ISSN 1980-8623 versão online
ISSN 0103-5371 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Avaliação dos manuscritos

A revista PSICO é um periódico trimestral que visa publicar resultados de pesquisas empíricas ou revisões sistemáticas na área da Ciência Psicológica, em especial estudos e experimentos englobando psicologia cognitiva, avaliação psicológica, psicologia social, psicologia do desenvolvimento, psicologia da saúde, psicologia clínica, neuropsicologia e psicobiologia. A revista publica artigos que claramente empreguem métodos de investigação na área da Psicologia e cujos resultados contribuam para o avanço da Ciência Psicológica.

Processo de Avaliação Pelos Pares

Os manuscritos propostos para publicação na revista PSICO são avaliados pela Comissão Editorial e por dois consultores independentes (pares acadêmicos) experts na temática do texto e reconhecidos pela sua competência na área onde se insere o trabalho submetido. A indicação de potenciais avaliadores por parte dos autores, também é aceita. No entanto, estes devem pertencer a outro grupo ou instituição que não a dos autores, ainda que não haja a garantia de que serão estes indicados para a avaliação do manuscrito. A entrada no processo editorial começa pela avaliação da adequação do manuscrito às normas da Revista que é realizada pela equipe de apoio editorial segundo critérios estabelecidos. Após, a Comissão Editorial avalia o trabalho submetido quanto ao seu potencial para publicação, levando-se em conta o escopo e metodologia, tendo como parâmetros a política editorial da PSICO. Se a avaliação for negativa, o artigo é arquivado mediante comunicação com os autores. Em caso de uma apreciação inicial positiva, o manuscrito é encaminhado aos Editores Associados que selecionam e encaminham aos pareceristas ad hoc para avaliação. A análise por pares segue a modalidade duplo cego. O manuscrito deve ser submetido de maneira anônima, sem qualquer tipo de identificação quanto autoria, instituição de origem. Os pareceres resultantes da análise do conteúdo poderão recomendar aos editores a aceitação sem modificações, aceitação condicional a modificações, ou a rejeição do manuscrito.Os autores terão acesso a uma síntese dos pareceres dos avaliadores. A identificação dos pareceristas não será informada. As versões reformuladas serão reavaliadas pela Comissão Editorial, podendo esta solicitar tantas mudanças quantas forem necessárias para a aceitação final do texto. Em caso de rejeição o manuscrito é arquivado, mediante a notificação dos autores. Várias das etapas do processo editorial (Fluxograma) podem ser acompanhadas diretamente pelo sistema eletrônico da Revista Psico, junto à página do autor.

 

 

Políticas editoriais

Política de Acesso Livre

Este periódico proporciona acesso aberto a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado ao aumento da leitura e citação do trabalho de um autor.Para maiores informações sobre esta abordagem, visite   Public Knowledge Project.

Todo conteúdo deste periódico, exceto onde identificado, está registrado sob uma licença  Creative Commons  do tipo atribuição (CC BY), que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a publicação original seja corretamente citada o parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração. Leia mais...

 

Linguagem

Será dada preferência a artigos escritos em Inglês, mas manuscritos escritos em Português ou Espanhol também podem ser submetidos. Apenas manuscritos escritos em linguagem clara e correta serão enviados para revisão por pares.

 

Considerações Éticas

Os editores da revista PSICO assumem o compromisso de agirem com equilíbrio, objetividade e justiça enquanto lidarem com material submetido e publicado. Assumem evitar qualquer forma de discriminação de gênero, de orientação sexual, de crenças religiosas e políticas, e de origem étnica e geográfica dos autores.

Os editores garantem que os artigos serão considerados e aceitos unicamente pelo seu mérito acadêmico, sem qualquer influência comercia.

A Psico é membro do COPE - Committee on Publication Ethics - e segue suas orientações em todos os aspectos da ética de publicação e, em particular, como lidar com casos de má conduta e plágio em publicações acadêmicas. Então, o conteúdo dos trabalhos propostos é de inteira responsabilidade dos autores. E ainda, no caso de estudos envolvendo seres humanos ou animais, nos termos das Resoluções 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e Lei 11.791 - Lei Arouca, é exigida aprovação do Comitê de Ética da instituição executante.

 

Revisores

Os revisores da PSICO assumem que farão uma revisão cega, de alta qualidade, objetiva e dentro do tempo previsto. Eles manterão a confidencialidade sobre qualquer informação recebida pelo processo de revisão por pares e não manterão cópia do manuscrito após o processo de revisão encerrar.

Os revisores devem assumir o compromisso de alertar o editor sobre qualquer conteúdo publicado ou submetido que seja substancialmente semelhante ao material que está revisando. Devem se comprometer a declarar qualquer conflito de interesse (financeiro, institucional, profissional, interpessoal, ou outras relações entre revisor e autor) relacionado a processo de revisão de pares e, se necessário, declara-se impedido de revisar.

 

Autores

Autores que relatam estudos com seres humanos devem considerar todos os aspectos éticos relacionados ao trabalho apresentado e incluir (na parte de Métodos do manuscrito) informações detalhadas sobre o processo de consentimento informado, incluindo o método utilizado para avaliar a capacidade do participante em consentir participar no estudo e os cuidados adotados para proteger todos particiantes. Especificamente os autores devem condiderar todas as questões éticas relevantes em sua pesquisa e discuti-las se necessário.

Todos os pesquisadores relatando dados oriundos de pesquisa humana ou animal devem ter obtido a aprovação de sua pesquisa nos Comitês de Ética respectivos de sua instituição. Essa aprovação deve ser mencionada na parte de Métodos do manuscrito.

Nos países onde não existem Comitês de Ética ou orgãos similares, os autores devem incluir uma declaração de que a sua pesquisa foi conduzida de acordo com a Declaração de Helsinki, NIH Policy on Use of laboratory Animals ou EU Directive on Use of Animals.

Todos os estudos envolvendo animais devem declarar que os autores seguiram as diretrizes para o uso e cuidado de animais de laboratório vigentes em sua instituição, estabelecidos por Conselhos Nacionais de Pesquisa e pelas leis pertinentes de proteção animal.

 

Conflitos de Interesse

Todos os autores devem declarar qualquer relação financeira ou pessoal com outras pessoas ou organizações que possam inapropriadamente influenciar (viés) seu trabalho. Exemplos de potenciais conflitos de interesse incluem relações de trabalho, consultorias, propriedade de patentes, produtos ou processos, honorários, financiamentos e bolsas. Se não houver conflto de interesse, então declare explicitamente que não existem conflitos.

 

Política frente a questões de má conduta ética

  • Qualquer pessoa pode denunciar situações de má conduta ética para o editor ou para a EDIPUCRS, desde que forneça informação responsável e suficiente para que uma investigação seja iniciada.

  • Mediante denúncia, o(s) autor(es) terá(ão) a oportunidade de dar sua resposta frente às alegações.

  • As condutas dependem da gravidade da má conduta e incluem:
  • (a) informar ou educar autores e revisores sobre os padrõs éticos que devem ser adotados, solicitando correção;

    (b) enviar uma carta formal alertando sobre má conduta na pesquisa; (c) publicar uma nota alertando os leitores sobre a má conduta;

    (d) publicar um editorial sobre a má conduta;

    (e) escrever uma carta formal para a universidade ou agência de fomento denunciando o autor sobre má conduta na pesquisa;

    (f) retirar o artigo da revista, explicando aos leitores o motivo, enviando uma carta à universidade e as bases de indexações;

    (g) denunciar o caso à justiça e orgãos responsáveis.

     

    Direitos autorais

    Todo conteúdo deste periódico, exceto quando identificado, está registrado sob Creative Commons do tipo atribuição (CC BY).

    Textos, posicionamentos teóricos e ideológicos, contidos nos trabalhos propostos, são da responsabilidade do autor.

     

    Diretrizes para autores

    A Psico proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera maior intercâmbio global de conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite  Public Knowledge Project. Não há qualquer taxa de processamento de artigos (no article processing charge - APC). Uma vez que o artigo é publicado, os direitos autorais sobre a publicação passam automaticamente para PSICO.  Solicitações para reprodução parcial ou total dos artigos devem ser encaminhadas para apreciação da Comissão Editorial da Revista PSICO. Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.

    Todo conteúdo deste periódico, exceto quando identificado, está registrado sob Creative Commons do tipo atribuição (CC BY).

    A Psico é membro e segue os princípios do Committee on Publication Ethics (COPE). Na ocorrência de qualquer reclamação sobre questões éticas ou de conflito de interesses, os editores adotarão ações adequadas e de acordo com ad diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).

    Textos, posicionamentos teóricos e ideológicos, contidos nos trabalhos propostos, são da responsabilidade do autor.

     

    Instrução para envio dos manuscritos

    O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

    Faça o cadastro aqui.

    Os manuscritos propostos para publicação são avaliados pela Comissão Editorial e por dois consultores independentes. Todos os documentos devem ser encaminhados on-line pelo Sistema de Editoração Eletrônica da Revista Psico, que exige cadastro prévio do autor. São aceitos manuscritos nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, sendo que os manuscritos submetidos em inglês são direcionados a um processo editorial "fast track", agilizando a resposta aos autores e publicação.

    Estilo de Formatação

    A Psico adota as normas da APA editorial style - American Psychological Association, 6th edition.

    Os documentos devem ser enviados em três arquivos eletrônicos separados, atendendo aos conteúdos específicos para cada arquivo:

    1- Documento suplementar I: Carta de Identificação

    2- Documento suplementar II: Carta ao Editor (pesquisa empírica) e/ou Carta ao Editor (revisão sistemática)

    3- Documento principal: Manuscrito

     

    Especificação dos Arquivos

    Documento suplementar I: Carta de Identificação

    Requisitos

    1- A “Carta de Identificação” do(s) autor(es) deve ser separada do corpo do manuscrito e anexada como documento suplementar.

    2- A “Carta de Identificação” do(s) autor(es) deve conter preenchidas obrigatóriamente as seguintes informações:

    • Título do trabalho;

    • Nome completo do(s) autor(es) com e-mail para contato;

    • Respectiva(s) maior titulação acadêmica;

    • Respectiva(s) afiliação institucional;

    • Endereço para correspondência;

     

    Documento suplementar II: Carta ao Editor

    Requisitos

    1- A “Carta ao Editor” deve ser assinada por todos os autores e anexada em formato PDF

    2- Na “Carta ao Editor” deve constar um endereço para correspondência

     

    Documento principal - Manuscrito

    Requisitos de formatação

    1- Fonte: 12, Times New Roman

    2- Margem: superior e inferior, direita e esquerda 2,5cm.

    3- Numeração de páginas: direita superior

    4- Espaçamento de linhas: 1,5 para o texto (menos para tabelas e figuras).

    5- Alinhamento do texto: justificado

    6- Número de páginas: até 18 páginas A4 (incluindo o corpo do texto, referências bibliográficas, tabelas e figuras; excluída nessa contagem as páginas de títulos, resumos e palavra-chave).

    7- Salvo em documento Word (Microsoft Word)

     

    Requisitos de conteúdo

    1. Não deve constar no manuscrito inicial qualquer tipo identificação quanto autoria, afiliação, órgão de fomento e/ou agradecimentos. Possibilidade admitida na versão final.

    2. Títulos, resumos e palavras-chave no mesmo arquivo do manuscrito, mas em página separada.

    3. Título em português, inglês e espanhol, com no máximo 15 palavras, sendo todas em maiúscula.

    4. Resumo em português, inglês e espanhol, com no máximo 150 palavras (ou 960 caracteres incluindose pontuações e espaços). (a) Em relatos de pesquisa, o resumo deve conter: contextualização do tema e o problema, características da amostra, instrumentos utilizados para coleta dos dados, procedimentos, resultados e conclusões. (b) Nas revisões sistemáticas de literatura, o resumo deve apresentar a abrangência temática, objetivos, método, principais resultados e conclusões. (c) Na modalidade de resenha de livro não é necessário o resumo.

    5. Palavras-chave em português, inglês e espanhol, com até 5 palavras, separadas por ponto e vírgula (;). (a) Devem estar de acordo com a Terminologia em Psicologia, disponível na BVS-Psi: acesse clicando aqui.

    6. No destaques de: palavras, expressões ou pequeno texto, apenas sublinhar (não utilizar negrito e/ou itálico).

    7. Citações de texto: ao se fazer referência a trabalho de um ou mais autores mencionar somente seus respectivos sobrenomes. Utilizar a formatação da APA** conforme o número de autores.

    8. Citação indireta: Quando a referência é feita com base em fonte secundária, cita-se o autor original, com a indicação “in” do autor da fonte consultada.

    9. Citação no correr do texto e citação em bloco: citação textual inferior a 40 palavras deve ser inserida no correr do texto.

    10. Citação no correr do texto e citação em bloco: citação superior a 40 palavras deve ser, toda ela, sem aspas (no início e final), em espaço duplo em igual fonte '12, situada a 5 caracteres da margem esquerda até o final da margem direita.

    11. Rodapé: evitar uso de notas de rodapé, utilizando somente quando de extrema necessidade, para esclarecimento da expressão utilizadas.

    12. Mencionar procedimentos éticos adotados.

     

    Requisitos para tabelas e figuras:

    1.Tabelas, figuras e anexos devem ser apresentados ao final do manuscrito em folhas separadas (uma por página).

    2.Itens gráficos devem estar identificados por número e título (nota de rodapé e legenda se necessário), cabendo ao autor indicar com “inserir aqui”, ao longo do texto, onde eles devem estar.

    3.Leva o nome de figura toda imagem que ilustra o texto por gráfico estatístico, desenho ou foto

    O autor se responsabiliza pela qualidade das figuras (desenhos, ilustrações e gráficos), que deverão permitir redução sem perda de definição, para os tamanhos de uma ou duas colunas, pois não é permitido o formato paisagem.
    Figuras digitalizadas deverão ter extensão JPEG e resolução mínima de 600 DPI.

    1.Tabelas e figuras devem estar formatadas conforme regras APA*.

     

    Requisitos para as referências bibliográficas:

    1. Pelo menos 40% das referências bibliográficas devem ter sido publicadas nos últimos 5 anos (2010~2015).

    2. Inicia-se cada referência sem recuo, na margem esquerda.
    3.Escreve-se com letra maiúscula somente a inicial do sobrenome e abreviação do primeiro e segundo nome de cada autor.

    4. O(s) sobrenome(s) do(s) devem ser seguidos do ano da publicação; quando livro e/ou trabalho acadêmico, título e subtítulo em itálico; quando publicação de periódicos e/ou revistas, nome da revista/periódico e volume em itálico

    5. Obrigatoriamente, todas as referências bibliográficas devem incluir o DOI (CrossRef Publisher Membership Information). Para tanto, indicamos que após formatação das referencias de acordo com a última edição da APA, submeta o conjunto ao site http://www.crossref.org/SimpleTextQuery/ , para obtenção automática dos DOI. Para aqueles inexistentes, indicar após a referências "(DOI INEXISTENTE)"

    6. Todas as referências devem estar formatadas conforme regras da APA*.

    A Revista Psico utiliza como referência as normas da *American Psychological Association – APA (6ª edição). Para um guia de conferência rápido, consulte o endereço eletrônico: clique aqui.

     

    Linguagem

    Será dada preferência a artigos escritos em Inglês, mas manuscritos escritos em Português ou Espanhol também podem ser submetidos. Apenas manuscritos escritos em linguagem clara e correta serão enviados para revisão por pares.

     

    Considerações Éticas

    Autores que relatam estudos com seres humanos devem considerar todos os aspectos éticos relacionados ao trabalho apresentado e incluir (na parte de Métodos do manuscrito) informações detalhadas sobre o processo de consentimento informado, incluindo o método utilizado para avaliar a capacidade do participante em consentir participar no estudo e os cuidados adotados para proteger todos particiantes. Especificamente os autores devem condiderar todas as questões éticas relevantes em sua pesquisa e discuti-las se necessário.

    Todos os pesquisadores relatando dados oriundos de pesquisa humana ou animal devem ter obtido a aprovação de sua pesquisa nos Comitês de Ética respectivos de sua instituição. Essa aprovação deve ser mencionada na parte de Métodos do manuscrito.

    Nos países onde não existem Comitês de Ética ou orgãos similares, os autores devem incluir uma declaração de que a sua pesquisa foi conduzida de acordo com a Declaração de Helsinki, NIH Policy on Use of laboratory Animals ou EU Directive on Use of Animals.

    Todos os estudos envolvendo animais devem declarar que os autores seguiram as diretrizes para o uso e cuidado de animais de laboratório vigentes em sua instituição, estabelecidos por Conselhos Nacionais de Pesquisa e pelas leis pertinentes de proteção animal.

    A Psico é membro e segue os princípios do Committee on Publication Ethics (COPE).

     

    Conflitos de Interesse

    Todos os autores devem declarar qualquer relação financeira ou pessoal com outras pessoas ou organizações que possam inapropriadamente influenciar (viés) seu trabalho. Exemplos de potenciais conflitos de interesse incluem relações de trabalho, consultorias, propriedade de patentes, produtos ou processos, honorários, financiamentos e bolsas. Se não houver conflto de interesse, então declare explicitamente que não existem conflitos.

     

    Privacidade das Informações

    Os manuscritos enviados para avaliação são tratados de forma reservada, sendo acessíveis apenas à Comissão Editorial, ligada ao processo de avaliação e publicação dos artigos. Solicitações para reprodução parcial ou total dos artigos devem ser encaminhadas para apreciação da Comissão Editorial da Revista PSICO. A Revista não fornece informações a terceiros sobre manuscritos que estejam em processo de avaliação ou que tenham recebido pareceres negativos para publicação.

    As informações inseridas no cadastro do Sistema de Editoração Eletrônica da Revista Psico, serão utilizadas exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

     

    Condições para submissão

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    1. A contribuição é original e inédita, estar dentro do escopo da PSICO, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor".

    2. Existem tres arquivos distintos para submissão, quais sejam:

    a) Arquivo do Manuscrito, sem nenhum tipo de identificação do(s) autor(es) e sugestão de pareceristas;

    b) Carta de Identificação;

    c) Carta de Encaminhamento empírico e Carta de Encaminhamento de revisão

    3. O texto está em formato Microsoft Word, espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; com figuras e tabelas no final do texto, e não inseridas no decorrer do mesmo.

    4. O texto segue os requisitos de formatação da revista, encontradas na seção "Submissões" da Revista.

    5. Inserir o arquivo do Manuscrito, inserido no campo “Documento Principal”.

    6. Inserir o arquivo Carta de Identificação
    no campo "Documento Suplementar. Não esquecer da indicação OBRIGATÓRIA dos potenciais avaliadores para o manuscrito.

    7. Inserir o arquivo Carta de Encaminhamento assinada pelo(s) autor(es) em formato pdf também no campo "Documento Suplementar".

     

    Declaração de Direito Autoral

    A Psico proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera maior intercâmbio global de conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project. Não há qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge - APC). Uma vez que o artigo é publicado, os direitos autorais sobre a publicação passam automaticamente para PSICO. Solicitações para reprodução parcial ou total dos artigos devem ser encaminhadas para apreciação da Comissão Editorial da Revista PSICO. Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores
    Todo conteúdo deste periódico, exceto quando especificado diferentemente, está registrado sob uma licença Creative Commons do tipo atribuição (CC BY), que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a publicação original seja corretamente citada.

    Política de Privacidade

    • As informações inseridas no cadastro do Sistema de Editoração Eletrônica da Revista Psico serão utilizadas exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

    • A Revista não fornece informações a terceiros sobre manuscritos que estejam em processo de avaliação ou que tenham recebido pareceres negativos para publicação.

    • Os manuscritos enviados para avaliação são tratados de forma reservada, sendo acessíveis apenas à Comissão Editorial ligada ao processo de avaliação e publicação dos artigos.

     

     

    [Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


    Creative Commons License Todo conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Faculdade de Psicologia
    Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 11, 9º andar - 921
    CEP 90619-900
    Porto Alegre, RS - Brasil
    Fone: (55) (51) 3320-3633
    (55) (51) 3353-4466


    revistapsico@pucrs.br