa
ISSN 1982-0976 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Sobre os originais a serem enviados

O trabalho deverá ser enviado em duas cópias impressas e uma cópia em CD (Word for Windows versão 6.0 ou superior e com extensão .doc) ou via e-mail. O texto deverá ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, formato A4, espaço duplo, na seguinte estrutura:

1. Folha de rosto contendo:

Título do trabalho, em português;
– Nome completo do autor;
– Créditos acadêmicos e profissionais, filiação institucional (até três linhas);
– Endereço postal e eletrônico do autor, número de telefone/fax.

2. Folha de resumo contendo os seguintes itens, em português, inglês, francês e espanhol:

– Título do trabalho (em português, inglês, espanhol e francês)
– Resumo (Abstract, Resumen, Résumé) com 120 palavras, aproximadamente;
– Palavras-chave (Keywords, Palabras clave, Mots-clés), sendo entre três e cinco palavras.

3. O corpo do texto deverá apresentar somente o título do trabalho em português e conter de 10 a 20 laudas; as resenhas não poderão exceder o total de três laudas.

Observações: Os originais enviados não serão devolvidos. As notas, utilizadas caso sejam indispensáveis, devem ser indicadas por algarismos arábicos aos longo do texto e digitadas em página separada, intitulada 'Notas", sem a utilização de programa automático do Word.

Avaliação do Conselho Editorial

Após a conferência relativa às normas acima, os trabalhos são remetidos aos conselheiros para emissão de parecer, de forma a serem preservadas a identidade do autor e do avaliador. Os textos enviados devem ser inéditos, precisam ser acompanhados de carta ao Editor Responsável solicitando publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) atestar que o conteúdo do artigo/pesquisa não fere normas éticas da profissão, bem como informar eventuais conflitos de interesse que possam vir a influenciar os resultados do trabalho e possíveis fontes de financiamento.

Caso seja necessário o trabalho será encaminhado a um consultor ad hoc. O parecer será encaminhado ao(s) autor(es), para justificar ou fazer as modificações no texto, sendo que o trabalho reformulado deverá ser devolvido no prazo máximo de vinte dias. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Editorial, para atender aos critérios e normas operacionais da revista.

Direitos Autorais

A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista EPISTEMO-SOMÁTICA, que terá exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores.

Referências, Citações e Referências Bibliográficas
(Normas da American Psychological Association - APA)

As referências a autores deverão ser feita no corpo do texto, somente mencionando o sobrenome, acrescido do ano da obra. Exemplo: (Ansermet, 2003)

No caso de autores cujo ano do texto ou da obra seja importante, colocar o ano do texto ou da obra seguido do ano da edição utilizada. Exemplo: (Freud, 1927/1996)

No caso de haver coincidência de datas de um texto ou obra, distinguir com letra (1912a , 1912b...), respeitando a ordem de entrada no artigo.

No caso de compilação de textos de um mesmo autor em uma obra, colocar o ano do texto seguido do ano da edição da obra utilizada. Exemplo: (Lacan, 1938/2006)

No caso de vários autores, todos deverão ser citados, usando “e” ou “&”. Exemplo: (Freud & Breuer, 1985[1893-95])

No caso de citações textuais, entre aspas, deverá ser acrescida da página. Exemplo: "a natureza da própria pulsão sexual é desfavorável à obtenção da satisfação plena" (Freud, 1912/1996: p.182).

Citações textuais com menos de três linhas, entre aspas, deverão ser mantidas no corpo do texto.

Citações textuais com mais de três linhas deverão aparecer em destaque, observando um espaço do tabulador, espaço simples e digitadas em Times New Roman, corpo 10.

As referências bibliográficas devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome, com apenas a inicial em maiúscula. Exemplo: Arendt, H. ...

Devem obedecer à seguinte ordem de itens:

Livro – sobrenome, iniciais do autor, ano da edição entre parênteses, título em itálico, cidade, editora. Exemplo: FOUCAULT, M. (1986) Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes.

Artigo/Capítulo de livro – sobrenome, iniciais do autor, ano da edição entre parênteses, título entre aspas, seguido de vírgulas e de “in:” (sem itálico), nome do autor / organizador (caso seja diferente do autor do artigo), título do livro em itálico, cidade, editora. Exemplo: Lacan, J. "A direção do tratamento e os princípios do seu poder". in: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Exemplo: Prado de Oliveira, L. E. (1998) "Sublimation et symbolization: retrouvaille et fêtes”. in: Eiguer, A., Leprince, C., Baruch, F. La fête de famille. Paris: In Press Editions.

Artigo de revista – sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano de edição entre parênteses, título entre aspas, nome da revista em itálico, volume (v.), número (n.), cidade, editora, páginas (p.). Exemplo: Dandurand, P., Ollivier, E. (1991) “Centralité des savoirs et éducation: vers de nouvelles problématiques”. in: Revue Sociologie et Société. v.XXIII. n.1, Montréal: Les Presses de l'Université de Montréal, p.3.

Endereço para envio de trabalhos:

Revista EPISTEMO-SOMÁTICA
Rua Matias Cardoso, 129 – Conj. 1001 / 1003 - Bairro Santo Agostinho
CEP: 30.170-050 Belo Horizonte/MG – Brasil
Telefone:55 31 3292-0530
E-mail: clinica@psicanaliseehospital.com.br

Roteiro para elaboração de parecer

Itens a serem avaliados/comentados:

Estrutura do trabalho

Pertinência do título ao conteúdo do trabalho
Clareza do resumo e relação com os aspectos fundamentais do trabalho
Pertinência das palavras-chave
Relação com a área de abrangência da revista

Conteúdo

Delimitação e definição do foco do trabalho
Explicitação das premissas do trabalho
Coerência/consistência entre objetivo proposto e o(s) método(s) utilizado(s)
Adequação da bibliografia ao problema abordado

Redação

Gramática/ortografia
Clareza na linguagem/expressão das idéias
Acordo com as "normas de publicação”

Parecer final

Favorável à publicação
Favorável à publicação com modificações
Desfavorável à publicação

Justificativa do parecer:

Justificativa pormenorizada, destacando modificações e sugestões, com indicação das passagens e sua localização no texto. No caso de parecer desfavorável, solicitamos que explicite os motivos.

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2007 Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hospital Mater Dei

R. Matias Cardoso, 129 - conj. 1001/1003 - Santo Agostinho
30170-050 Belo Horizonte - MG - Brasil
Tel.: 55 31 3292-0530


epistemo-somatica@psicanaliseehospital.com.br