ISSN 2175-3547 versão on-line

INSTRUÇÕES AO AUTORES

 

Apresentação

A Revista Psicologia Hospitalar, editada pela Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP, em parceria com o CEPSIC (Centro de Estudos em Psicologia da Saúde), tem por objetivo publicar artigos que contribuam para o conhecimento científico e a prática da Psicologia Hospitalar e da Saúde. As Normas de Publicação baseiam-se no Publication Manual of the American Psychological Association – APA (2009, 6ª edição), com algumas adaptações para adequação à língua portuguesa. A Revista recebe trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: Artigos Originais, Relatos de Experiência Profissional, Resenhas e Revisões. Os autores de manuscritos aceitos deverão enviar via e-mail carta de concessão de direitos autorais para a revista, assinada por todos os autores. Os manuscritos aceitos e editados serão publicados on-line.

 

Passos do processo editorial

  • Enviar o manuscrito pelo correio eletrônico: revpsicologiahospitalar@hc.fm.usp.br

  • Anexar carta de encaminhamento ao editor, indicando a categoria na qual o manuscrito se insere (artigo original, relato de experiência profissional, relato de pesquisa, resenha e revisão crítica da literatura). Incluir autorização para publicação e ciência de que os direitos autorais estão sendo concedidos à Revista Psicologia Hospitalar. A carta deve ser assinada pelo autor e pelos colaboradores, no caso de coautoria.

  • Inicialmente os manuscritos serão apreciados pelo editor e, caso sejam considerados potencialmente publicáveis, serão encaminhados aos membros do Conselho Editorial e aos consultores ad hoc, escolhidos pelo editor entre pesquisadores de reconhecida competência na área.

  • A identidade dos autores e suas afiliações institucionais não serão informadas aos consultores ad hoc. Após análise dos manuscritos, os consultores emitirão um parecer no qual aceitarão, recusarão ou recomendarão (com reformulações) a publicação. Os autores receberão uma cópia dos pareceres na íntegra, sem informação sobre a identidade ou afiliação institucional dos pareceristas.

  • Caso o manuscrito seja recomendado para publicação, os autores poderão reapresentá-lo em versão reformulada, anexando nova carta de encaminhamento ao editor, com comentários sobre as reformulações efetuadas e justificativas para as reformulações não realizadas.

  • Não necessariamente a versão reformulada será aceita, pois isso dependerá do novo parecer, que será emitido pelos mesmos consultores que avaliaram a primeira versão. Até a aceitação definitiva, este procedimento de reavaliação e reformulação do manuscrito poderá se repetir quantas vezes o Conselho Editorial considerar necessárias.

  • Uma vez aceitos, os manuscritos serão publicados em editoração exclusivamente eletrônica e os autores serão notificados sobre a publicação.
  •  

    Direitos autorais

    A reprodução total dos artigos em outras publicações ou para qualquer outro fim requer autorização por escrito do editor da Revista Psicologia Hospitalar. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor da revista Psicologia Hospitalar e dos autores.

     

    Reprodução de outras publicações

    Citações com mais de 500 palavras, reprodução de figuras, tabelas ou outras ilustrações só poderão ser incluídas em artigo desta revista mediante autorização por escrito do detentor dos direitos autorais do trabalho original e devem ser especificadas no texto. Essa autorização deve ser obtida pelos autores e anexada à carta de encaminhamento do manuscrito ao editor. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.

     

    Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa

    Será exigido, dos textos resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos, que o autor envie uma cópia da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição em que a pesquisa foi realizada, como arquivo digital, nos termos das Resoluções 196/96 e complementares do Conselho Nacional de Saúde.

     

    Apresentação formal do manuscrito

    Os trabalhos devem ser digitados em editor de texto Word (for Windows); tamanho do papel A4 (21 x 29,7 cm); fonte Arial tamanho 12; alinhamento justificado; máximo de 25 páginas, parágrafo com espaçamento entre linhas duplo ao longo de todo o manuscrito, exceto no Resumo e nas Referências. Margens com 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita). Evitar o uso de ênfases gráficas (negrito, itálico, aspas, marcas d’água etc.), visto que podem trazer problemas para a editoração.
    As partes do manuscrito devem obedecer à seguinte ordem:

    1. Folha de rosto identificada, contendo:

    Título em português e em inglês – título em português (máximo de 15 palavras, todas as letras em maiúscula e centralizado) e o título em inglês compatível com o título em português.

    Nome completo de todos os autores.

    Afiliação institucional de cada um dos autores.

    Endereço completo, telefone e e-mail de um dos autores para correspondência.

    2. Folha de rosto sem identificação, contendo título em português (centralizado, máximo de 15 palavras, letras maiúsculas) e o título em inglês compatível com o título em português.

    3. Resumo

    Até 150 palavras, fonte Arial tamanho 10, parágrafo com espaçamento entre linhas simples e alinhamento justificado.

    Palavras-chave:no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco), colocar cada palavra-chave com a primeira letra maiúscula e separá-las apenas com vírgula, preferencialmente derivadas da Terminologia em Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi Brasil). (Ex.: Morte, Crianças, Hospital).

    4. Abstract

    Resumo em inglês, até 150 palavras, fonte Arial tamanho 10, parágrafo com espaçamento entre linhas simples e alinhamento justificado. Deve ser fiel ao resumo em português, porém não uma tradução literal do mesmo. A Revista Psicologia Hospitalar faz a revisão final do abstract e reserva-se o direito de corrigi-lo, se necessário.

    Keywords: tradução para o inglês das palavras-chave.

    5. Corpo do texto

    Deve começar em uma nova página. Não é necessário colocar o título nesta página. Não iniciar uma nova página a cada subtítulo. Separar os subtítulos utilizando uma linha em branco.

    Notas de rodapé devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e listadas após as referências, em página separada, intitulada Notas.

    As figuras e tabelas devem ser apresentadas inseridas no corpo do texto, com as respectivas legendas e títulos, preferencialmente elaboradas no Word. Não utilizar expressões como "a tabela acima" ou "a figura abaixo", pois no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada. Não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento.

    Os títulos das tabelas devem ser precedidos pela palavra Tabela (apenas com a inicial T maiúscula), ser colocados acima das mesmas, seguido de seu número de ordem de ocorrência, em algarismos arábicos e um hífen. A primeira letra do título da tabela deve ser maiúscula e as demais letras devem ser minúsculas. Não utilizar negrito ou itálico dentro da tabela, evitando abreviaturas que, quando imprescindíveis, devem ser indicadas claramente no texto.

    Os títulos das figuras devem ser apresentados abaixo das mesmas, em seguida da palavra Figura (apenas com a inicial F maiúscula), seguidos de seu número de ordem de ocorrência, em algarismos arábicos e um ponto. A primeira letra do título da tabela deve ser maiúscula e as demais letras devem ser minúsculas.

    Seguir atentamente as normas de citação

    Todos os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação, na primeira vez em que forem citados em cada parágrafo.

    CITAÇÕES LITERAIS

    As citações literais com menos de 40 palavras devem ser digitadas normalmente no texto, entre aspas, com pontuação antes do fechamento das aspas. O(s) número(s) da(s) página(s) do trabalho do qual a citação foi copiada deve(m) ser apresentado(s) entre parênteses.

    As citações com mais de 40 palavras devem ser apresentadas em parágrafo próprio sem aspas, iniciada em uma nova linha com recuo de cinco espaços da margem esquerda (mesma posição de um novo parágrafo). As linhas subsequentes devem ser digitadas em alinhamento com o recuo. A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original que podem ser pontuados através da palavra [sic], que deve vir em itálico e entre colchetes logo após o erro. Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por (...). A inserção de material, tais como comentários ou observações, deve ser feita entre colchetes. A ênfase em uma ou mais palavras deve ser feita em itálico, seguida de [grifo nosso].
    No final da citação em bloco deve-se citar a fonte entre parênteses, depois do sinal de pontuação final

    CITAÇÕES INDIRETAS

    Dispensa o uso de aspas, pois é um texto criado com base na obra do autor consultado. Deve-se citar o autor pelo sobrenome e data entre parênteses.

    Um autor:

    Quando o autor faz parte do texto deve-se citar apenas o ano de publicação entre parênteses. Se o autor não faz parte do texto deve-se colocar o nome e o ano separados por vírgula e entre parênteses.

    Exemplos:

    Conforme Ferreira (2013), em pesquisa realizada...
    ou
    Estudo divulgado recentemente (Ferreira, 2013) demonstra que...

    Dois autores:

    Os sobrenomes dos autores citados no texto devem vir separados pela letra “e”, seguidos do ano de publicação. Se forem citados dentro de parênteses, devem vir separados por “&”.

    Cite os dois sobrenomes sempre que o artigo for referido no texto, utilizando "e" entre os mesmos, seguidos da data do estudo entre parênteses.

    Exemplos:
    Segundo Kurita e Pimenta (2000), as características da fibromialgia levam o paciente a uma certa descrença em relação ao tratamento
    ou
    As características da fibromialgia levam o paciente a uma certa descrença em relação ao tratamento (Kurita & Pimenta, 2000)

    Três a cinco autores:

    Incluir todos os sobrenomes na primeira citação, separados por vírgula, com exceção do último que deve ser separado do anterior pela letra “e”, seguidos do ano de publicação entre parênteses. Estando a citação entre parênteses, o último autor deve ser precedido por “&”. Nas citações subsequentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão latina et al. (sem itálico) e do ano de publicação. Na seção Referências todos os autores devem ser relacionados.

    Cite os dois sobrenomes sempre que o artigo for referido no texto, utilizando "e" entre os mesmos, seguidos da data do estudo entre parênteses.

    Exemplos:

    Na primeira vez que aparece no texto:
    Segundo Holahan, Moss, Holahan e Brennan (1995), a existência de suporte social...


    Nas citações seguintes:
    Para Holahan et al. (1995), a estratégia de coping...

    Seis ou mais autores:

    Citar apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão et al. e do ano de publicação entre parênteses. Na seção Referências todos os autores devem ser relacionados.

    Exemplo: Braga et al. (2006), em seu estudo...
    Exemplo: ... (Braga et al., 2006).

    CITAÇÃO DE CITAÇÃO

    Trata-se da citação de um artigo referido em uma publicação consultada, sem ter sido diretamente consultado. Na seção Referências citar apenas a obra efetivamente consultada.

    Utilizar a expressão “citado por” e informar a referência original, com sobrenome do autor, data, sobrenome do autor que faz a referência original e data de sua publicação.

    Exemplo: Pollack (1998, citado por Martinez, 1999) afirma que...

    CITAÇÃO DE OBRAS ANTIGAS E REEDITADAS

    Utilizar o seguinte formato: sobrenome (data da publicação original / data da publicação consultada).

    Exemplo:
    Freud (1905/1975) ou (Freud, 1905/1975)

    Observações gerais:

    Nas citações, utilizar letra maiúscula apenas na primeira letra do sobrenome.
    Todos os estudos citados no texto devem constar na lista de Referências. Estudos não citados não devem constar dessa lista.
    Os exemplos demonstrados não esgotam as possibilidades de citação. Para fazer a referência a outros veículos de divulgação que não constam nesta normatização, consultar o Publication Manual of the American Psychological Association – APA (2009, 6ª edição) ou acesse o link: http://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=203%3Anormas-de-normatizacao&catid=122%3Acapacitacao-manuais&Itemid=141&lang=pt):


    6. Agradecimentos

    Apenas a quem tenha colaborado de modo significativo na realização do trabalho. Devem vir antes das referências.


    7. Referências

    As referências devem ser apresentadas no final do artigo, em ordem alfabética.
    No caso de mais de uma referência do mesmo autor, utilizar ordem cronológica (do trabalho mais antigo ao mais recente). Não substituir nomes de autores referidos mais de uma vez por travessões ou traços.
    Os autores devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista de referências com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.
    A lista de referências deve obedecer ao modelo dos exemplos seguintes:

    Artigo de revista:
    Sobrenome, Prenome (iniciais) do(s) autor(es). (data de publicação). Título do artigo. Titulo do Periódico: Subtítulo, volume(número), páginas.
    Exemplo: Bezerra, D.S. (2003). O desejo e a fragilidade do corpo. Psicologia Hospitalar, 1(2), 21-29.

    Livro no todo com autoria própria:
    Mannoni, M. (1995). O nominável e o inominável. A última palavra da vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

    Livro com autoria institucional:
    Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2000). NBR 6023: informação e documentação: referência – elaboração. Rio de Janeiro: Author.

    Livro com indicação de edição:
    Pfromm Neto, S. (1990). Psicologia: introdução e guia de estudo (2a ed.). São Paulo: EPU.

    Livro com indicação de tradutor:
    Skinner, B. (1993). Sobre o behaviorismo (9a ed., M. B. Villalobos, trad.). São Paulo: Cultrix.

    Livro com indicação de volume:
    Capovilla, F. C., & Raphael, W. D. (2001). Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüea língua de sinais brasileira (Vols. 1-2). São Paulo: EDUSP.

    Capítulo de livro:
    Tourinho, E. (1997). O conceito de comportamento encoberto no behaviorismo de B. F. Skinner. In R. Branco (Org.), Sobre comportamento e cognição (pp. 267-271). São Paulo: ARBytes.

    Teses
    Rocha, M. C. G. (1992). Instrução programada versus ensino por computador: um estudo comparativo de eficiência e aspectos psicoeducacionais. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

    Trabalho apresentado em congresso:
    Mattos, M. I. L., La Taille, Y. J. J. M. L., Nogueira Júnior, T. B., Basaglia, A., Moraes, D. F. L., & Prado, C. B. (1998). Agressividade e valores morais. In Resumos, 4. Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (p. 22). São Paulo: IP/USP.

    Artigo de periódico online:
    Hartmann, E. (1996). Outline for a theory on the nature and functions of dreaming. Dreaming,6(22). Recuperado em 20 abr. 1998: www.asdrems.org/journal/articles/hartmam.htm.

    8. Anexos

    Os anexos devem ser indicados no texto, identificados por letras maiúsculas (A, B, C e assim por diante) e por títulos adequados, e apresentados no final do manuscrito, em uma nova página, após as Referências. Utilizar anexos somente quando for imprescindível, dando preferência a informações que facilitem ao leitor o acesso a materiais ou instrumentos.

     

     

    [Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


    Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas
    Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo – DIP/ICHCFMUSP
    Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 155 – Cerqueira César
    Prédio de Ambulatórios – Térreo
    CEP: 05403-000 – São Paulo - Brasil

    Tel.: 55+11 2661-6188 / 2661-645
    Home Page: www.cepsic.org.br


    revpsicologiahospitalar@hc.fm.usp.br