ISSN 1413-2907 versão impressa
ISSN 2175-3504 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

1. A revista Interações recebe textos encomendados ou remetidos espontaneamente pelos autores para publicação nas seguintes seções: artigos (estudos, pesquisas, revisões, ensaios), resenhas, resumos de dissertações e teses. Serão aceitos artigos em português, inglês, francês ou espanhol.

2. Estudos são artigos que desenvolvem análises e/ou reflexões, a partir de investigações teóricas, históricas ou empíricas, discutindo modelos explicativos existentes, propondo novas hipóteses ou colocando problemas relacionados aos objetos abordados; os artigos de pesquisa são trabalhos que expõem resultados mais técnicos de pesquisas realizadas; artigos de revisão são trabalhos que trazem análises e discussões de resultados de outros trabalhos publicados, procurando apresentar uma visão sistemática do tratamento dado a determinado tema; por ensaio, entende-se trabalhos de caráter mais teórico e discursivo, envolvendo argumentação interpretativa.

3. Os trabalhos devem ser inéditos, expressar problematização relevante, trazer alguma contribuição ao desenvolvimento do estudo do objeto, apresentar embasamento científico e técnico, expressar posicionamento pessoal do autor e apresentar estrutura lógico-redacional adequada.

4. Os trabalhos são de inteira responsabilidade de seus autores, e nenhuma alteração de fundo será feita nos trabalhos sem prévia autorização.

 

Envio dos originais

5.1. Os manuscritos devem ser enviados preferencialmente por e-mail para: editorialinteracoes@smarcos.br tendo como assunto: “manuscrito para possível publicação”.

5.2. Na impossibilidade de encaminhar o trabalho por e-mail, o mesmo deverá ser enviado – em duas cópias impressas e em um disquete – por Sedex para: Universidade São Marcos – Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Revista Interações. Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 176, 04266-040, Ipiranga, São Paulo/SP.

5.3. Juntamente com o e-mail ou cópias impressas, os autores deverão encaminhar carta explicitando intenção de submeter os originais para publicação em Interações, comprometendo-se com o ineditismo do material e cedendo, em caso de aprovação, os direitos autorais referentes a ele.

5.4. Em caso de artigo resultante de pesquisa envolvendo seres humanos, pede-se que os autores enviem por Correio uma declaração assinada afirmando que a pesquisa de base foi concebida e realizada conforme as diretrizes éticas recomendadas pela Resolução 196/96 do CNS(Conselho Nacional de Saúde) e CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

 

Apresentação dos originais

6.1. Enviar em arquivo gravado em Word for Windows, versão 6.0 ou superior. Os manuscritos não devem exceder 20 laudas de 25 linhas cada, espaço duplo; as resenhas e informações, 5 laudas; os resumos de dissertações ou teses, bem como notícias, meia lauda. A configuração da página deve ser em papel tamanho A4, com 3cm de margens e fonte Times New Roman tamanho 12.

6.2. Os nomes dos autores e quaisquer outros dados de identificação da autoria só devem constar na página de rosto; na página de abertura deve constar apenas título seguido do início do texto.

6.3. Os trabalhos devem ser acompanhados de resumo e abstract com no máximo 150 palavras, em português e inglês, bem como 5 palavras­chaves (unitermos), também nos dois idiomas, além do título em inglês.

6.4. O autor deve anexar breve informe com seus créditos acadêmicos e profissionais, bem como endereço postal, telefone/fax e e-mail, que serão divulgados no final do texto para possibilitar contato por parte dos leitores.

 

7. Citações e notas:

7.1. Nas citações, as referências às fontes devem ser feitas no corpo do próprio texto, indicando-se, entre parênteses, o sobrenome de entrada do autor, o ano e a página. Ex.: (Silva, 1995, p. 43). A referência correspondente deve constar nas Referências Bibliográficas ao final do trabalho.

7.2. Citações com até três linhas devem vir no corpo do texto e entre aspas duplas; citações com mais de três linhas devem vir sem aspas, em parágrafo próprio, com recuo de cinco toques em relação ao início de parágrafo e em fonte tamanho 10.

7.3. Notas de final de texto só devem ser utilizadas para comentários e desenvolvimentos que, apesar de imprescindíveis, não puderam ser incorporados ao corpo do trabalho. Deverão ser indicadas por número de chamada (sobrescrito), redigidas em fonte 10 e alocadas antes das referências bibliográficas.

 

8. Referências bibliográficas:

8.1. Livro: sobrenome (maiúsculas), iniciais dos prenomes, ano entre parênteses, título do livro em itálico. Eventual número de edição, tradutor, local de edição, editora, data, eventual coleção ou série. Ex.: PIAGET, J. (1990) Epistemologia genética Trad. Álvaro Cabral. São Paulo, Martins Fontes. (Col. Universidade Hoje).

8.2. Artigos de periódicos: sobrenome (maiúsculas), iniciais dos prenomes, título do artigo, ano entre parênteses, título do periódico em itálico, número do volume, número do fascículo entre parênteses, seguidos de dois pontos, página inicial e final. Exemplo: SILVEIRA, R.M.H. (1994) Uma adolescente vê o trabalho docente. Educação & Realidade 19(2): 67-82. jul.dez.

9. Procedimentos editoriais:

9.1. Os manuscritos serão apreciados pela Comissão Editorial, que julgará se os mesmos são potencialmente publicáveis e se estão de acordo com o perfil de Interações. Essa Comissão reserva-se o direito de fazer pequenas modificações nos textos para agilizar o processo de submissão ou publicação dos manuscritos.

9.2. Os manuscritos serão encaminhados (sem identificação e sem referências que facilitariam sua identificação) para dois consultores ad hoc (Sistema Double Blind Review). Após avaliação, os trabalhos poderão ser: a) aceitos para publicação; b) aceitos apenas se reformulados conforme as indicações dos pareceristas; c) rejeitados.

9.3. Ficará a cargo da Comissão Editorial a comunicação com os autores ao longo de todo o processo editorial (inclusive durante a fase de revisão), bem como a decisão final em eventuais situações de impasse.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


©2005  Interações

Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 176
Ipiranga - CEP 04266-040
São Paulo - SP
Fone / Fax: +55 11 3491-0522


interacoes@smarcos.br