ISSN 1676-3041 versão impressa
ISSN 1808-4281 versão online

SOBRE ESTA REVISTA

Informação básica
Fontes de indexação
Copyright


 

 

 

Informação básica

 

Estudos e Pesquisas em Psicologia é uma revista do Instituto de Psicologia da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – universidade pública brasileira. Foi criada, em 2001, com a finalidade de publicar textos inéditos em Psicologia e áreas afins sob a forma de artigos, comunicações breves de pesquisas, resumos de teses e resenhas. Eventualmente, também publica artigos traduzidos, desde que devidamente acompanhados do consentimento da fonte de publicação original, resenhas de filmes e entrevistas relevantes para a área.

Na revista, são bem-vindas reflexões das várias áreas de saber que compõem as Ciências Humanas e que possam contribuir, efetivamente, para o aprofundamento das questões concernentes à Psicologia. Desta forma, a Comissão Editorial pretende estar em consonância com a perspectiva que considera os saberes e fazeres psi como um campo interdisciplinar.

A revista tem como missão publicar textos científicos originais de relevância com a finalidade de fomentar a produção de conhecimento em Psicologia e apresentar os avanços nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Psicanálise e História da Psicologia nos seguintes formatos: artigos, resenhas, comunicações de tese, comunicações de pesquisas, traduções de artigos, resenhas de filmes e entrevistas.

A cobertura temática encontra-se classificada no CNPq como 7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.07.00.00-1 Psicologia.

e-ISSN: 1808 4281 | Ano de criação: 2001 - impresso, 2004 - eletrônico | Área do conhecimento: Psicologia | Qualis: A2 (Quadriênio 2017-2020) | Periodicidade: Fluxo contínuo (rolling pass)

 

Seções

Psicologia Social

Objeto de estudo: Estuda temas que articulam fenômenos e processos psicológicos, assim como as práticas sócio-institucionais e culturais em que eles se manifestam e se engendram. Contempla a perspectiva estadunidense, a européia emergente, bem como as concepções e discussões epistemológicas, antropológicas e históricas contemporâneas.

Psicologia do Desenvolvimento

Objeto de estudo: Estuda processos de mudança ontogenética, buscando descrevê-los e, principalmente, explicá-los por princípios gerais que se explicitam ao longo do ciclo vital, levando em conta as diversidades culturais.

Psicologia Clínica e Psicanálise

Objeto de estudo: Estuda temas relacionados ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Seus temas incluem etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção, prevenção, aconselhamento, psicoterapia, reabilitação e acesso  à saúde e avaliação.

Clio-Psyché

Objeto de estudo: Estuda temas que articulam fenômenos e processos psicológicos, assim como as práticas sócio-institucionais e culturais em que eles se manifestam e se engendram. Contempla a perspectiva estadunidense, a européia emergente, bem como as concepções e discussões epistemológicas, antropológicas e históricas contemporâneas.


Histórico do periódico

Estudos e Pesquisas em Psicologia foi editada pela primeira vez no final do ano de 2001 em um esforço conjunto da equipe editorial e da direção do Instituto de Psicologia da UERJ para atender a uma demanda da comunidade acadêmica que crescia. Em 2004, inovações editoriais e técnicas foram introduzidas com a mudança da Revista para o formato eletrônico, alocada no site http://www.revispsi.uerj.br. Essa forma alternativa de publicação trouxe soluções para alguns problemas que a maior parte dos editores enfrenta com a publicação em papel: escassez de recursos para manter uma periodicidade menor e constante, altos custos de publicação, cobrança de assinatura, dentre outros. Sem dúvida, a conversão para a forma eletrônica dos artigos e demais seções reduziu custos, bem como tempo e espaço destinados à produção da Revista. Hoje a revista tem acesso livre.

Todavia, se esses aspectos mais pragmáticos da edição de um periódico foram importantes para a adoção do novo veículo para a Revista, é preciso destacar pelo menos duas outras preocupações que moveram sua Comissão Editorial. Primeiramente, a ciência de que os modos de produção material e simbólica da sociedade são engendrados, hoje, notadamente por uma revolução tecnológica, que gera novas arquiteturas no tecido social e, por consequência, impacta o comportamento de diversos setores, especialmente aqueles ligados à transmissão de conhecimentos. Em segundo lugar, almejava-se que a transmissão da informação fosse o mais universal possível, constituindo-se em instrumento de socialização e democratização do conhecimento, da ciência e da cultura. Principalmente movida por estes propósitos, é que a Comissão Editorial decidiu pela mudança da Revista para o formato eletrônico.

Em 2005, novas mudanças editoriais ocorrem com a implementação de uma ideia que se acalentava desde a criação da Revista: a publicação de dossiês temáticos. Assim desejávamos porque, na prática, um dossiê constitui uma experiência mais próxima da cultura livresca que as Ciências Humanas e Sociais, historicamente, construíram para a divulgação dos seus conhecimentos. Nos primeiros lançamentos (2005 e 2006), o dossiê compunha uma parte da publicação regular da Revista sob o título de "seção temática" e, apesar da alta qualidade dos artigos, ainda eram ensaios editoriais, já que dependiam, para sua continuidade, da remessa de um grande número de trabalhos sobre um mesmo tema. A revista foi semestral até o ano de 2006. Desde 2007, no entanto, a experiência consolidou-se de modo que os dossiês puderam ser publicados integralmente sobre uma mesma temática. Deve-se destacar, ainda, que os dossiês mantêm algumas características dos números regulares da Revista – alta qualidade dos textos, garantida por um rigoroso sistema de revisão e aprovação por pares das contribuições publicadas – abordando, no entanto, um único tema e contando, às vezes com a participação de um editor associado, externo à Comissão Editorial, que nos brinda com a experiência e liderança que têm no campo temático do dossiê. Em 2007, levando em consideração o grande fluxo de artigos, a Revista amplia sua periodicidade, passando a quadrimestral, visando à ampliação do acesso, maior divulgação do periódico e socialização do conhecimento em Psicologia e áreas afins.

Em 2014, dado o grande fluxo de artigos recebidos e para atender com agilidade as necessidades editoriais e autorais, os dossiês temáticos passam a ser um número especial suplementar, ou seja, três números com artigos de fluxo contínuo passam a ser garantidos e no caso de haver número temático, ele passa a ser o quarto número publicado anualmente pela revista.

Deve-se registrar, por fim, que a revista Estudos e Pesquisas em Psicologia já se encontra em algumas importantes bases de dados, PePSIC, PSI Periódicos, LILACS, Latindex, CLASE, DOAJ, Psicodoc, Redalyc e classificou-se como A2 na última avaliação (2017-2020) no QUALIS da CAPES.

No ano de 2024, a Estudos e Pesquisas em Psicologia adotou o modelo de publicação continuada, isto é, os trabalhos aprovados são disponibilizados de forma mais ágil aos leitores, sem a necessidade de esperar que a revista lance uma edição para, assim, ser publicizado. Desse modo, é publicado um volume por ano, com a adição de novos artigos à medida em que vão sendo avaliados, aprovados e editorados no referido ano.


 

 

Fontes de indexação

 

Clase
DOAJ
Iresie
Latindex
Latinoamericana
LILACS
Pepsic
Psicodoc
Redalyc
Ulrichs Web

 

 

Copyright

 
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
 

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2014 Estudos e Pesquisas em Psicologia

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Psicologia
Rua São Francisco Xavier, 524, sl. 10.005, bl. F - Maracanã
20550-013 Rio de Janeiro - RJ Brasil
Tel.: +55 21 2334-0651


revispsi@gmail.com