ISSN 1982-1247 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Condi‡oes para submissao

Como parte do processo de submissao, os autores sao obrigados a verificar a conformidade da submissao em rela‡ao a todos os itens listados a seguir. As submissoes que nao estiverem de acordo com as normas serao devolvidas aos autores. recomend vel que o autor possua cadastro na plataforma ORCID (https://orcid.org/) antes de submeter o estudo para avalia‡ao.

Diretrizes para Autores
A Revista Psicologia em Pesquisa aceita textos originais e in‚ditos de psicologia e de  reas afins que se enquadrem nas seguintes categorias:

A. Artigos:
A.1) Ensaios Te¢ricos: An lise da estrutura conceitual e dos pressupostos filos¢ficos e epistemol¢gicos das teorias psicol¢gicas. Limitados a 25 laudas, incluindo resumo, abstract, figuras e referencias.

A.2) Revisao sistem tica de literatura: estudos que permitam direcionar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, indicando novos rumos para investiga‡oes e identificando os m‚todos de pesquisa que foram utilizados em uma  rea. Esse tipo de estudo deve apresentar uma pergunta clara, definir a estrat‚gia de busca e os crit‚rios de inclusao e exclusao dos artigos, al‚m de apresentar e justificar, de forma clara, a metodologia usada para an lise dos trabalhos selecionados.

A.3) Relato de Pesquisa: Comunica‡ao cient¡fica de uma investiga‡ao emp¡rica. Limitado a 25 laudas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referencias.

B. Resenhas:
Revisao cr¡tica de uma obra rec‚m-publicada (publicada nos £ltimos 5 anos ou reeditada nesse per¡odo), apresentando informa‡oes sobre o autor, exposi‡ao sint‚tica do conte£do da obra e um coment rio cr¡tico, orientando o leitor quanto as caracter¡sticas e possibilidades de uso da mesma. Os autores devem consultar o Editor- chefe antes de submeter resenhas ao processo editorial. Deve ter t¡tulo e os dados bibliogr ficos completos do livro resenhado e conter de 3 a 5 laudas.

 

Normas Editoriais

I. Seleção de Artigos – No momento da submissão o (s) autor (es) devem classificar seu artigo em uma três áreas definidas no escopo da revista. Os textos que se enquadrarem nas categorias descritas anteriormente serão avaliados quanto à adequação ao escopo da revista, originalidade,relevância do tema e qualidade metodológica, além, evidentemente, da adequação às normas editoriais adotadas pela revista.
II. Idiomas – São aceitas comunicações científicas em língua portuguesa, espanhola e inglesa.
III. Texto original e inédito – O artigo submetido à Psicologia em Pesquisa não pode ter sido publicada anteriormente, nem ser submetido, simultaneamente, à avaliação em outro periódico. O artigo deve ser original e inédito.
IV. Autoria – Pressupor-se-á que todas as pessoas listadas como autores(as) aprovaram o encaminhamento do material para publicação, sendo responsabilidade do(a) autor(a) proponente assegurar, antes de enviar o texto para a Psicologia em Pesquisa, que todos concordaram com a submissão do mesmo para o presente periódico.
V. Comunicação Pessoal – Parte-se do pressuposto de que uma pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou previamente a citação.
VI. Responsabilidade – O conteúdo dos trabalhos é de total responsabilidade dos autores.
VII. Direitos Autorais – Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Psicologia em Pesquisa. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações ou para qualquer outra utilidade está condicionada à autorização escrita do Editor. Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos deste periódico (partes do texto que excederem 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter a permissão escrita do(s) autor(es).
VIII. Revisão por Pares – Todos os trabalhos enviados serão avaliados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de pareceristas ad hoc, a seu critério. Existem três possibilidades de pareceres: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulação; c)ser submetido novamente à avaliação após reformulado e d) recusa integral. Os autores serão notificados sobre a aceitação ou a recusa de seus textos.
IX. Revisão da Linguagem – O Conselho Editorial da Revista poderá efetuar revisões da linguagem nos textos, incluindo as palavras-chaves. Quando este julgar necessárias modificações substanciais que possam alterar a ideia do(a) autor(a), este(a) será notificado(a) e encarregado(a) de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado.
X. Uso de Informação Secundária – O uso de informações secundárias deve respeitar as leis de direitos autorais, assegurando a originalidade do texto. Materiais que utilizem informação secundária (p.ex. figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações) de forma discrepante da legislação vigente serão encaminhados para análise somente se vierem acompanhados de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução na Psicologia em Pesquisa.
XI. Pesquisa com Seres Humanos – Estudos empíricos com seres humanos devem apresentar, no momento de submissão do manuscrito, uma cópia do parecer favorável à realização do mesmo por parte de um Comitê de Ética, devidamente cadastrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

XII. Os autores que submeterem artigos à revista e tiverem título de doutor deverão se comprometer a fazer um parecer para a revista, durante o trâmite do processo editorial do artigo submetido. Esse comprometimento deverá estar declarado na carta de submissão, a qual deve estar assinada por "todos" os autores.

XIII. Formatação - O artigo deve seguir as normas da APA 6ª edição (2012). Ele deve ser inserido no template que se encontra no link:

https://docs.google.com/document/d/1BkCJOKcz-n-2M5nZbkapcNT3540vOOoc/edit?usp=sharing&ouid=104469397007610609907&rtpof=true&sd=true

É necessário seguir rigorosamente as instruções presentes no template.

 

Documentos necess rios para fazer a submissao

1) Manuscrito no template específico acima mencionado.
2) Carta solicitando publicação do trabalho na revista Psicologia em Pesquisa. Nessa carta, a titulação e a filiação institucional de todos os autores devem ser informadas. Deve estar presente a declaração do comprometimento dos autores doutores em realizar um parecer para a revista, durante o trâmite do processo editorial do artigo submetido. É necessário informar também os fontes de financiamento da pesquisa.
3) Cópia do parecer do Comitê de Ética (quando se tratar de pesquisas com seres
humanos)
A submissão do artigo é online, através da Plataforma: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/about/submissions

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Contato

psicologiaempesquisa@gmail.com

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2010 Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Campus Universitário - Bairro Martelos
36036-330 Juiz de Fora - MG - Brasil

psicologiaempesquisa@gmail.com