ISSN 1414-9893 versão impressa
ISSN 1982-3703 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

I - Informações Gerais

A revista Psicologia: Ciência e Profissão é editada pela autarquia Conselho Federal e Conselhos Regionais de Psicologia e propõe-se a publicar artigos relativos à atuação/formação profissional do psicólogo e ao ensino de Psicologia bem como manuscritos de reflexão crítica sobre a produção de conhecimento na área.

II - Orientações editoriais

A Revista Psicologia: Ciência e Profissão aceita textos redigidos preferencialmente em português. Também são aceitos manuscritos redigidos em inglês e espanhol e, a critério da Comissão Editorial, em outras línguas.

Os manuscritos devem ser inéditos, e seus originais serão submetidos a exame pela comissão editorial, que poderá recorrer ao conselho consultivo, bem como a pareceristas ad hoc, a seu critério, omitida a identidade dos autores. Pequenas modificações no texto serão feitas pela comissão editorial, mas as modificações substanciais serão solicitadas aos autores. Os artigos assinados expressam a opinião de seus autores. É permitida a reprodução parcial dos artigos desde que citada a fonte. Em síntese, o fluxo de artigos que chegam à revista Psicologia Ciência e Profissão (PCP) é o seguinte: 1) avaliação preliminar pela PCP se os manuscritos atendem as normas da revista e se são potencialmente publicáveis; 2) encaminhamento para dois avaliadores (membros do Conselho Consultivo ou pareceristas ad-hoc) que julgarão preliminarmente se não há conflitos de interesse para realizarem a avaliação, que será às cegas. No caso de pareceres contraditórios o texto será encaminhado para um terceiro avaliador; 3) encaminhamento dos pareceres para a comissão editorial para decisão final; 4) informação para o autor: se recusado, se aprovado ou se necessita de reformulações (nesse caso, é definido um prazo de 30 dias, findo o qual o artigo poderá ser desconsiderado, caso o autor não o reformule. A versão reformulada será encaminhada para avaliação dos membros da Comissão Editorial, que poderão solicitar quantas mudanças quantas forem necessárias para a aceitação definitiva do texto; 5) para os aprovados, encaminhamento para a revisão de português, sendo que poderão ser efetuadas modificações na forma do texto, mantendo o conteúdo; 6) após revisão, encaminhamento para composição e diagramação; 7) encaminhamento do texto diagramado e ilustrado para o autor revisar e devolver à revista dentro do prazo de 72 horas (caso não haja indicação de correções, o manuscrito será publicado conforme a prova); 8) publicação.


III - Tipos de texto

1. Estudos teóricos/ensaios- análises de temas e questões fundamentadas teoricamente, envolvendo reflexão crítica e questionamentos aos modos de pensar e atuar existentes e proposição de elaborações novas e oportunas (preferencialmente de 20 a 25 laudas em espaço duplo);

2. Relatos de pesquisa - investigações originais de alta qualidade, baseadas em dados empíricos, recorrendo à metodologia quantitativa e/ou à qualitativa. Importante que haja uma discussão crítica dos resultados e que seja explicitada a contribuição para a produção do conhecimento. Nesse caso, é necessário conter introdução, método, resultados, discussão e conclusões (preferencialmente de 20 a 25 laudas em espaço duplo);

3. Relatos de esperiência profissional - relatos de experiência profissional de interesse e relevância para as diferentes práticas psicológicas que contribuam para a melhoria das práticas profissionais da psicologia (preferencialmente de 15 a 20 laudas em espaço duplo).

Os textos deverão ser submetidos em formato Microsoft Word 97/2000/XP (.doc). Tabelas, gráficos e imagens (em formato JPEG) devem constar no corpo de texto. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.pol.org.br) devem estar ativas e prontas para clicar.


IV - Encaminhamento e apresentação dos trabalhos

1. Deve ser enviada via sistema uma carta de encaminhamento b) que não está submetido à outra revista para publicação; c) queforam atendidos todos os procedimentos éticos exigidos pela legislação vigente; d) envio do parecer de Comitê de Ética sempre que o artigofor referente a pesquisa que envolve a participação de seres humanose) a autorização do processo editorial. Os documentos dos itens e devem ser digitalizados e submetidos como anexo da submissão.

MODELO DE CARTA DE ENCAMINHAMENTO (Deve ser digitalizada e encaminhada via sistema)

Local, data

À COMISSÃO EDITORIAL,

Senhores,

Encaminhamos à comissão editorial para apreciação e publicação o artigo intitulado [digite o nome do artigo], que se trata de um [estudo teórico/ensaio, relato de pesquisa, relato de experiência profissional, comunicação ou ressonância].

Declaramos ainda que o presente trabalho é inédito e original, que não está submetido a outra revista para publicação, que atende a todos os procedimento éticos pela legislação vigente e autorizamos o processo editorial.

Estamos desde já à inteira disposição para quaisquer informações que se fizerem necessárias.

Atenciosamente,

[nome do signatário]

[cargo do signatário] 

2. Folha de rosto com o nome do(s) autor(es) contendo: a) título em português (com, no máximo, 12 palavras);b) sugestão de título resumido em português; c) título em inglês; d) título em espanhol, e) nome de cada autor, seguido da afiliação institucional e titulação; f) endereço completo para publicação e para envio de correspondência, fax, telefone e endereço eletrônico.

3. Resumo em português, com 150 a 200 palavras e acompanhado de quatro palavras-chave (as palavras-chave devem constar do vocabulário Terminologia em Psicologia, disponível na Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia – BVS-Psi: www.bvs-psi.org.br). O resumo de um artigo teórico/ensaio deve mencionar o tópico abordado, o objetivo, o tema sob análise do autor, as fontes usadas (reflexões do próprio autor ou revisão de literatura) e conclusões. No caso de relato de pesquisa, o resumo deve conter a descrição sucinta do problema investigado, as características dos participantes, o método utilizado na coleta de dados, os resultados e as conclusões. Quando o texto for referente a relato de experiência, deve incluir uma exposição breve da experiência realizada, destacando os participantes e resultados alcançados bem como as conclusões e as sugestões do autor.

4. Resumo e palavras-chave em inglês (abstract e keywords) e em espanhol (resumen e palabras clave), compatível com o resumo e as palavras-chave em português.

5. Texto digitado em Times New Roman, fonte 12, espaço duplo e margens de 2 cm.

6. Anexos, apenas quando de fato sejam indispensáveis à compreensão do texto. Devem comparecer no final do texto, numerados na ordem de apresentação.

7. Figuras e tabelas, que devem incluir legendas e serem inseridas no corpo de texto do artigo. Na apresentação das citações no texto e referências, Psicologia: Ciência e Profissão baseia-se no manual editado pela American Psychological Association (APA, 2001)¹.

1;American Psychological Association. (2001). Publication manual of the American Psychological Association (5th ed.). Washington, DC: Author.


V - Citações no texto

1. As notas não bibliográficas devem ser reduzidas a um mínimo, ordenadas por algarismos arábicos e colocadas ao final do artigo, antes das referências. Só deverão ser incluídas aquelas absolutamente imprescindíveis para a leitura compreensiva do texto.

2. As citações de autores devem ser feitas por meio do último sobrenome, seguido do ano de publicação do trabalho. Exemplo: Macedo (2005).

No caso de citação de artigo de autoria múltipla, as normas são as seguintes:

a) três a cinco autores – a primeira vez em que aparecem no texto cita-se o sobrenome de todos os autores; nas citações subseqüentes menciona-se o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão “et al.”. O sobrenome dos autores é mencionado sempre em caixa baixa, em todas as citações, com a primeira letra maiúscula. O “e” é usado para separá-los no texto quando os sobrenomes não estiverem dentro de parêntesis. Quando a citação se encontra entre parêntesis, o símbolo “&” deverá ser colocado antes do último autor. Exemplos: O método proposto por Siqueland e Delucia (1969) ou O método foi inicialmente proposto para o estudo da visão (Siqueland & Delucia, 1969). Na lista final de referências todos os nomes dos autores deverão ser citados.
b) seis ou mais autores - no texto, desde a primeira citação, somente o sobrenome do primeiro autor é mencionado seguido da expressão “et al.”. Exemplos: Como analisam Thielen et al. (2007), ou ainda, Para certos autores (Thielen et al., 2007). Nas referências cita-se o sobrenome dos seis primeiros autores e abrevia-se o sétimo autor e os subseqüentes (se houver), utilizando-se a expressão “et al.”; todos os nomes são relacionados em caixa baixa, entre vírgulas, com o símbolo “&” antes do sobrenome do último autor.

4. As citações de obras antigas e reeditadas devem ser feitas da seguinte maneira: Franco (1790/1946).

5. No caso de transcrição, na íntegra, de um texto, a citação deve ser apresentada entre aspas duplas acrescida da página citada. Exemplo: “A modificação dos valores constatada na atualidade resulta da passagem de valores virtuosos...” (Conte, Oliveira, Henn, & Wolff, 2007, p. 97).

Citações textuais com 40 ou mais palavras, devem ser apresentadas em parágrafo próprio, sem aspas, iniciando com a linha avançada (mesma posição do parágrafo) e terminando com a margem sem recuo.

VI - Referências

Os títulos de livros, periódicos, relatórios, teses e trabalhos apresentados em congressos devem ser colocados em itálico.

1. Artigo em periódico científico

Gomide, P. I. C., Guimarães, A. M. A., & Meyer, P. (2003). Análise de um caso de extinção do poder familiar. Psicologia: Ciência e Profissão, 23(4), 42-47.

Em referências até cinco autores, todos os nomes dos autores são mencionados. No caso de referências com seis ou mais autores, indicam-se os sobrenomes dos seis primeiros autores e abrevia-se o sétimo autor e os subseqüentes (se houver) usando-se a expressão latina “et al.”:

Carvalho Neto, M. B., Maestri, T. C., Tobias, G. K. S., Ribeiro, T. C., Coutinho, E. C. N. N., Miccione, M. M. et al. (2005). O jato de ar quente como estímulo punidor em rattus norvegicus. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(3), 335-339.

2. Livros

Féres-Carneiro, T. (1983). Família: diagnóstico e terapia. Rio de Janeiro: Zahar.

Piaget, J. (2002). A construção do real na criança (3a ed., R. A. Vasques, trad.). São Paulo: Ática.

3. Obras antigas com reedição em data muito posterior

Franco, F. M. (1946). Tratado de educação física dos meninos. Rio de Janeiro: Agir. (Trabalho original publicado em 1790)

4. Capítulo de livro

Blough, D. S., & Blough, P. (1977). Animal psychophysics. In W. K. Honing & J. E. Staddon (Eds.), Handbook of operant behavior (pp. 514-539). Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.

Freud, S. (1977). Histeria. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 1, pp. 77-102). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1888)

5. Autoria institucional

American Psychiatric Association. (1988). DSM-III-R, Diagnostic and statistical manual of mental disorder (3rd ed. rev.). Washington, DC: Author.

6. Relatório técnico

Birney, A. J., & Hall, M. M. (1981). Early identification of children with written language disabilities (Relatório n. 81-1502). Washington, DC: National Educational Association.

7. Trabalho apresentado em evento

Yamamoto, M. E. (2001). O uso do laboratório no ensino de psicologia em universidades federais. In Resumos de Comunicações Científicas, XXXI Reunião Anual de Psicologia (p. 19). Ribeirão Preto, SP: Sociedade Brasileira de Psicologia.

8. Trabalho apresentado em evento, mas não publicado

Haidt, J., Dias, M. G., & Koller, S. (1991). Disgust disrespect and culture: Moral judgement of victimless violation in the USA and Brazil. Trabalho apresentado no Annual Meeting of the Society for Cross-Cultural Research, Isla Verde, Puerto Rico.

9. Dissertações e Teses

Costa, L. (1989). A família descasada: interação, competência e estilo. Estudo de caso. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Melo, M. H. S. (2003). Crianças com dificuldades de interação no ambiente escolar: uma intervenção multifocal. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

10. Documentos em meio eletrônico

Bernardes, A. G., & Guareschi, N. M. F. (2004). Trabalhadores da saúde mental: cuidados de si e formas de subjetivação. Psicologia USP, 15(3), 81-101. Recuperado em 6 de outubro de 2007, da SciELO (Scientific Electronic Library Online): http://www.scielo.br/scielo/

11. Obra no prelo

Amorim, A. M., & Peres, T. C. (no prelo). Metadados xml na produção de revistas do portal PEPSIC e relacionamento com base de dados CIsis da metodologia SciELO. Psicología para América Latina [Versão eletrônica]. Acesso: PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia): http://www.bvs-psi.org.br/; http://www.psicolatina.org/

Respeitada a seqüência de ordem de nomes, é a última referência do autor.

Em casos não previstos nos itens acima, consultar o manual editado pela American Psychological Association (APA, 2001) ou os documentos “Citações no Texto (APA)” e “Normalização de Referências (APA)”, disponíveis em: <www.ip.usp.br/biblioteca/biblioteca_produtos.htm>.

 

VII - Endereço para encaminhamento

Conselho Federal de Psicologia - CFP
SAF/SUL Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo
Sala 105
Brasília - DF - Brasil
CEP: 70070-600
Tel:  55+61 2109-0100      

MODELO DE CARTA DE ENCAMINHAMENTO

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2009 Conselho Federal de Psicologia

Conselho Federal de Psicologia
SAF/SUL Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo, sala 105
Brasília - DF - Brasil

ascom5@cfp.org.br