ISSN 1678-5177 versão on-line
ISSN 0103-6564 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Linha Editorial - Informações Gerais

A proposta editorial da Revista Psicologia USP vem ao encontro das tendências contemporâneas de integração e complementaridade, cada dia mais presentes nas ciências humanas. Esta tendência leva em conta a vocação da Psicologia para a diversidade e para a articulação de áreas e conhecimentos. Se o homem pode ser visto como máquina biológica complexa ele é, no entanto, fabricante de cultura e de símbolos, criador de história. A Revista Psicologia USP vem procurando atender às diferentes concepções expressas por aquela duplicidade, publicando artigos que refletem o amplo espectro de preocupações atuais dos pesquisadores sem, contudo, ficar ausente dos debates mais significativos que se travam nas áreas de fronteira das ciências humanas e biológicas. Tendo em vista essa finalidade mais ampla, a revista vem publicando artigos de reflexão e ensaios quer em números temáticos, quer sob a forma de núcleos temáticos e artigos diversos, dando ênfase a tópicos clássicos da Psicologia.

 

Submissão do Manuscrito

O original deve ser encaminhado à Revista Psicologia USP, por correio
eletrônico ou postagem convencional. No caso de envio pela internet, o trabalho
deve ser encaminhado para: revpsico@usp.br. Se a opção for enviar pelo correio,
o trabalho deverá ser apresentado em CD-ROM, acompanhado de duas cópias
impressas e endereçado para:

Comissão Executiva
Revista Psicologia USP
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Serviço de Edição e Publicação
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Sala 20 - Bloco G
Cidade Universitária - Butantã
CEP: 05508-030 - São Paulo, SP

Todo trabalho enviado à revista deve ser acompanhado de uma carta de apresentação assinada onde o autor deixa claro a intenção de submissão ou resubmissão do trabalho a publicação. Esta carta deve também: 1) informar que se trata de trabalho inédito e original; 2) assegurar que o trabalho não foi submetido para publicação e nem se encontra sob avaliação em nenhum outro periódico; 3) conter, no caso de pesquisas que envolvem questões éticas, uma declaração mencionando que o trabalho seguiu rigorosamente os procedimentos éticos e legais recomendados pelas resoluções vigentes e que está aprovado pela Comissão de Ética da Instituição, quando for o caso; 4) ser assinada por todos os autores do texto, no caso de autoria múltipla.

As contribuições recebidas, aprovadas e publicadas são de inteira responsabilidade dos signatários.

Serão aceitas pela revista contribuições apresentadas em português e espanhol e os artigos publicados estarão disponíveis no formato eletrônico no PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia: www.bvs-psi.org.br). Uma vez aceito o artigo, o autor deve se comprometer a enviar uma versão em inglês para também permitir acesso “on line” neste idioma.

 

Forma de Apresentação dos Manuscritos

Psicologia USP baseia-se no manual editado pela American Psychological Association (APA, 5a edição de 2001)1 no que diz respeito à apresentação das citações no texto e referências. Todos os trabalhos deverão estar de acordo com as informações citadas a seguir:

A apresentação dos manuscritos deverá obedecer à seguinte seqüência:

1 - Formato: os originais devem ser digitados em extensão “.doc” ou “.rtf”, fonte tipo Times New Roman, corpo 12, tamanho A4 (21,0 por 29,7 cm), espaço duplo, mantendo margens laterais de 3 cm, com formatação de margens superior e inferior de 2,5 cm, limitando-se a 50.000 (cinqüenta mil) caracteres aproximadamente, incluídos os espaços em branco. A numeração das páginas deve ser feita no canto direito superior, começando da página de rosto, exceto figuras e tabelas que devem ser anexadas em folhas separadas.

2 - Folha de Rosto Identificada: nela devem constar:

1) Título do trabalho em português, inglês, espanhol e francês. O título deve ser breve, específico e completo, contendo os termos que representam o conteúdo do trabalho para que possa ser adequadamente indexado. Recomenda-se que tenha de 10 a 12 palavras. Abreviaturas e siglas devem ser evitadas. O título é utilizado, também, como enunciado do conteúdo de um trabalho em bases de dados;

2) Nome completo e afiliação institucional de cada um dos autores;

3) Endereço completo para correspondência (incluindo código postal, telefone e endereço eletrônico) de cada um dos autores;

4) Informações sobre apoio institucional, agradecimentos, origem do trabalho (apresentação em evento, derivado de dissertação ou tese), vinculação institucional e outras informações eticamente necessárias.

Caso haja agradecimento, devem ser mencionadas pessoas ou instituições que contribuíram para a elaboração do trabalho, tais como: assessoria científica, revisão do texto, tabulação de dados, apoio financeiro entre outros. Nesses casos deve-se mencionar o nome completo da pessoa ou agência de fomento que concedeu o auxílio.Título do trabalho em português, inglês e francês.

3- Folha de Rosto sem Identificação: deve apresentar apenas o título do trabalho em português, inglês, espanhol e francês.

4- Resumos: os originais que se situam nas categorias “ensaios” e “relato de experiência” devem ser apresentados contendo quatro resumos: em português; em inglês (abstract), espanhol (resumen) e em francês (résumé). Recomenda-se representar o conteúdo do artigo com até 150 palavras. As versões em inglês, espanhol e francês devem ser fiéis ao resumo em português. Convém evitar citações, siglas e abreviaturas. Os resumos devem figurar antes do texto do manuscrito em folhas separadas, logo após as folhas de rosto.

5- Palavras-chave: devem constar no máximo cinco, logo abaixo de cada um dos resumos, nas versões: português (Palavras-chave), espanhol (Palabras-clave), inglês (Keywords) e francês (Mots-clés). Os termos em português, espanhol e inglês devem ser extraídos do vocabulário “Terminologia em Psicologia” disponível na Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi: www.bvs-psi.org.br) e traduzidos para o francês. No caso de não serem encontrados termos que representem o assunto do texto na Terminologia o autor poderá indicar termos ou expressões de uso conhecido no meio acadêmico.

6. Texto

Todos os trabalhos citados no texto devem estar de acordo com as informações apresentadas abaixo, tanto as citações diretas (transcrição textual de palavras ou trechos da obra do autor consultado) quanto indiretas (transcrição de idéias baseadas na obra do autor consultado).

Algumas expressões latinas, tais como idem (id.), ibidem (ibid), opus citatum (op. cit.)
não são utilizadas pela revista.

É de responsabilidade do(s) autor(es) a correta apresentação e exatidão das citações no texto. Todos os trabalhos mencionados no texto devem estar arrolados na lista final de referências.

Citação de autores no texto

- Devem ser assinalados usando-se o sobrenome do(s) autor(es) seguido(s) do ano da publicação. Exemplos: Ades e Botelho (1993) ou (Ades & Botelho, 1993).

- No caso de citações com três a cinco autores, na primeira vez em que aparecem no texto são citados todos os autores; nas seguintes, usa-se o sobrenome do primeiro autor sucedido pela expressão latina “et al.”. Exemplos: Haase, Diniz e Cruz, 1997 ou (Haase, Diniz, & Cruz, 1997). Nas citações seguintes: Haase et al. (1997) ou (Haase et al., 1997). Na lista final de referências todos os nomes dos autores deverão ser citados.

- No caso de citações com seis ou mais autores, grafa-se o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão latina “et al.”. Exemplo: Hays et al. (2002). Na lista final de referências indicam-se os sobrenomes dos seis primeiros autores e abrevia-se o sétimo autor e os subseqüentes (se houver) utilizando-se a expressão latina “et al.”

- Em citações de vários autores e uma mesma idéia, deve-se obedecer à ordem alfabética de seus sobrenomes. Exemplos: Badaines (1976), Biller (1968, 1969) ou (Badaines, 1976; Biller, 1968, 1969).

- No caso de documentos com diferentes datas de publicação e um mesmo autor, cita-se o sobrenome do autor e os anos de publicação em ordem cronológica. Exemplo: Merleau-Ponty (1942, 1960, 1966).

- Em citações de documentos diferentes, porém com mesma data de publicação e mesmo autor, devem-se acrescentar letras minúsculas após o ano da publicação. Exemplo: Rogers (1973a, 1973b, 1973c).

- Documentos cujo autor é uma entidade coletiva, devem ser referidos pelo nome da entidade por extenso, seguido do ano de publicação. Exemplo: American Psychological Association (2001).

Citação de obras antigas e reeditadas

- Assinalar a data da publicação original seguida da data da edição consultada.
Exemplos: Freud (1898/1976) ou (Freud, 1898/1976).

Citação textual

- A transcrição literal de um texto, deve aparecer entre aspas duplas, seguidas do sobrenome do autor, data e página citada. Exemplo: Segundo Freitas (2002) os “... indivíduos representam a realidade a partir das condições em que vivem.” (p. 75). A grafia e a pontuação de uma citação textual devem obedecer à utilizada pelo autor do documento consultado.

- Em citação de trecho com 40 ou mais palavras, estas devem ser apresentadas em parágrafo próprio sem aspas, iniciando com a linha avançada (equivalente a cinco toques de máquina) e terminando com a margem sem recuo.

- Na citação de depoimento ou transcrição de entrevista, as falas devem ser digitadas em itálico, e sua forma de apresentação deve seguir a orientação apontada acima (citação textual).

Citação de Homepage ou Web Site

- Menciona-se o endereço eletrônico de preferência entre parênteses após a informação. Exemplo: (www.bvs-psi.org.br).

Para outros exemplos recomendamos consultar o documento “Citações no Texto (APA)”, disponível em: <www.ip.usp.br/biblioteca/biblioteca_produtos.htm>.

Notas de rodapé

- As notas de rodapé devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, quando apontadas no corpo do texto devem ser indicadas com números arábicos seqüenciais, imediatamente depois da frase a que digam respeito. São apresentadas no rodapé da mesma página. As referências dos autores citados no texto devem ser registradas no final do texto e não nas notas de rodapé.

7. Referências: devem ser apresentadas no final do artigo. Sua disposição obedece ordem alfabética do último sobrenome do autor e constitui uma lista encabeçada pelo título Referências. No caso de mais de uma obra de um mesmo autor, as menções deverão ser dispostas em ordem cronológica de publicação. Exemplos mais comuns:

Livros

American Psychological Association. (2001). Publication manual of the American Psychological Association (5th ed). Washington, DC: Author.

Bosi, E. (1994). Memória e sociedade: lembranças de velhos (4a ed.). São Paulo: Companhia das Letras.

Capítulo de livro

Chauí, M. (1998). Notas sobre cultura popular. In P. S. Oliveira (Org.), Metodologia das ciências humanas (pp. 165-182). São Paulo: Hucitec.

Heilman, K. M. (1995). Attention asymmetries. In R. J. Davidson & K. Hugdahl (Eds.), Brain asymmetry. Chap.4: Attention and learning (pp. 217-234). Cambridge, MA: The MIT Press.

Capítulo de livro com indicação da data da edição original

Freud, S. (1977). Histeria. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas
completas de Sigmund Freud
(J. Salomão, trad., Vol. 1, pp. 77-102). Rio de Janeiro:
Imago. (Trabalho original publicado em 1888)

Artigos em Periódicos Científicos

Tfouni, L. V., & Moraes, J. (2003). A família narrada por crianças e adolescentes de rua:
a ficção como suporte do desejo. Psicologia USP, 14(1), 65-84.

Eventos Científicos em parte

Thiers, V. O., Seabra, A. G., Macedo, E. C., Arbex, S. M., Feitosa, M. D., & Capovilla, F. C. (1993).
PCS-Comp: Picture Communication Symbols System: versão computadorizada. In Resumos de Comunicações Científicas, III Congresso Interno do Núcleo de Pesquisa em Neurociências e Comportamento da Universidade de São Paulo (p. 15). São Paulo: Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Dissertação de Mestrado e Teses

Figueiredo, S. M. A. (1991). Estudos piagetianos: uma análise crítica. Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.

Granja, E. C. (1995). Produção científica: dissertações e teses do IPUSP (1980/1989). Tese
de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Documentos extraídos de fontes eletrônicas

Paiva, G. J. (2000). Dante Moreira Leite: um pioneiro da psicologia social no Brasil. Psicologia USP, 11(2). Recuperado em 12 de março de 2001, da SciELO (Scientific Electronic Library OnLine): http://www.scielo.brhttp://www.scielo.br

A revista considera responsabilidade do(s) autor(es) a correta apresentação e exatidão das referências no manuscrito.

Para outros exemplos, recomendamos consultar o documento “Normalização de Referências (APA)”, disponível em: www.ip.usp.br/biblioteca/biblioteca_ produtos.htm

8- Tabelas: devem ser apresentadas em folhas separadas, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no trabalho. No texto, assinalar pelo número de ordem, os locais onde as tabelas devem ser incluídas. A palavra “tabela” deve ser acompanhada de um título breve que permita compreender os dados nela reunidos. Quando extraídas de outros trabalhos o autor deve mencionar, no original, a fonte completa de onde foi retirada; nesse caso, o
autor necessita, também, enviar uma autorização para a sua reprodução junto ao manuscrito submetido à publicação.

9- Figuras: na apresentação de imagens e ilustrações, a exemplo de fotografias, desenhos, gráficos etc. (estritamente necessários), o autor deve assinalar, no texto, os locais onde deverão ser intercalados. Apresentar imagens de boa qualidade (fotografias, gráficos ou desenhos) com tamanho máximo de 100x150mm, lembrando que poderão sofrer redução, motivo pelo qual sugerimos enviar preferencialmente com extensão TIFF. As imagens originais devem ser enviadas separadas do artigo.
Se as imagens enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.

Processo de julgamento dos originais

Os artigos elaborados por especialistas brasileiros e estrangeiros submetidos à Psicologia USP devem estar de acordo com a política editorial da revista, atender às recomendações contidas nas “Instruções aos autores” e destinar-se exclusivamente ao periódico, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outra revista. Os trabalhos que não atenderem a essas recomendações serão devolvidos.

Cada trabalho passará por análise da Comissão Executiva para avaliar se está ajustado às modalidades de textos aceitos pela revista e se obedece às normas bibliográficas. A seguir, caberá ao Conselho Editorial proceder à avaliação de potencialidade para publicação. Em caso afirmativo, o trabalho será submetido aos consultores “ad hoc”, escolhidos pela Comissão Executiva entre pesquisadores de reconhecida competência na área. Não serão informadas as identidades dos
autores e suas afiliações institucionais aos consultores e tampouco os autores terão conhecimento das identidades dos consultores. Resultam deste processo três possibilidades: aceitação, aceitação sujeita à reformulação ou recusa.

Os originais aprovados com recomendações serão remetidos ao autor e deverão ser devolvidos no prazo de trinta dias para serem reavaliados. Trabalhos aprovados com recomendações quanto à normalização (citações e referências), deverão retornar no prazo máximo de cinco dias. Após o aceite final, não será permitida nenhuma modificação nos originais por parte dos autores. Os trabalhos rejeitados, enviados por postagem convencional, serão devolvidos.

A revista Psicologia USP conta com consultores qualificados que procuram emitir pareceres construtivos aos trabalhos dos autores, cujo conteúdo é, depois, a estes enviado. No entanto, caberá à Comissão Executiva a decisão final acerca da publicação ou não do original, assim como a ela se reserva o direito de fazer pequenas modificações no texto durante o processo de editoração gráfica. Os autores receberão dez separatas de seu artigo e dois exemplares da revista.

Direitos Autorais

Os direitos autorais de todos os artigos publicados pertencem à Psicologia USP. A reprodução total ou parcial dos artigos em outras publicações requer autorização por escrito da Comissão Executiva da revista.

Assinaturas, Permutas e Pedidos de exemplares avulsos

Pedidos de assinaturas, exemplares avulsos e permutas com outras revistas da
área devem ser solicitados à Biblioteca Dante Moreira Leite do IPUSP:

Telefone: (11) 3091-4300 / Tele/Fax: (11) 3091-4392
Endereço eletrônico: bibip@edu.usp.br

Comunicações breves podem ser efetuadas através de:

Endereço eletrônico: revpsico@edu.usp.br
Tele/fax: (11) 3091-4452

 

Procedimentos da Comissão Executiva

Os manuscritos deverão ser encaminhados à Comissão Executiva da revista de acordo com as condições acima descritas. Os originais serão submetidos à aprovação do Conselho Editorial, após prévia avaliação da Comissão Executiva. Se necessário, serão encaminhados a consultores "ad hoc."

Os consultores "ad hoc" serão escolhidos pela Comissão Executiva entre pesquisadores reconhecidos na área da publicação e não serão informados das identidades dos autores e de suas afiliações institucionais. Os autores dos manuscritos também não terão conhecimento das identidades dos consultores.

Após análise dos manuscritos, os consultores emitem por escrito os pareceres: aprovado, aprovado com recomendações e/ou sugestões ou rejeitado para publicação. A revista Psicologia USP conta com consultores qualificados que procuram emitir pareceres construtivos aos trabalhos dos autores. As cópias dos pareceres dos consultores serão fornecidos na íntegra aos autores do trabalho. No entanto, caberá à Comissão Executiva a decisão final acerca da publicação ou não do manuscrito.

A Comissão Executiva da revista reserva-se, também, o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores durante o processo de editoração gráfica. Antes de enviar os manuscritos para impressão final, a Comissão enviará uma prova gráfica para a última revisão dos autores, que deverá ser feita em cinco dias úteis e devolvida à revista. No caso do autor não devolver o texto indicando correções, o manuscrito será publicado conforme a prova.

Os autores receberão dois exemplares da revista na qual seu artigo foi publicado.

 

 

 

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2009 Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G, sala 20
Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira
05508-900 São Paulo SP - Brazil
Tel.: +55 11 3091-4452
Fax: +55 11 3091-4462


revpsico@edu.usp.br