ISSN 0325-8203
versão impressa
ISSN 1668-7027
versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Alcance e política editorial

Os trabalhos apresentados devem ser inéditos e podem estar escritos em espanhol ou em inglês. A seleção final estará a cargo dos Editores e do Comitê Editorial de INTERDISCIPLINARIA.

Os autores deverão enviar os seus manuscritos ao Editor ou Editores de INTERDISCIPLINARIA, Ten. Gen. Perón 2158 (C1040AAH), Buenos Aires, Argentina. Os mesmos serão enviados a especialistas, sejam ou não membros do Comitê Editorial, levando em conta a área de pesquisa correspondente. Os artigos devem ser enviados em três cópias e cumprir com as pautas estabelecidas nas Regras Gerais para a Apresentação de Trabalhos.

Os trabalhos poderão ser: a) aceitos; b) aceitos condicionalmente ou c) rejeitados. Os Editores comunicarão ao autor a decisão adotada com base nos relatórios dos referencistas.

Nos casos de aceitação condicional, os autores receberão o original de seu trabalho, assim como as sugestões propostas pelos Editores e pelos referencistas. Se desejarem reiterar a sua apresentação, poderão fazê-lo dentro de noventa dias a partir da data da carta enviada pelo Escritório Editorial. As cópias permanecerão em poder do Escritório Editorial durante esse período, ao cabo do qual, se os autores não tiverem enviado uma nova versão, será considerada cancelada a solicitação de publicação, salvo se tiverem solicitado uma prorrogação não maior de trinta dias.

Nos casos de aceitação e rejeição, os manuscritos não serão devolvidos e os autores serão informados imediatamente sobre a decisão adotada. Os artigos aceitos serão conservados por três anos no Escritório Editorial.

Direitos autorais

Para a reprodução total ou parcial dos artigos publicados em INTERDISCIPLINARIA sera necessária uma autorização escrita dos Editores, com o objetivo de se reconhecer que o texto, os gráficos, as tabelas etc., foram publicados pela primeira vez nesta revista.

Quando um autor incluir no seu artigo entrevistas ou dados (tabelas, gráficos etc.) de trabalhos publicados anteriormente, seja em livros ou publicações periódicas, é sua a responsabilidade da apresentação aos Editores de INTERDISCIPLINARIA da autorização escrita do primeiro editor.

 

 

Forma e preparação dos manuscritos

Todos los trabajos deberán enviarse en disquetes e impresos por triplicado con tipografía Times New Roman no menor a 12 puntos de cuerpo, en hojas A4, con interlineado doble y márgenes suficientes como para permitir las posibles correcciones editoriales. Se sugiere preparar los archivos con Word 6.0 o similar e informar el software utilizado.

Todos os trabalhos deverão ser enviados em disquetes e impressos em três cópias com tipografia Times New Roman, não menor que fonte 12, em folha A4, com espaçamento duplo e margens suficientes como para permitir as possíveis correções editoriais. Sugerimos que sejam preparados os arquivos em Word 6.0 ou similar e informado o software utilizado.

A extensão das contribuições não deve superar as trinta páginas incluindo duas páginas com tabelas e duas com gráficos, ficando a cargo do autor as despesas de impressão de tudo o que exceder estes limites, seja de texto, tabelas, gráficos etc., que considere oportuno publicar. Em casos excepcionais, o Comitê Editorial autorizará a publicação de artigos mais extensos. Cada autor incluirá um breve curriculum vitae. Na capa, devem figurar os seguintes dados:

a) Título e subtítulo, se houver.

b) Sobrenome e nomes do autor ou autores.

c) Título abreviado.

d) Data de envio do manuscrito.

e) Instituição onde se realizou o trabalho.

f) Domicílio e telefone do autor.

g) Endereço de e-mail.

h) Cidade onde o trabalho foi redigido e data de finalização do mesmo.

i) Filiação acadêmica do autor ou autores: títulos acadêmicos e cargos atuais.

A ordem considerada na apresentação do trabalho é a seguinte:

a) Resumo em espanhol (aproximadamente 250 palavras) que contenha as palavras-chave.

b) Palavras-chave em espanhol para facilitar a recuperação do material.

c) Resumo em inglês (aproximadamente 600 palavras) que contenha as palavras-chave.

d) Palavras-chave em inglês, para facilitar a recuperação do material.

e) Texto.

f) Referências bibliográficas.

g) Tabelas, figuras, gráficos e fotografias deverão ser enviadas em folhas separadas do texto.

h) Serão apresentads em folhas separadas todas as notas de rodapé concernentes ao texto, tratando de incluir a menor quantidade possível.

i) Os agradecimentos devem trazer o nome, afiliação acadêmica e o tipo de colaboração emprestada.

j) Todas as páginas, exceto a primeira, devem ser enumeradas correlativamente com números arábicos no ângulo superior direito.

As referências serão citadas dentro do texto com o sobrenome do autor e o ano da publicação entre parêntese. Exemplo: Já se assinalou que o problema da invariancia fatorial deve ser estudada considerando o propósito da análise fatorial (Thurstone, 1969).

As entrevistas textuais devem ser transcritas entre aspas e ir seguidas da correspondente referência bibliográfica: sobrenome do autor, ano da publicação e página citada, entre parêntese.

A numeração das notas de rodapé deve ser correlativa ao longo do texto. Dentro do mesmo, estas notas serão assinaladas com números arábicos elevados com relação à linha escrita ou impressa.

O uso de pesos e de outras medidas deve, sempre que possível, ser expresso no sistema métrico decimal.

As tabelas deverão estar numeradas consecutivamente, com números arábicos, e levar os correspondentes títulos e subtítulos na margem superior. O título indicará: Tabela. O subtítulo deve ser conciso, preciso e descritivo, de modo que o leitor não precise recorrer ao texto para compreender o conteúdo da tabela. No verso da folha será escrito a lápis o título do artigo e o número da tabela.

Os gráficos deverão ser realizados em papel branco, tamanho A4, em sistemas de computação, utilizando somente cor preta e serão numerados correlativamente com números arábicos. Para títulos e subtítulos, as normas são as mesmas que para as tabelas.

As fotografias devem ser em branco e preto, em papel mate ou brilhante. Na parte superior do verso será escrita a lápis o número da foto e o título do artigo. As indicações para títulos são iguais que para as tabelas, mas, neste caso, serão escritas em folha à parte incluindo a legenda, se houver.

Referências bibliográficas

A seção Referências bibliográficas será incluída à continuação do texto, em páginas à parte. Deve-se notar que são solicitadas as referências bibliográficas e, portanto, devem constar nelas única e exclusivamente todas as entrevistas contidas no texto.

Esta seção deve ser preparada organizando as entrevistas alfabeticamente, de acordo com os sobrenomes dos autores e na seguinte ordem:

a) Os trabalhos de um só autor precedem os de vários autores que começam com o mesmo sobrenome.

b) As referências do mesmo primeiro autor e de diferentes segundo ou terceiro autores deverão ser organizadas alfabeticamente pelo sobrenome do segundo ou terceiro autor e assim sucessivamente.

c) As referências nas quais se repetem os autores de maneira idêntica devem ser organizadas cronologicamente.

d) As referências dos mesmos autores e da mesma data de publicação devem ser orgnizadas alfabeticamente, segundo seu título.

Os livros devem ser citados indicando: Sobrenome e iniciais do autor. (ano). Título. Lugar de publicação: Editor comercial. Por exemplo:

Thurstone, L.L.(1969). Multiple fator analysis. A development expansion of the vectors of mind. Chicago: The University of Chicago Press.

As publicações periódicas devem ser citadas assim: Sobrenome e iniciais do autor ou autores (ano). Título da publicação, volume e/ou número, páginas que abrange o trabalho. Por exemplo:

Barchelder, W.H. & Bershad, N.J. (1979). The statistical analysis of a Thurstone model for rating chess players. Journal of Mathematical Psychology, 19(1), 39-60.

Nas entrevistas de fontes eletrônicas também deve ser colocada a data de consulta e o endereço de internet correspondente.

Toda entrevista que não seja em inglês deve conter, entre colchetes, a tradução do título do trabalho em inglês.

 

 

Envio de manuscritos

Perante qualquer dúvida sobre a apresentação dos manuscritos, por favour, dirigir-se ao Escritório Editorial.

Cada autor receberá, sem custo, dois exemplares do correspondente número de INTERDISCIPLINARIA. As separatas podem ser solicitadas por e-mail a: lcalvo@conicet.gov.ar ou a ciipme@ssdnet.com.ar.

As opiniões e o conteúdo dos artigos publicados em INTERDISCIPLINARIA são de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2008 Centro Interamericano de Investigaciones Psicológicas y Ciencias Afines (CIIPCA)

Facultad de Psicología
Tte. Gral. J. D. Perón 2158 (C1040AAH) Buenos Aires, Argentina
Tel./Fax: (54 11) 4953-1477/3541


ciipme@ssdnet.com.ar