ISSN 1679-4427 versão impressa
ISSN 1984-980X versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Apresentação

A revista Mental recebe textos encomendados ou remetidos espontaneamente por estudiosos e pesquisadores do campo da saúde mental.

A Revista Saúde Mental e Subjetividade é uma revista acadêmica destinada à difusão de conhecimentos no campo da Saúde Mental e de investigação em Psicologia e Processos de Subjetivação que avaliam e discutem a pertinência ética relativa a esse campo interdisciplinar. Constitui-se em um espaço especialmente voltado para acolher estudos de interface a temas de saúde mental, sob a forma de artigos, conferências, resenhas, ensaios, entrevistas e debates.
Com vistas a criar um espaço de interlocução dos materiais e reflexões produzidos por esses campos, estamos aceitando publicações. Atualmente, a revista possui 19 volumes editados. Foi avaliada pela CAPES, na área de Saúde Mental no ano base 2012, com Qualis B2. A Revista dispõe de Conselho Editorial coeso com a área de escopo e de renomados pesquisadores como Pareceristas Externos.

Maiores informações
e-mail: mentalpsicologia@unipac.br

 

Critérios para avaliação dos trabalhos recebidos para publicação

Para serem submetidos à apreciação do Conselho Editorial da Revista Saúde Mental e Subjetividade, os trabalhos não poderão ter sido publicados anteriormente e não poderão ser simultaneamente submetidos ou publicados em outro meio de divulgação científica ou de pesquisa. É imprescindível demonstrarem consistência teórica, coerência quanto às fundamentações nas quais se norteiam, e apresentarem originalidade. Salientamos que os trabalhos devem contribuir para o estudo e a práxis dos profissionais que atuam no campo da saúde mental. Em se tratando de trabalhos científicos (artigos, ensaios, conferências e debates) é necessário estar explícita a visão do autor pertinente à sua formação profissional. Os textos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não haverá alteração em seu conteúdo, sem prévia autorização. A apresentação bibliográfica exigida segue as orientações estabelecidas pela norma da ABNT.

 

Categorias do manuscrito

1. Estudo teórico - discussão de temas e problemas fundamentados teoricamente, envolvendo reflexão crítica e indicação de avanços científicos no estado da arte a ele associado. É necessário conter: resumo, introdução, método, resultados, discussão e conclusão ou considerações finais e referências. Deve conter cerca de 20 laudas.

2. Relato de pesquisa - investigação original, de relevância científica, baseada em estado da arte e dados empíricos, lastreada em metodologia específica e discussão. É importante que seja explicitada a contribuição da pesquisa para a produção do conhecimento em Psicologia. É necessário conter: introdução, método, resultados, discussão e conclusão ou considerações finais. Deve conter cerca de 20 laudas, não considerando resumos e referências.

3. Relato de experiência - relatos de experiência relacionados à intervenção profissional, de interesse e relevância científica e social para as diferentes áreas do conhecimento psicológico, e que demonstrem contribuições para a melhoria de práticas profissionais em Psicologia. É necessário conter: resumo, introdução, método, resultados, discussão e conclusão ou considerações finais e referências. Deve ter entre 15 e 20 laudas, não considerando resumos e referências.

4. Resenhas - A resenha deverá conter no máximo 10.000 caracteres com espaços (cerca de 5 laudas). É necessário conter: Título da resenha, nome do resenhador, nome do autor do livro/texto resenhado.
Em todas as modalidades deverão conter a identificação dos autores e coautores, instituição, titulação e endereço completo (incluindo CEP, telefone e endereço eletrônico).

 

Critérios gerais para avaliação dos manuscritos

1- Os trabalhos enviados devem ser redigidos em português e, obrigatoriamente com resumo (português), resumen (espanhol) e abstract (inglês);

2- O resumo deve conter o contexto teórico do estudo, objetivo, método, resultados, discussão e conclusão. De 150 a 250 palavras, e de 3 a 5 palavras-chave em cada um dos resumos;

3- Espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens 2,5, justificado.

4- Formato de extensão word doc ou docx;

5- Imagens e tabelas no corpo do texto e em formato editável (word, Tiff ou JPEG). Serão aceitos o máximo de 5 imagens/tabelas por manuscrito;

6- Páginas numeradas (superior-direita);

7- O método deve salientar o delineamento e os procedimentos de pesquisa: participantes, variáveis ou categorias estudadas, instrumentos de coleta de dados e análise dos dados sistematizados;

8- Normas ABNT.

O trabalho pode ser enviado para o e-mail mentalpsicologia@unipac.br
O nome do autor e quaisquer outros dados de identificação da autoria só devem constar na página de rosto, devendo o título ser repetidos isoladamente na página inicial, começando o texto.
O autor deve anexar e informar os seus créditos acadêmicos e profissionais (em três linhas no máximo), além do endereço completo (CEP, bairro, cidade, UF), telefone e e-mail.

 

Descrição dos procedimentos de tramitação

Ao serem recebidos, os trabalhos passam por uma conferência preliminar relativa aos dados exigidos (o não cumprimento das orientações implicará na interrupção desse processo). A seguir, são remetidos aos conselheiros para emissão de parecer, preservada a identidade do autor. Os artigos aprovados são encaminhados à editora e todos os autores são notificados sobre a aprovação, reprovação ou necessidade de reformulação de seu trabalho. Nesse caso, fica a critério do autor acatar ou rejeitar a orientação.

 

Direitos autorais

Sendo o artigo aprovado para publicação, os autores deverão assinar termo de cedência dos direitos autorais do manuscrito à Revista Saúde Mental e Subjetividade.
Neste termo deve constar que o autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem a prévia e necessária autorização seja solicitada.
 

 

Declaração de Direito Autoral

1 - Artigos e Capítulos de livro
Colocar a referência bibliográfica nesta ordem: autor, título do artigo / capítulo, nome do autor do livro, título do livro (em itálico), subtítulo (sem itálico), edição (somente após a 2º), local de publicação (cidade), editora, data de publicação, volume, capítulo, páginas (inicial e final), série ou coleção.
Exemplos

  • Autor de capítulo e do livro
  •  

     

    [Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


    © 2009 Universidade Presidente Antonio Carlos

    KM 12, MG-338 - Colônia Rodrigo Silva
    36201-143 Barbacena - MG -Brasil
    Tel.: +55 32 3339-4960


    publicacao@unipac.br