ISSN 1415-1138 versão impressa
ISSN 2175-3571 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Apresentação

 

A Revista Psychê, do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise da Universidade São Marcos, recebe textos em português e espanhol, encomendados ou remetidos espontaneamente por psicanalistas e estudiosos do pensamento psicanalítico.

 

 

Critérios para seleção e aprovação dos trabalhos

 

Para serem submetidos à apreciação do Conselho Científico da Revista Psychê os trabalhos não poderão ter sido publicados anteriormente. É imprescindível demonstrarem consistência teórica, coerência quanto às fundamentações nas quais se norteiam e apresentarem, se possível, alguma originalidade.

Além disso, devem contribuir para o estudo e para a prática clínica da Psicanálise e/ou para sua aplicação nos diversos campos do saber. Em se tratando de trabalhos científicos (artigos, ensaios, conferências e debates) é necessário estar explícita a visão do autor, pertinente à sua formação profissional.

Os textos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não haverá alteração em seu conteúdo sem prévia autorização. A apresentação bibliográfica exigida segue as orientações estabelecidas pela norma NBR-6023 da ABNT.

 

 

Procedimentos de tramitação

 

Ao serem recebidos, os trabalhos passam por uma conferência preliminar, relativa aos dados exigidos pelas Normas de Publicação (o não cumprimento das orientações implicará na interrupção do processo). A seguir, são remetidos aos conselheiros para emissão de parecer, em sistema “duplo cego” (double blind review), preservando a identidade do autor e do avaliador. Os critérios utilizados para a avaliação encontram-se abaixo, no item “Roteiro para elaboração de parecer”.

Os artigos aprovados são encaminhados à Editora, e todos os autores são notificados sobre a aprovação, reprovação ou necessidade de reformulação do trabalho. Neste caso, fica a critério do autor acatar ou rejeitar a orientação.

 

 

Normas para apresentação

 

O autor, na apresentação do original, deve preferencialmente enviar o trabalho para o e-mail psique@smarcos.br (dispensando outras cópias). Ou, se preferir, pode encaminhar por correio em duas cópias impressas e disquete, endereçando ao Conselho Editorial da Revista Psychê; ou ainda entregá-lo pessoalmente na Secretaria do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise Universidade São Marcos, à Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 176, 04266-040, Ipiranga, São Paulo/SP, tel.: (11) 3491-0523.

Os artigos devem conter cerca de20 laudas com25 linhas cada, espaço duplo; as resenhas,5 laudas. Utilizar word for windows, salvo com extensão.doc, digitando em fonte 12, Times New Roman, formato A4.

Os trabalhos devem ser acompanhados de resumos de até 120 palavras (10 linhas), em português e inglês, bem como um mínimo de5 palavras-chave (unitermos), também nos dois idiomas, e título em inglês.

É necessária a apresentação dos créditos acadêmicos e profissionais dos autores (em três linhas no máximo), além de endereço completo (CEP, Bairro, Cidade, UF), telefone e e-mail. Tais informações só devem constar na página de rosto, devendo o título ser repetido isoladamente na página inicial, começando o texto.

O material deve ser acompanhado de uma declaração do(s) autor(es) atestando que o conteúdo do artigo/pesquisa não fere as normas éticas da profissão (em acordo com as exigências previstas na Resolução 196/96 do Ministério da Saúde); o trabalho é original; e os direitos autorais serão repassados para PSYCHÊ Revista de Psicanálise (ISSN 1415-1138) em caso de publicação.

Os originais enviados não serão devolvidos.

 

 

Referências bibliográficas

 

As referências e notas devem constar no final do texto.

1. Artigos e capítulos de livros

Colocar a referência bibliográfica nesta ordem: autor, título do artigo/ capítulo, nome do autor do livro, título do livro (em itálico), subtítulo (sem itálico), edição, local de publicação (cidade), editora, data de publicação, volume, série ou coleção.

Exemplos:

autor do capítulo e do livro
MEZAN, Renato. A árvore da psicanálise. In: ___. Freud: a trama dos conceitos.
3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1991. (Coleção Estudos).

autor somente do artigo ou capítulo
DIAS, Elsa Oliveira. A regressão à dependência e o uso terapêutico da falha d o
analista. In: OUTEIRAL, J.; ABADI, S. (coord.) Donald Winnicott na América Latina :
teoria e clínica psicanalítica. Rio de Janeiro: Revinter, 1997 .

Observação: Para os trabalhos de Sigmund Freud, dada a sua especificidade, optamos por adotar o padrão de referência usualmente praticado nos meios psicanalíticos, destacando a data da primeira publicação e título, conforme exemplo:

FREUD, S. (1900). A interpretação dos sonhos. In: ___. Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1972. vol. V.

2. Artigos publicados em periódico científico

Indicar: autor do artigo, título do artigo: subtítulo do artigo, título da revista (em itálico), local de publicação (cidade), título do fascículo se houver (suplemento ou número especial), volume, número, páginas (inicial e final), mês e ano. Exemplo:

GREEN, André. O silêncio do psicanalista. Psychê. São Paulo. VIII(14): 13-38, jul-dez/2004.

3. Citações no corpo do texto - Referências Bibliográficas

As citações, quando forem literais, devem ser precisas e grafadas entre “aspas”. No corpo do texto deve constar o sobrenome do autor, seguido da data e páginas da publicação. Ex.: (Birman, 1997, p. 121).

Nas Referências Bibliográficas, o sobrenome do autor citado deve ser apresentado em ordem alfabética (em maiúsculas), prenome, título do livro (em itálico), subtítulo (sem itálico), edição, local da publicação (cidade), editora, ano de publicação, volume, série ou coleção (entre parênteses).

Exemplo:

GANHITO, Nayra C.P. Distúrbios do sono. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. (Coleção Clínica Psicanalítica)

4. Dissertações e Teses

As referências de Tese de Doutorado ou Dissertação de Mestrado devem conter: nome do autor, título (em itálico), subtítulo (sem itálico), número de volumes, categoria (grau e área de concentração), identificação da instituição, local, data de publicação.

Exemplo:

SILVA, Maria Emília Lino da. Pensando o pensar com pensamentos de W. R. Bion. 2v. Tese (Doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1985.

 

 

Roteiro para elaboração de parecer

 

Roteiro de parecer enviado aos avaliadores.

Título do trabalho: __________________________________________________

Aspectos formais – encontram-se em acordo com as normas de publicação da revista?
( ) Sim ( ) Não: por favor sugira reformulações em seus comentários.

Título – é pertinente com o conteúdo do artigo?
( ) Sim ( ) Não

Resumo – apresenta os aspectos fundamentais do trabalho?
( ) Sim ( ) Não

Unitermos – são adequados?
( ) Sim ( ) Não

Estilo – a linguagem é clara e sem ambigüidades?
( ) Sim ( ) Não

Teoria – as articulações teóricas são feitas de modo claro?
( ) Sim ( ) Não

Literatura – o autor utiliza as referências necessárias?
( ) Sim ( ) Não

Método – há coerência/consistência entre objetivo proposto e o(s) método(s) utilizado(s)?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não se aplica

Interpretação – o autor deu interpretação adequada aos dados?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não se aplic a

Importância – o trabalho se constitui em uma importante contribuição para o campo de estudos?
( ) Sim ( ) Não: por favor justifique sua opinião.

Especificação das reformulações necessárias, a serem feitas pelo autor (quando for o caso): ...

PARECER FINAL – o trabalho pode ser:
( ) Aceito ( ) Aceito com reformulações ( ) Recusado

Justificativa do parecer: ...

 

 

 

[Home] [Sobre esta revista ] [Corpo editorial ] [Assinaturas]


© Revista Psychê
R. Clóvis Bueno de Azevedo, 176
CEP: 04266-040 – Ipiranga – São Paulo - SP
Tel.: 11 3491-0523
Fax: 11 273-2272


psique@smarcos.br