ISSN 2175-3548 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Perspectivas em Análise do Comportamento aceita artigos em português, espanhol ou inglês. Artigos escritos em português também devem apresentar resumos em espanhol e inglês. Da mesma forma, artigos escritos em espanhol têm de incluir resumos em português e inglês. Artigos escritos em inglês, por sua vez, devem apresentar resumos em português e espanhol.

Os artigos têm de ser submetidos eletronicamente no formato .doc, em fonte Times New Roman, de tamanho 12, com espaçamento duplo entre linhas e alinhamento recuado à esquerda.

Os manuscritos devem obedecer às normas de estilo descritas na sexta edição do Manual de Publicação da Associação de Psicologia Americana (APA, 2010).

Cada artigo deve ser acompanhado por uma carta na qual todos os autores (a) autorizam a revista a conduzir o processo editorial e (b) confirmam que o manuscrito não está sendo avaliado nem será submetido à avaliação em outra revista durante o processo editorial em curso na Perspectivas em Análise do Comportamento.

O processo editorial terá início apenas se essas exigências forem cumpridas. Caso contrário, o manuscrito será devolvido aos autores para a realização das modificações necessárias. Assim que receber a versão atualizada, o Editor imediatamente a notificará.

 

Assegurando a avaliação por pares

Para assegurar a integridade da Avaliação Cega por Pares, devem-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e de avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isso exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) adotem algumas precauções com o texto e com as propriedades do documento:

1. Checar se os autores do documento excluíram do texto seus nomes, substituindo-os por "Autor" e ano (e.g., Autor, 2014), em referências e notas de rodapé.

2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação dos autores deve ser removida das propriedades do documento, clicando na sequência: Arquivo > Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

 

Apresentação dos manuscritos

O manuscrito deve ser organizado na sequência apresentada abaixo. Primeira Página Folha de rosto com as seguintes informações:

• Título em português, inglês e espanhol (no máximo, 15 palavras).

• Sugestão de título curto no idioma em que o manuscrito foi redigido (no máximo, seis palavras).

Segunda Página

Resumo em português, com até 200 palavras e descrição das palavras-chave (três a cinco, no máximo), digitadas com letras minúsculas e separadas por vírgula, em ordem decrescente de importância.

Terceira Página

Resumo em inglês, com até 200 palavras e descrição das palavras-chave (três a cinco, no máximo), digitadas com letras minúsculas e separadas por vírgula, em ordem decrescente de importância.

Quarta Página

Resumo em espanhol, com até 200 palavras e descrição das palavras-chave (três a cinco, no máximo), digitadas com letras minúsculas e separadas por vírgula, em ordem decrescente de importância. É fundamental a equivalência entre os resumos em português, inglês e espanhol.

Quinta e Demais Páginas

Corpo do texto, elaborado conforme as normas de estilo registradas na sexta edição do Manual de Publicação da Associação de Psicologia Americana (APA, 2010).

É necessário identificar no texto os locais onde tabelas e figuras devem ser inseridas. Elas têm de ser apresentadas com títulos e números, cada qual em uma nova página, no final do manuscrito. Além disso, devem ser enviadas no formato JPG (ou compatíveis) e não podem exceder 14,5 cm de largura e 21 cm de altura.

Abaixo, são indicadas orientações gerais para a preparação de tabelas e figuras. Para informações adicionais, consulte a sexta edição do Manual de Publicação da Associação de Psicologia Americana (APA, 2010).

 

Citações e notas:

Exemplos de Citações no Texto

Um autor

Para Kazdin (1978), dois programas de pesquisa influenciaram o desenvolvimento do trabalho aplicado. ou Dois programas de pesquisa influenciaram o desenvolvimento do trabalho aplicado (Kazdin, 1978).

Dois autores

Segundo Dougher e Hayes (1999), a análise do comportamento apresenta uma ênfase na aplicação prática durante a década de 1960.

ou

Durante a década de 1960, a análise do comportamento apresenta uma ênfase na aplicação prática (Dougher & Hayes, 1999).

Três a cinco autores

Citar os sobrenomes de todos os autores na primeira ocorrência. Depois, citar apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido por “et al.”

Se a primeira citação ocorreu dentro de parênteses, a primeira citação fora de parênteses deve conter os sobrenomes de todos os autores (e vice-versa), conforme os exemplos abaixo.

Primeira ocorrência.

Baer, Wolf e Risley (1968) escreveram um artigo intitulado . . .

Segunda ocorrência.

Segundo Baer et al. (1968), . . .

Terceira ocorrência, sendo a primeira entre parênteses.

A análise aplicada do comportamento caracteriza-se por . . . (Baer, Wolf & Risley, 1968).

Qualquer nova ocorrência.

Baer et al. (1968) ou (Baer et al., 1968).

Seis ou mais autores

Citar apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido por “et al.”, tanto dentro quanto fora de parênteses.

Autor institucional

Na primeira ocorrência, adotar a seguinte grafia, por exemplo: National Institute of Mental Health (NIMH, 2003) ou (National Institute of Mental Health [NIMH], 2003). Nas demais ocorrências, utilizar apenas a sigla.

Observação

Artigos e livros com diferenças entre a data de publicação e a versão consultada devem ser referenciados na seguinte ordem, com os anos separados por uma barra: Skinner (1953/2005) ou (Skinner, 1953/2005).

Não é necessário informar em nota de rodapé que a primeira data representa o ano da edição original e a segunda, o ano da edição consultada.

 

 

 

Referências bibliográficas:

Livro

Skinner, B. F. (1965). Science and human behavior. New York: Free Press. (Trabalho original 8 publicado em 1953.)

Livro traduzido

Skinner, B. F. (2005). Ciência e comportamento humano (J. C. Todorov & R. Azzi, Trads.). São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1953.)

Capítulo de livro

Zamignani, D. R. & Vermes, J. S. (2003). Propostas analítico-comportamentais para o manejo de transtornos de ansiedade: Análise de casos clínicos. Em H. M. Sadi & N. M. S. Castro (Orgs.), Ciência do comportamento: Conhecer e avançar (Vol. 3, pp. 117-136). Santo André: ESETec.

Artigo em periódico científico

Martone, R. C. & Todorov, J. C. (2007). O desenvolvimento do conceito de metacontingência. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 3, 181-190.

Monografia, dissertação ou tese

Borges, N. B. (2005). História comportamental: Estudo dos efeitos da exposição a diferentes esquemas sobre um desempenho posterior (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Publicação de associações

Associação de Psiquiatria Americana (2000). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (4a. ed.; D. Batista, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1994.)

Trabalhos retirados da internet

Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2010). Problemas de citação em publicações de psicologia. Interação em Psicologia, 14, 103-107. Retirado de http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/psicologia/article/view/15317/12926

Observações

Trabalhos com até sete autores devem conter os nomes de todos eles.

Exemplo:

Northup, J., Jones, K., Broussard, C., DiGiovanni, G., Herring, M., Fusilier, I., & Hanchey, A. (1997). A preliminary analysis of interactive effects between common classroom contingencies and methylphenidate. Journal of Applied Behavior Analysis, 30, 121-125.

Quando o trabalho tiver oito ou mais autores, deve-se colocar os nomes dos seis primeiros, seguidos por três pontos separados por espaços e o nome do último autor.

Exemplo:

Gilbert, D. G., McClernon, J. F., Rabinovich, N. E., Sugai, C., Plath, L. C., Asgaard, G., . . . Botros, N. (2004). Effects of quitting smoking on EEG activation and attention last for more than 31 days and are more severe with stress, dependence, DRD2 A1 allele, and depressive traits. Nicotine and Tobacco Research, 6, 249-267.

No caso de livros, algumas adaptações para a língua portuguesa devem ser observadas. Por exemplo, adotar “Em” para indicar livro ao qual pertence um capítulo utilizado, em vez de “In”

Tabelas e Figuras

As informações presentes em tabelas e figuras devem complementar o texto, e não repeti-lo. Ao elaborá-las, inclua apenas os dados principais e evite recursos gráficos desnecessários. Simplicidade e concisão são bem-vindas.

Numere as tabelas e as figuras com números arábicos (e.g., Tabela 1), conforme a ordem em que aparecem no texto. Não use letras como sufixos para numerar as tabelas e as figuras (e.g., Figura 1a, Figura 1b, etc.).

Se o artigo apresenta um Apêndice com tabelas e figuras, identifique-as com letras maiúsculas e números arábicos. Por exemplo, a Tabela A1 representa a primeira tabela do Apêndice A. Já a Figura C2 se refere à segunda figura do Apêndice C.

No texto, não utilize expressões como “a tabela acima” ou “a figura da página X”. Em vez disso, refira-se às tabelas ou às figuras por meio de seus números.

Exemplos: Como mostra a Tabela 1, . . . A Figura 1 apresenta . . .

Tabelas

Título

Apresentado acima do corpo da tabela, o título deve ser curto, claro e informativo. Antes dele, porém, indique o número da tabela, conforme o exemplo:

Tabela

1 Número Total de Dissertações e Teses por Instituição de Ensino Superior

Como ilustra a tabela acima, o título deve ser apresentado em itálico e as letras iniciais de
cada palavra têm de ser maiúsculas - à exceção dos vocábulos formados por uma a três letras, como artigos, conectivos e preposições. Além disso, não se deve acrescentar ponto final após a
última palavra.

Embora não exista um tamanho pré-determinado para a fonte do título ou das palavras
presentes na tabela, certifique-se de que os vocábulos são legíveis.

Corpo da tabela

Registre em letra maiúscula apenas a primeira letra da primeira palavra de cada subtítulo,
assim como a primeira letra da primeira palavra após dois pontos (i.e., :) ou traço (i.e., -).

Cada coluna da tabela deve apresentar um subtítulo. Ao mesmo tempo, qualquer item de
uma coluna tem de ser sintática e conceitualmente comparável aos demais itens da mesma coluna.

Notas

Abaixo do corpo da tabela, é possível incluir três tipos de notas: (a) notas gerais, (b) notas específicas e (c) notas de probabilidade. Cada nota deve ser apresentada em uma nova linha, com alinhamento à esquerda.

Notas gerais informam sobre abreviações e símbolos da tabela.

Notas específicas se referem a uma coluna ou uma linha em particular. Elas devem ser
indicadas por letras sobre-escritas (e.g., a, b, c). Além disso, têm de ser ordenadas da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Notas de probabilidade revelam como determinados símbolos (e.g., *) são utilizados para
apresentar valores de p e resultados de testes estatísticos.

Notas gerais precedem notas específicas. Notas específicas, por sua vez, antecedem notas de probabilidade.


Linhas verticais e horizontais


No corpo da tabela, inclua apenas linhas horizontais e verticais indispensáveis à
organização dos dados. No lugar das linhas, privilegie a organização dos espaços em branco.


Figuras

Certifique-se de que os elementos da figura são legíveis e facilmente diferenciados. Atribua um rótulo a cada um deles e, caso necessário, explique-os na legenda. O tamanho da fonte pode variar de 8 pontos (mínimo) a 14 pontos (máximo).

Título

Apresentado abaixo da figura, o título tem de explicar brevemente seu conteúdo. Antes
dele, porém, indique o número da figura, conforme o exemplo:

 

 

Como mostra o exemplo acima, o número da figura deve ser apresentado em itálico (e.g., Figura 10) e seguido por um ponto final. Depois, na mesma linha, apenas a primeira palavra do título tem de ser registrada em letra maiúscula (e.g., Frequência). Após a última palavra, acrescente um ponto final.

Legenda

A legenda explica os símbolos ou as abreviações utilizadas pelo autor. As palavras com
mais de três letras devem ser grafadas com inicial maiúscula (e.g., Média). Informações
adicionais sobre a figura podem ser incluídas logo após o ponto final do título e têm de obedecerà mesma lógica descrita para as notas inseridas abaixo de tabelas.

Eixos

Identifique os eixos x e y da figura, com letra inicial maiúscula (e.g., Categorias).

Normas de Submissão

Perspectivas em Análise do Comportamento sugere aos autores rever de forma cuidadosa as regras ortográficas e gramaticais da língua, pois elas podem influenciar negativamente na avaliação do trabalho. Antes de enviar o manuscrito, confira se os itens abaixo foram realizados:


Em caso de submissão,


Checar aspectos de formatação do artigo:

( ) fonte Times New Roman
( ) tamanho da fonte 12
( ) formatação em espaçamento duplo
( ) alinhamento justificado

Checar aspectos da estrutura do artigo:

( ) folha de rosto apenas com título em português, espanhol e inglês - além de sugestão
de título curto
( ) resumo em português
( ) palavras-chave em português
( ) resumo em espanhol
( ) palavras-chave em espanhol
( ) resumo em inglês
( ) palavras-chave em inglês
( ) referências completas e de acordo com as normas da APA
( ) equivalência entre referências citadas no texto e listadas ao final do artigo (e vice-versa)
( ) notas (apenas se forem essenciais)
( ) tabelas e figuras, com respectivas localizações indicadas no texto e conforme formato
e tamanho requeridos para submissão
( ) apêndices (apenas se forem essenciais)


Declaração de Direito Autoral

Eu (Nós), [nome completo], [nacionalidade], [estado civil], [cargo/profissão], inscrito(a) no
CPF/MF sob no ........................................, portador da cédula de identidade
no..............................., expedida por [órgão expedidor e UF] [de todos os autores], pelo presente termo, autorizo (autorizamos) o Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, inscrito no CNPJ/MF sob o no 07.375.016/0001-28, a publicar na revista Perspectivas em Análise do Comportamento artigo intitulado .......................................................”, de minha (nossa) autoria, cedendo-lhe, a título gratuito e em caráter definitivo e exclusivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes.

Declaro (Declaramos) que a obra cedida é de minha (nossa) exclusiva autoria e que assumo (assumimos), portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.

Por ser verdade, firmo (afirmamos) o presente e dou (damos) fé. [Local / data] Nome [com
assinatura] [de todos os autores]

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial]


© 2015 Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento 
Rua Vanderley,611 · Perdizes · São Paulo - SP 
CEP 05011-001 
55 + 11 3864-9732

rcontato@revistaperspectivas.org