ISSN 1517-2430 versão impressa |
INSTRUÇÕES AOS AUTORES |
1. A revista Natureza Humana publica textos inéditos, bem como estudos de casos clínicos, documentos, acompanhados ou não de apresentações e comentários, traduções de textos clássicos, acompanhadas ou não de apresentações e comentários, e resenhas que tenham ligação direta com a sua temática. 2. Os originais poderão ser enviados em quatro línguas: português, espanhol, inglês e francês. 3. Os textos devem ser enviados em disquete de 3 ½" em padrão compatível com WORD FOR WINDOWS, em texto corrido, teclando “enter” apenas uma vez para a mudança de parágrafo, e sem a utilização de tabulação ou hifenização. 4. Também devem ser enviadas 2 cópias impressas em espaço duplo (inclusive as notas e a referência bibliográfica). Os autores poderão optar pelo envio de seus textos via internet (natureza@that.com.br), por “attachement”, o que dispensa o envio de cópias em papel. 5. Na capa de cada trabalho enviado devem constar:
6. Os colaboradores devem seguir, na apresentação de seus trabalhos, a prática editorial da Revista, no que se refere aos padrões de citações, notas de pé de página e referências bibliográficas, referências a artigos, livros, revistas, etc. 7. Os trabalhos devem ser enviados à Comissão Editorial no endereço da Revista. 8. A Comissão Editorial não se compromete a devolver os originais enviados. 9. Todos os trabalhos serão submetidos (anonimamente) à arbitragem de dois referees. Os artigos não aceitos receberão um parecer científico com a justificativa da recusa. A Comissão Editorial se reserva o direito de enviar um parecer pedindo ao autor que modifique ou reelabore seu trabalho, total ou parcialmente, sem que isto configure o compromisso com a aceitação final do trabalho para a publicação. 10. Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos receberão, gratuitamente, 10 separatas e dois exemplares da Revista em que seu artigo foi publicado. 11. Com a publicação dos originais, o autor cede automaticamente à Revista os direitos autorais de seu texto. 12. Pedimos aos colaboradores que, nas citações referentes aos textos de D. W. Winnicott, utilizem o padrão de referência estabelecido por Knud Hjulmand (cf. Natureza Humana, v. 1, n. 2, 1999) |
1.
Para as passagens citadas nos artigos. 2. Padrões utilizados ao longo do texto: “texto texto texto” (Stein 2000, p, 117) ou b) todo artigo (seja publicado em livro, revista, coletânea, etc.) será colocado entre aspas: Como diz Reis em “Ouvir a voz do amigo...”, 1 la metafísica... c) palavras em outra língua, inclusive em latim, sempre em itálico; inclusive os seguintes padrões: et al., ibid., passim, idem, op. cit., apud d) não utilizar sublinhado; e) não utilizar negrito (a não ser nos títulos dos artigos e das seções dos mesmos); f) para destaques, utilizar itálicos. 3. Para as referências bibliográficas ao final do texto: a) Livros: Lins, Maria I. e Luz, Rogerio 1998: D. W. Winnicott – experiência clínica & experiência estética. Rio de Janeiro, Revinter. Mahler, Margareth et al. 1977: O nascimento psicológico da criança. Rio de Janeiro, Zahar.
Winnicott, Donald. W. 1989a: Psycho – Analytic Explorations. Cambridge, Mass., Harvard University Press. Traducción brasileña: Explorações psicanalíticas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994. b) Coletâneas. De Boni, Luiz A. (org.) 1996: Festschrif em homenagem a Ernildo Stein. Petrópolis, Vozes. Kisiel, Theodore e Van Buren, John (orgs.) 1994: Reading Heidegger from the Start. Albany, State University Press of New York. Dastur, Françoise et al. (orgs.) 1998: Heidegger and the Question of Time. New York, Humanity Books. c) Capítulos ou artigos de livros. Winnicott, Donald 1989m: “A importância do setting no encontro com a regressão na psicanálise”. In: Winnicott 1989a. - Nesse caso, Winnicott 1989a deve constar, com a referência completa, nas referências de livros. d) Artigo de revista. Reis, Róbson R. 1999: “Heidegger, a transcendência como jogo”. Praxis filosófica, v. 10, n. 11, pp. 341-53. 4. Quanto às notas. a) no corpo do texto são colocadas apenas as notas explicativas. b) as notas de referência são incorporadas no próprio corpo do texto: “textotextotexto” (Stein 2000, p. 117); c) NE corresponde as notas do editor; d) NR corresponde a notas de la redação; e) Exemplos para a posição das notas: Como afirmou Heidegger ao abordar a desconstrução2 … 5. Em todos os artigos devem constar resumo e palavras-chave em português e em inglês, e, caso o artigo esteja em outra língua que não estas, também na língua de origem do mesmo.
1 Cf. Reis 1998. |
Descrição dos procedimentos de tramitação dos manuscritos
Tão logo o material tenha sido recebido, ele é enviado a dois consultores a fim de elaborarem seus pareceres segundo roteiro apresentado abaixo, e dentro do prazo de um mês. Após o retorno dos pareceres, estes são enviados para o autor para que sejam levados em consideração os apontamentos feitos. Os nomes dos autores e dos consultores não serão informados em nenhuma hipótese. Toda documentação referente a esses trâmites fica arquivada em nossa secretaria. |
Aos consultores pede-se que respondam às perguntas abaixo:
|
[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]
© 2011 Sociedade Brasileira de Fenomenologia e Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana
Rua João Ramalho, 146 - Perdizes
05008-000 - São Paulo - SP
Tel.: +55-11 3676-0635