ISSN 1678-9563
versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Linha editorial

Publicação quadrimestral da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Psicologia em Revista tem por finalidade veicular trabalhos científicos que possam contribuir para o avanço da Psicologia, insistindo na diversidade de filiação institucional dos autores e de perspectivas teórico-metodológicas, bem como na apreensão crítica da realidade.

 

Tipos de colaboração aceitos

A revista é bilíngüe e publica em português e espanhol. Textos em outras línguas, se aceitos, serão traduzidos para o português. O periódico é composto por duas grandes seções:

1 - Seção de artigos, que comporta relatos de pesquisa, revisões de literatura, estudos teóricos, relatos de experiência profissional. Tais textos devem ter no mínimo 15 e no máximo 25 laudas, incluindo a folha de rosto.

2 - Seção aberta, para a qual são aceitas as seguintes categorias de trabalho:

• Artigos ou textos similares de autores estrangeiros, já publicados em outros países, desde que inéditos em língua portuguesa (mínimo de 15 e máximo de 25 laudas);

• Resenhas de publicações nacionais ou estrangeiras (máximo de três laudas);

• Resumos de teses e dissertações (máximo de três laudas);

• Entrevistas com profissionais da psicologia e áreas afins (máximo de dez laudas);

• Conferências ministradas em eventos relevantes (máximo de dez laudas);

• Outras contribuições relativas a eventos científicos, questões técnico-científicas e sociais relevantes para a área da Psicologia (máximo de quatro laudas).

 

Procedimentos de tramitação e arbitragem

Psicologia em Revista conta com um editor responsável, três membros na comissão executiva e vários profissionais brasileiros e estrangeiros no corpo editorial científico, trabalhando em conjunto na organização e preparação da publicação. O editor responsável e os membros da comissão executiva têm a função de acolhimento/apreciação inicial dos manuscritos, designação e encaminhamento a pareceristas ad hoc, acompanhamento do processo editorial de cada artigo, bem como revisão final do periódico, o que implica contatos contínuos com a Editora PUC Minas e a Biblioteca da Universidade. Seus contatos com o corpo editorial científico são também freqüentes, auxiliando na escolha de consultores ad hoc e, principalmente, na decisão de publicação ou não de textos que recebem pareceres discordantes sobre a sua qualidade científica. Os manuscritos submetidos à revista passam pelos seguintes processos, preservando-se sempre a identidade dos autores e dos pareceristas:

a) Verificação inicial de sua adequação à linha editorial e normas de formatação previstas nas orientações aos autores. Caso uma ou ambas as condições não sejam atendidas, o manuscrito retorna ao(s) autor(es), com esclarecimentos que lhe(s) possibilitam envio do texto reformulado ou de outro texto. Se atendidas as condições previstas, dois pareceristas ad hoc são designados pela comissão executiva, auxiliada por sugestões de membros do corpo editorial científico, caso necessário, para a apreciação do manuscrito.

b) Os pareceristas são consultados sobre a possibilidade de realização do parecer e, se aceitarem, preenchem formulário próprio no qual podem sugerir alterações, recusar ou aprovar o texto para publicação. Em todos os casos o autor é comunicado. Diante da solicitação de alterações, o manuscrito e os pareceres são encaminhados ao(s) autor(es) para modificações em um prazo de dez dias, caso ainda haja interesse na publicação. As alterações, quando realizadas, são apreciadas pelos pareceristas, que autorizam ou não a publicação.

c) Na seleção final de manuscritos para publicação, avaliam-se, além da adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico, a originalidade, a relevância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada. O teor do conteúdo e a exatidão das citações são de inteira responsabilidade dos autores. Os originais, mesmo quando não aproveitados, não serão devolvidos ao(s) autor(es).

d) Em casos em que os dois pareceristas ad hoc emitem opiniões divergentes, um aprova e o outro recusa, designa-se um terceiro parecerista, membro do corpo editorial científico, para definir a situação.

e) Após essa tramitação, se o manuscrito é recusado o(s) autor(es) recebe(m) carta do editor esclarecendo os motivos e deixando aberta a possibilidade de envio de novos trabalhos. Em caso de aprovação, o(s) autor(es) são comunicado(s) sobre o número da revista em que sairá seu artigo e o manuscrito é enviado para a revisão de português ou espanhol. O editor responsável e a comissão executiva se reservam o direito de aprovar as correções do idioma, mas, havendo alterações substanciais, essas correções são submetidas à apreciação do(s) autor(es).

f) A partir daí, os manuscritos iniciam os trâmites na Editora PUC Minas, contando com o acompanhamento do editor responsável e da comissão executiva.

g) Concluída a editoração, o editor responsável e a comissão executiva acompanham o envio da revista para o(s) autor(es) e para o corpo administrativo e docente da PUC Minas, na capital e no interior. Seguem, ainda, a distribuição realizada pela Biblioteca da PUC Minas.

 

Envio de material

As publicações na Psicologia em Revista são feitas online:

  • Acessar o Portal de Periódicos Eletrônicos PUC Minas: http://periodicos.pucminas.br/ e clicar na revista Psicologia em Revista

  • Após acessar o portal o autor deve cadastrar-se na revista. É indispensável o cadastro para realizar a submissão do seu trabalho.

  • Após acessar a opção cadastrar, o autor deve preencher o formulário, ficando atendo em marcar, ao final do formulário de cadastro, a opção que possibilita cadastrar-se como autor. Caso contrário, ele não conseguirá realizar o processo de submissão. Depois de preenchido o formulário, o autor deve clicar em cadastrar e sua conta será criada automaticamente.

  • Para prosseguir, o autor acessa o sistema com o seu login e senha, criados no momento de cadastro. Após acessar a sua conta o autor deve clicar na função Autor e lá encontrará as orientações necessárias para iniciar e efetivar o processo de submissão.

  • Caso queira esclarecer mais dúvidas sobre o processo de submissão e normas para publicação, o autor pode acessar, na página inicial da revista, a opção Sobre, no item submissões.
  •  

    Preparação do texto

    Psicologia em Revista adota as normas da APA – American Psychological Association, versão 2001. Os textos devem ser digitados em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12 (é permitido tamanho 16 para títulos), espaçamento duplo entre as linhas em todo o texto, configuração da página com formatação de 2,54 cm para as margens, em papel A4 (210 x 297 mm), orientação “retrato”. Os parágrafos devem ser recuados na primeira linha de cinco a sete espaços. Deve-se usar apenas um lado do papel, com todas as páginas numeradas, incluindo a do título. O recurso “nota de rodapé” do Word só deve ser utilizado em casos relevantes que não caibam na seqüência lógica do texto.

    Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do artigo, devendo ser enviados separadamente, numerados com algarismos arábicos e ter sua localização apenas indicada no texto.

    A apresentação dos manuscritos deve obedecer a seguinte seqüência:

    • Folha de rosto despersonalizada, contendo título pleno em português, sugestão de título abreviado e título pleno em inglês e título pleno em espanhol;

    • Folha de rosto personalizada, contendo título pleno em português, sugestão de título abreviado, título pleno em inglês, nome de cada autor seguido de titulação acadêmica, filiação institucional completa e por extenso (exemplo: Instituto de Psicologia da PUC Minas), endereço completo do autor para o qual a correspondência deverá ser enviada e endereço eletrônico. Indicar fonte de financiamento ou reconhecimento a apoio técnico recebido no desenvolvimento do trabalho;

    • Folha contendo resumos e palavras-chave. Todos os originais devem conter uma página com três resumos de mesmo teor, em português, inglês e espanhol. Caso o manuscrito seja originário de outro idioma que não esses, deverá conter também o resumo na língua de origem. Os resumos devem apresentar os trabalhos com clareza, identificando seus objetivos, metodologia e conclusões. Devem conter entre 120 e 150 palavras. As palavras-chave, expressões que representam o assunto tratado no trabalho, devem ser de três a cinco, separadas por ponto-e-vírgula, nos idiomas dos resumos.

    • As resenhas de livros devem conter: nome do livro, cidade, editora, número de páginas, nome do autor e do tradutor, se for o caso. Para as resenhas não se pedem o resumo nem as palavras-chave.

    • Os resumos de dissertações e teses devem conter: título; nome do autor (incluindo em nota de rodapé sua titulação e filiação institucional, assim como endereço e e-mail para contato); nome do orientador.

    • As entrevistas devem conter dados que apresentem o entrevistado, o local e a data da entrevista, em nota de rodapé.

    • As conferências devem apresentar a data e local em que foram ministradas, em nota de rodapé.

    • Artigos ou textos similares publicados em periódicos estrangeiros, mas inéditos no Brasil, devem esclarecer onde e quando foram publicados, em nota de rodapé.

     

    Citações

    Citações livres

    Devem vir acompanhadas do sobrenome do autor e data da publicação entre parênteses. Ex.: (Lévy, 2001).

    Obs: Havendo duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra “a” para a primeira e a letra “b” para a segunda citação, e assim sucessivamente. Ex.: (Lévy, 2001a) - (Lévy, 2001b).

    Citações textuais

    • Citações curtas (menos de 40 palavras) são inseridas no texto entre aspas, acompanhadas do sobrenome do autor, data da publicação e página entre parênteses.

    • Citações longas (mais de 40 palavras) devem constituir um parágrafo independente, recuado a cinco espaços da margem esquerda, espaço simples e sem aspas, acompanhadas do sobrenome do autor, data da publicação e página, entre parênteses.

    Citação de fonte secundária (quando inevitável):

    No corpo do texto, citar autores e datas dos dois textos (exemplo: Anderson, citado por Márquez, 2003): na seção de Referências, citar apenas a fonte secundária.

     

    Referências

    Referências devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. Se a lista de referências não seguir a norma adotada, os trabalhos poderão ser rejeitados, sem revisão de conteúdo.

    Os autores devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista de referências com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão dessas referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos inéditos ou em andamento poderão ser citados quando absolutamente necessários, mas apenas no texto ou em nota de rodapé. A lista de referências deve seguir os exemplos abaixo:

    Artigos de periódicos (um só autor)

    Barus-Michel, J. (2002). Certeza, crença, ilusão: as práticas da ilusão. Psicologia em Revista, 8 (11), 72-81.

    Artigos de periódicos (dois autores)

    Carreteiro, T. C. & Farah, B. L. (2002). Reality-shows, exclusão social e instantaneidade: os riscos do esquecimento. Psicologia em Revista, 9 (12), 24-31.

    Artigos de periódicos (até cinco autores todos devem ser citados. Mais de cinco autores, citam-se os cinco primeiros, seguidos da expressão et al.)

    Tous, J. M. et al. (2006). Estructura factorial de los lineogramas del psicodiagnóstico miokinético – revisado y digitalizado (PMK-RD) según una muestra de hombres y una muestra de mujeres. Psicologia em Revista, 12 (19), 11-21.

    Livros

    Roudinesco, E. (2003). A família em desordem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

    Capítulos de livro

    Pinto, J. M. (1999). Servidão ao saber e discurso do analista. In: A. Furtado et al. Fascínio e servidão. Belo Horizonte: Autêntica, p. 67-80.

    Freud, S. (1976). Além do princípio do prazer. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. XVIII, p. 17-85). Rio de Janeiro: Imago. (Texto original publicado em 1920)

    Teses e dissertações

    Kind, L. (2003). A desconstrução da morte: representações sociais do câncer no contexto de tratamento quimioterápico. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

    Artigo de periódico em formato eletrônico

    Enriquez, E. (2003). A construção amorosa. Psicologia em Revista [on-line]. 2003, 9 (13), Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20041214093745.pdf>. (Acessado em 28/8/2005).

     

    Abreviações

    Uma abreviação, em sua primeira aparição no corpo do texto, deve indicar a que nome por extenso corresponde. Em seguida, deve-se utilizar apenas a forma abreviada, sem repetir o nome por extenso.

     

    [Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


    © 2011 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico
    30535-610 Belo Horizonte - MG - Brasil
    Tel./Fax.: +55 31 331-9499


    psirevista@pucminas.br