ISSN 1413-8271 versão impressa
ISSN 2175-3563 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Tipos de colaborações aceitas pela revista Psico-USF

Trabalhos originais relacionados à Psicologia que se enquadrem nas seguintes categorias:

1. Relato de pesquisa: investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. Limitado a 20-25 laudas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.
2. Estudo teórico: análise de construtos teóricos, levando ao questionamento de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Limitado a 15-20 laudas, conforme as especificações do item 1.
3. Relato de experiência profissional: estudo de caso, com análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, com evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a atuação de psicólogos em diferentes áreas. Limitado a 10 laudas, conforme as especificações do item 1.
4. Revisão crítica da literatura: análise de um corpo abrangente de investigação, relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Psicologia. Limitada a 15-20 laudas, conforme as especificações do item 1.
5. Comunicação breve: relato de pesquisa sucinto, mas complemento de uma investigação específica. Limitada a 7 laudas, conforme as especificações do item 1.
6. Carta ao editor: avaliação crítica de artigo publicado em Psico-USF ou resposta de autores a crítica formulada a artigo de sua autoria. Limitada a 5 laudas.
7. Nota técnica: descrição de instrumentos e técnicas originais de pesquisa. Limitada a 5 laudas.
8. Resenha: revisão crítica de obra recém-publicada, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. Limitada a 5 laudas.
9. Debate: registro de opiniões de pessoas envolvidas (direta ou indiretamente) em assuntos polêmicos. Limitado a 5 laudas.

 

Normas editoriais

1. Seleção de artigos: o manuscrito que se enquadra nas categorias 1 a 9 acima descritas será avaliado quanto à originalidade, à relevância do tema e à qualidade da metodologia científica, além da adequação às normas editoriais adotadas pela revista. Será aceito para análise pressupondo-se que: (a) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento com vistas à publicação na revista Psico-USF e (b) qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou a citação.

2. Ineditismo do material: o conteúdo do material enviado para publicação na Psico-USF não pode ter sido publicado anteriormente, nem submetido para publicação em outro periódico. Os conteúdos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.

3. Revisão por pareceristas: os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de Consultores ad hoc, a seu critério. Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulação; c) recusa integral. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos, sempre que possível, no prazo de três meses a partir da data de seu recebimento. Os originais, mesmo quando recusados, não serão devolvidos.
Revisão de linguagem poderá ser feita pelo Conselho Editorial da Revista. Quando este julgar necessárias modificações substanciais que possam alterar a idéia do autor, este será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo máximo de um mês.

4. Direitos autorais: os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Psico-USF. A reprodução total dos artigos desta Revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do Editor de Psico-USF. Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta Revista (partes do texto que excederem 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter a permissão escrita do(s) autor(es).
Manuscritos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações e, se não for possível, o manuscrito só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução em Psico-USF. Em nenhuma circunstância Psico-USF e os autores citados nos trabalhos publicados nesta Revista repassarão direitos assim obtidos.

5. Os trabalhos serão aceitos em língua portuguesa, espanhola e inglesa.

6. Independentemente do número de autores, serão oferecidos 1 (um) exemplar da revista e 20 separatas do artigo por trabalho.

7. Notas sobre o(s) autor(es): incluir uma breve descrição (30-40 palavras) sobre as atividades atuais do(s) autor(es) e sobre a sua formação.

 

Como enviar artigo aos Editores

O trabalho para publicação deverá ser enviado aos Editores da Psico-USF no endereço:

Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia
Apoio Executivo às Comissões de Pós-Graduação
Editor: Prof. Dr. Fermino Fernandes Sisto
Av. Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 - Centro
CEP: 13 251-900 Itatiba - SP
Tel: (11) 4534-8046
Fax: (11) 4534-8046
E-mail: revistapsico@saofrancisco.edu.br

Enviar aos editores: (1) carta solicitando publicação do trabalho na Psico-USF; (2) três cópias do artigo em papel (não se aceita fax); (3) uma cópia no formato de disquete com o nome do arquivo, utilizando processador de texto escolhido entre as opções autorizadas pela Revista e cuja relação atualizada poderá ser obtida do Editor.

Carta de solicitação: todo e qualquer manuscrito encaminhado à Revista deve ser acompanhado de carta assinada pelo autor, explicitando a intenção de submissão ou ressubmissão do trabalho à publicação, ou por todos os autores quando de autoria múltipla.

A versão reformulada deverá ser encaminhada em três vias no formato de exemplar em papel e uma via no formato de disquete, como indicadas para a primeira versão.

Aspectos éticos: na carta o(s) autor(es) deve(m) garantir que tenha havido consentimento das pessoas envolvidas nas amostras do trabalho, que a privacidade das pessoas envolvidas foi respeitada. Deve constar ainda que o trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da instituição à qual estão vinculados os autores.

 

Forma de apresentação dos manuscritos

Os manuscritos serão aceitos em língua portuguesa, espanhola e inglesa.
Normas de publicação: a revista Psico-USF adota normas de publicação da APA (4a. edição, 2001).
Formatação: os artigos devem ser digitados em espaço duplo (incluindo tabelas e referências) em fonte tipo Times New Roman, Courier New ou Arial, tamanho 12, não excedendo 80 caracteres por linha e o número de páginas apropriado à categoria em que o trabalho se insere, paginado desde a folha de rosto personalizada, a qual receberá número de página 1. A página deverá ser tamanho carta ou A4, com formatação de margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda e direita de 3 cm.

A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

1. Folha de rosto sem identificação, contendo apenas:
1.1 Título completo na língua em que o manuscrito foi preparado, não devendo exceder 15 palavras. O título deve ser pertinente, claro e pode ser criativo, informando ao leitor sobre o objetivo do artigo. Não deve incluir nomes de cidades, países ou outras informações geográficas.
1.2 Sugestão de título abreviado para cabeçalho, não devendo exceder 5 palavras.
1.3 Título completo em inglês, compatível com o título na língua em que o manuscrito foi preparado.

2. Folha de rosto com identificação, contendo:
2.1 Título completo na língua em que o manuscrito foi preparado.
2.2 Sugestão de título abreviado.
2.3 Título completo em inglês, compatível com o título na língua em que o manuscrito foi preparado.
2.4 Nome de cada um dos autores.
2.5 Afiliação institucional de cada um dos autores (incluir apenas o nome da universidade e a cidade).
2.6 Nota de rodapé com agradecimentos dos autores e informação sobre apoio institucional ao projeto.
2.7 Nota de rodapé com endereço do autor a quem o leitor do artigo deve enviar correspondência, seguido de endereço completo, de acordo com as normas do correio. Se disponível, o endereço eletrônico deve também ser indicado.
2.8 Indicação de endereço para correspondência com o editor sobre a tramitação do manuscrito, incluindo fax, telefone e, se disponível, endereço eletrônico.

3. Folha contendo Resumo, em português ou em espanhol:
3.1 O resumo deve ter no máximo 150 palavras para trabalhos na categoria 1, 100 palavras para trabalhos nas categorias 2, 3, 4, 5, 9 e 10, e 50 palavras para trabalhos nas categorias 6 e 7. A categoria 8 não admite resumo.
3.2 O resumo não precisa incluir informações sobre a literatura da área, nem referências. O objetivo deve ser claro, informando, caso for apropriado, o problema, o método e as hipóteses do estudo. Para os relatos de pesquisa, o método deve oferecer informações breves sobre os participantes, instrumentos e procedimentos especiais utilizados. Apenas os resultados mais importantes, que respondem aos objetivos da pesquisa, devem ser mencionados. O resumo de uma revisão crítica ou de um estudo teórico deve incluir: tópico tratado (em uma frase), objetivo, tese ou construto sob análise do organizador do estudo, fontes usadas (p. ex., observação feita pelo autor, literatura publicada) e conclusões.
3.3 Fornecer, após o resumo, 3 a 5 palavras-chave na língua do manuscrito, com iniciais minúsculas e separadas com ponto e vírgula. Para utilizar descritores mais adequados, consulte o Thesaurus da APA, facilitando assim a futura indexação de seu trabalho.

4. Folha contendo Abstract, em inglês, compatível com o texto do resumo:
4.1 O Abstract deve obedecer às mesmas especificações do resumo, seguido de keywords, compatíveis com as palavras-chave.
4.2 Psico-USF tem, como procedimento padrão, fazer revisão final do Abstract, reservando-se o direito de corrigi-lo, se necessário. No entanto, recomenda-se que os autores solicitem a um colega bilíngüe que revise o Abstract, antes de submeter o manuscrito. Este é um item muito importante de seu trabalho, pois em caso de publicação será disponibilizado em todos os indexadores da revista.

5. Estrutura do texto:
5.1 Títulos e subtítulos em todas as categorias de trabalho original. O texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização. No caso de relatos de pesquisa, o texto deverá, obrigatoriamente, apresentar: introdução, método, resultados e discussão. Os manuscritos nas demais categorias editoriais deverão apresentar títulos e subtítulos de acordo com o caso.
5.2 Notas de rodapé. Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e listadas, após as referências, em página separada e intitulada de Notas.
5.3 Figuras e Tabelas. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto e apresentadas em Anexo. As palavras Figuras e Tabelas, que aparecem no texto, devem, sempre, ser escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número respectivo ao qual se referem. As normas não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.
5.4 Citações dos autores. As citações de autores deverão se feitas de acordo com as normas da APA, exemplificadas no item V. Todos os nomes de autores, cujos trabalhos forem citados, devem ser seguidos da data da publicação, na primeira vez que forem citados em cada parágrafo. No caso de transcrição na íntegra de um texto, a transcrição deve ser delimitada por aspas e a citação do autor seguida do número da página citada. Uma citação literal com 40 ou mais palavras deve ser apresentada em bloco próprio, começando em nova linha, com recuo de 5 espaços da margem, na posição de um novo parágrafo. O tamanho da fonte deve ser 12, como no restante do texto. Não use comandos como negrito ou itálicos nesta seção. Os grifos devem ser sublinhados.
5.5 Psico-USF recomenda que os autores revisem seu texto, observando ligação entre as seções e os subtítulos utilizados. Parágrafos de frase única devem ser evitados, pois fragmentam o texto. Salienta que o(s) objetivo(s) do estudo deve(m) ser claramente explicitado(s). Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer na seção de referências.

6. Anexos:
Os anexos devem ser apresentados em uma nova página, após as referências, e numerados consecutivamente. Devem ser indicados no texto, identificados por números (1, 2, 3, e assim por diante) e intitulados adequadamente. Utilize anexos se isso for realmente imprescindível para a compreensão do texto.

7. Figuras:
Devem ser apresentadas com as respectivas legendas e títulos, uma por página em papel, e por arquivo de computador, quando preparadas eletronicamente. Os títulos devem ser apresentados abaixo das figuras, sempre em letras minúsculas. Para assegurar qualidade de reprodução, as figuras contendo desenho deverão ser encaminhadas em qualidade para fotografia. Não produza Figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da Revista. Como a versão publicada não poderá exceder a largura de 8,3 cm para figuras simples e de 17,5 para figuras complexas, o autor deverá cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso a redução seja necessária.

8. Tabelas:
Devem ser, preferencialmente, elaboradas no MSWord e apresentadas em preto-e-branco. Os títulos das Tabelas deverão ser colocados no alto das mesmas, e devem indicar o conteúdo em até 15 palavras. A primeira letra de cada palavra do título das Tabelas deve ser escrita em letra maiúscula, e as demais letras devem ser minúsculas. Não utilize letras maiúsculas, negritos ou itálicos dentro da Tabela, que não deve exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento.

 

Referência

Inicie uma nova página para a seção de referências. Utilize espaço duplo e não deixe espaço entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores. Sobrenomes dos autores não devem ser substituídos por traços ou travessões. As referências devem aparecer segundo as orientações da American Psychological Association (Manual de Publicação da American Psychological Association, 4a edição, Porto Alegre, Artes Médicas, 2001). Os exemplos abaixo podem auxiliar na organização do seu manuscrito.

Textos de Autoria Múltipla:

Dois autores: cite os dois nomes sempre que a obra for referida no texto usando & conforme exemplo abaixo, e acompanhada da data entre parênteses.
"O método proposto por Siqueland e Delucia (1969)", mas "o método foi inicialmente proposto para o estudo da visão (Siqueland & Delucia, 1969)".
Três a cinco autores: cite todos os autores na primeira referência, separados por vírgulas e & entre o penúltimo e último nome, seguido da data do estudo entre parênteses. A partir da segunda referência, utilizar o sobrenome do primeiro autor seguido de "e colaboradores" e da data. Seis ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de "e colaboradores" e da data.

Artigo de Revista Científica:
Sisto, F. F. (2000). Relationships of the Piagetian cognitive development to human figure drawing. Child Study Journal, 30(4), 225-232.

Artigo de Revista Científica no Prelo:
Indicar, no lugar da data, que o artigo está no prelo. Incluir o nome do periódico em itálico, após o título do artigo. Não referir data e número do volume, fascículo ou páginas até que o artigo seja publicado. No texto, citar o artigo indicando, entre parênteses, que está no prelo.
Noronha, A. P. P. (no prelo). Problemas graves e freqüentes no uso dos testes psicológicos. Psicologia: Reflexão e Crítica.

Livro:
Baptista, M. N. & Assumpção Jr., F. B. (1999). Depressão na adolescência. Uma visão multifatorial. São Paulo, SP: EPU.

Livro organizado por editor:
Sisto, F. F., Sbardelini, E. T. B. & Primi, R. (Orgs.). (2001). Contextos e questões da Avaliação Psicológica. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Capítulo de livro:
Capitão, C. G. (2001). Uma breve avaliação da violência sexual: a vingança de édipo. Em F. F. Sisto, E. T. B. Sbardelini & R. Primi (Orgs.). Contextos e Questões da Avaliação Psicológica. (pp. 63-75). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Trabalho apresentado em congresso, mas não publicado:
Santarem, E. M. M. (1998). Efeito da fluoxetina sobre a polidipsia induzida por esquema enquanto possível modelo animal de comportamento compulsivo e sobre a resposta operante de pressionar a barra. Trabalho apresentado no I Congresso de Pesquisa e Extensão e IV Encontro de Iniciação Científica, Bragança Paulista, SP.

Trabalho apresentado em congresso com resumo publicado em anais:
Santos, A. A. A. (2000). Remediação e prevenção: experiência em uma universidade. Anais do V Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, Itajaí, 37.

Teses ou Dissertações Não-Publicadas:
Güntert, A. E. V. A. (1996). Crianças com nódulo vocal: estudo da personalidade por meio da prova de Rorschach. (Tese de Doutorado). São Paulo: Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2009 Universidade São Francisco

Avenida São Francisco de Assis, 218
Caixa Postal 163
CEP 12916-900 Bragança Paulista - SP
Tel.: +55 11 7844-8443
Fax: +55 11 7844-1825


revistapsico@saofrancisco.edu.br