ISSN 1679-4427
ISSN virtual 1984-980X

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Apresentação

Para serem submetidos às apreciações da Comissão Editorial e do Conselho Científico da Revista Saúde Mental e Subjetividade, os trabalhos devem apresentar conteúdo associado ao campo da Saúde Mental, compreendendo investigações teóricas e metodológicas em Psicologia e processos de subjetivação. Espera-se que o texto tenha sequência argumentativa lógica, adequação estilística científica, fundamentação teórica e metodológica, formatação adequada para a publicação, referências bibliográficas completas, e que constituam contribuição relevante e original para o estudo e a práxis dos profissionais que atuam no campo da Saúde Mental. Os conteúdos devem estar atualizados, assim como as referências bibliográficas.

Em todas as modalidades, os textos devem ser precedidos por folha de rosto, trazendo o título do trabalho, a instituição à qual o trabalho acadêmico está associado, os nomes de todos os autores e coautores, bem como suas respectivas titulações, associadas à competência para o texto. Dentre eles, deve haver ainda a indicação do autor com quem a Comissão editorial e os pareceristas poderão estabelecer contato (e-mail e telefone). O texto, propriamente dito, apresentado a partir da folha seguinte, deve ser precedido por título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.

 

Modalidades das comunicações

1. Estudo teórico - discussão de temas e problemas teóricos, envolvendo reflexão crítica e indicação de avanços científicos no “estado da arte” a eles associados. Enquadram-se nesse formato: artigos, ensaios e conferências. Espera-se que o texto seja estruturado por apresentação, desenvolvimento argumentativo, considerações finais e referências completas, em cerca de 15 laudas.

2. Relato de pesquisa - apresentação de material desenvolvido e lastreado por pesquisa empírica, acompanhado de discussão analítica e crítica, metodologicamente fundamentada e adequada. Enquadram-se nesse formato: artigos, comunicações em eventos científicos e argumentos consistentes, resultantes de trabalhos acadêmicos e aplicados, bem fundamentados por metodologia adequada. Espera-se que o texto seja estruturado por apresentação introdutória abrangente, apresentação do relato ou material em foco, análise elucidativa e crítica do material apresentado e referências completas, em cerca de 15 laudas.

3. Traduções e resenhas - apresentação de texto sintético, de conteúdo relevante, de obra de interesse para a área.

seja a tradução de texto clássico ou recente em outra língua para o português, que represente contribuição ou atenda ao interesse para a área;

seja a resenha de texto clássico ou recente, que represente contribuição ou atenda ao interesse para a área;

seja a resenha de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado de autoria própria ou de outrem, que represente contribuição ou atenda ao interesse para a área.

Espera-se que o texto seja estruturado por informações preliminares completas da obra traduzida ou resenhada, apresentação introdutória informativa do texto, apresentação do conteúdo, considerações finais e/ou críticas em, no máximo, 10 laudas.

 

Orientações sobre a formatação dos textos

Os trabalhos devem ser redigidos em português.

Títulos, resumos e palavras-chave devem ser redigidos em português, espanhol e inglês.

O resumo não deve exceder o limite de 10 linhas e as palavras-chave devem restringir-se a um número máximo de 5.

Espaço: 1,5; fonte: Times new roman; tamanho da letra: 12; margens: 2,5; texto: justificado.

Formato de extensão word doc ou docx;

Imagens e tabelas no corpo do texto e em formato editável (word, Tiff ou JPEG), restringindo ao máximo de 5 imagens/tabelas.

Páginas numeradas (inferior-direita);

Normas ABNT.

O trabalho pode ser enviado para o e-mail mentalpsicologia@unipac.br.

Na folha de rosto, os dados do(s) autor(es), titulação, instituição e contato devem estar restritos às informações estritamente necessárias.

Na folha de rosto que precede o texto, devem figurar o título do trabalho e nome(s) do(s) autor(es) com as referências do(s) mesmo(s), tais quais os autores desejarem ver publicados, não excedendo 3 linhas, destacado o autor de contato.

 

Tramitação de envio e recebimento do texto

O autor de contato do texto enviado deverá aguardar um retorno pela mesma via (e-mail: mentalpsicologia@unipac.br) quanto à confirmação de recebimento do texto e, logo, outra mensagem com a informação de encaminhamento do mesmo a um parecerista do Conselho Científico da Revista ou a devolução do texto, no caso de alguma inadequação.

Uma vez dado o parecer, o resultado será encaminhado ao autor de contato, explicitando aprovação, recusa ou necessidade de reformulação do texto. Ficará a critério dos autores rejeitarem a orientação ou acatarem possíveis necessidades de reformulações orientadas pelos pareceristas, consideradas fundamentais para a publicação; e, neste caso, procedê-las e reencaminharem o texto reformulado.

 

Direitos autorais

Os autores dos textos aprovados para a publicação deverão assinar Termo de Cessão de Direitos Autorais à Revista Saúde Mental e Subjetividade, conforme documento que seguirá com a comunicação da aprovação para a publicação.
 

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Revista Saúde Mental e Subjetividade
©2021 Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)– Campus Barbacena
Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Socioeducacional
Rodovia MG 338, km 12
Barbacena - MG CEP 36201-143
Tel.: (32) 3339-4960 / 3339.491
0


mentalpsicologia@unipac.br