|
Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) / Brazilian Journal of Cognitive Therapies é uma publicação semestral da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Destina-se à publicação de trabalhos originais relacionados às teorias e terapias cognitivas e áreas afins que se enquadrem nas seguintes categorias: (1) Relatos de pesquisas (investigação baseada em dados empíricos; limitados em 15 a 25 páginas); (2) Artigos de revisão (revisão sistemática, revisão narrativa e artigos teóricos; limitados em 15 a 25 páginas); (3) Comunicações breves (relatos breves de pesquisa, relatos de experiência profissional, estudos de caso e notas técnicas; limitados em 10 a 20 páginas). A RBTC publica as seguintes modalidades, a critério da Comissão Editorial: entrevistas com profissionais, comentários sobre artigos previamente publicados e resenhas de livros publicados no ano corrente ou anterior (limitados em 4 a 8 páginas).
Os manuscritos devem ser submetidos online, através do sistema eletrônico ( http://www.sgponline.com.br/rbtc/sgp/ ). O manuscrito submetido à RBTC não pode ter sido publicado em outro veículo de divulgação (revista, livro, etc.) e não pode ser simultaneamente submetido ou publicado em outro lugar. Toda submissão será inicialmente apreciada pela Comissão Editorial. Se a submissão estiver de acordo com as normas de publicação e for considerada potencialmente publicável, será encaminhada para avaliação pelos pares (double blind review) preservando a identidade dos autores e consultores .
Apresentação dos manuscritos
A RBTC segue as recomendações de estilo da sexta edição do Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2010). Como alternativa, sugere-se consultar os Manuais de Normalização de Trabalhos Científicos disponibilizados na Biblioteca Virtual em Saúde ( http://www.bvs-psi.org.br/ ). Os aspectos éticos inerentes à realização e divulgação de um trabalho científico devem ser considerados incluindo, quando pertinente, referência explícita à aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa institucional.
A partir de julho de 2012, todos os manuscritos devem ser submetidos online, através do sistema eletrônico ( http://www.sgponline.com.br/rbtc/sgp/ ). Todos os manuscritos submetidos para publicação deverão ser escritos em inglês (preferencialmente), português ou espanhol.
Manuscritos
Ao iniciar o processo de submissão, o autor responsável deverá indicar a modalidade na qual o manuscrito se enquadra, formatando o mesmo conforme as seguintes orientações:
Relatos de pesquisas (15-25 páginas): relatos de alta qualidade de investigação original baseada em dados empíricos.
Artigos de revisão (15-25 páginas): revisão sistemática da literatura, revisão narrativa e ensaio temático (artigo teórico).
Comunicações breves (10-20 páginas): relatos breves de pesquisa empírica (por exemplo, estudos piloto), relatos de experiência profissional com características de inovação, estudos de caso com características especiais que justifiquem interesse na área e notas técnicas sobre procedimentos e métodos.
Entrevistas
Entrevistas com profissionais, Comentários sobre artigos previamente publicados e Resenhas de Livros publicados no ano corrente ou anterior (4-8 páginas). Sugere-se que o interessado em submeter materiais dessa natureza contate previamente o Editor Chefe da RBTC para verificar a viabilidade da proposta.
As informações referentes a (a) imagens, (b) autores e titulação, (c) título em português e título em inglês, (d) título abreviado, (e) descritores e keywords, (f) resumo e abstract, (g) instituição, (h) endereço para correspondência, (i) suporte financeiro (opcional) e (j) carta ao editor (opcional) devem ser inseridas no sistema. Após, o conteúdo integral do manuscrito, sem dados de identificação, deve ser inserido no sistema.
As seguintes orientações gerais sobre o texto devem ser observadas:
Papel: Tamanho A4 (21 x 29,7cm).
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo Referências, Notas de Rodapé, Tabelas, etc.
Margens: 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita).
Espaçamento: espaço duplo ao longo de todo o manuscrito, incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, etc.
Alinhamento: esquerda
Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,25 cm.
Orientações gerais sobre a submissão
Resumo e Abstract: (a) resumo em português de 150 a 200 palavras, com três palavras-chave em português, consultadas previamente no DeCS ( http://decs.bvs.br/ ) e no BVS Psicologia ( http://www.bvs-psi.org.br ); (b) abstract (versão do resumo em inglês) com as palavras-chave em inglês, consultadas previamente no MeSH terms http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html ).
Figuras e Tabelas: deverão ser indicadas no texto, devendo ser submetidas separadamente no sistema. O SGP aceita apenas imagens em alta definição com as seguintes características: Largura superior a 1000 px e DPI igual ou maior que 200; formato de imagem preferencialmente TIFF ou JPG; tamanho máximo da imagem de 5 MB. A formatação de figuras e tabelas deve, obrigatoriamente, seguir as normas da sexta ediçãodo Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2010) .
Anexos e Notas: somente utilize anexos e notas de rodapé se forem realmente imprescindíveis para a compreensão do texto. Caso indispensável, os anexos devem ser apresentados em uma nova página, após as referências. Os anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto em maiúsculas. Notas de rodapé devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e listadas, após as referências, em página separada, intitulada "Notas". Os anexos e notas devem ser contabilizados no limite de páginas para cada modalidade de submissão.
Referências: as referências bibliográficas deverão ser relacionadas alfabeticamente, no final do texto, conforme normas da sexta edição do Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2010). Apresentamos exemplos de casos mais comuns, para orientação, incluindo caracteres em itálico e recuo de aproximadamente 5 espaços a partir da segunda linha, em formatação que deve ser empregada nos manuscritos submetidos à RBTC:
(a) Artigos em periódicos científicos:
Kessler, R. C. (2000). Posttraumatic stress disorder: The burden to the individual and to the society. Journal of Clinical Psychiatry, 61, 4-12.
Meiser-Stedman, R., Smith, P., Glucksman, E., Yule, W., & Dalgleish, T.(2008).The posttraumatic stress disorder diagnosis in preschool and elementary school-age children exposed to motor vehicle accidents. American Journal of Psychiatry, 165, 1326-1337. doi:10.1176/appi.ajp.2008.07081282
Mulligan, K., Fear, N. T., Jones, N., Alvarez, H., Fear, L., Naumann, U., .Greenberg, N. (2012). Post-deployment Battlemind training for the UK Armed Forces: A cluster-randomized controlled trial. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 80, 331-341. doi:10.1037/a0027664
(b) Livros na íntegra:
Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS (3a ed.). New York, DC: Sage.
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2009). Multivariate data analysis (7a ed.). New York, NY: Prentice Hall.
(c) Capítulos de livro:
Field, A. (2009).
Grimm, L. G., & Yarnold, P. R. (1995). Introduction to multivariate statistics. In L. G. Grimm & P. R. Yarnold (Eds.), Reading and understanding multivariate statistics (pp. 1-18). Washington, DC: American Psychological Association
(d)
Dissertações e teses:
Schaefer, L. S. (2011). Avaliação de reações pós-traumáticas em bancários vítimas de ataques a bancos (Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Recuperado de http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3298
(e) Artigos no prelo:
Finger, I. R., & Potter, J. R. (no prelo). Entrevista motivacional em sobrepeso/obesidade. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas.
(f) Autoria institucional:
American Psychiatric Association. (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (4a ed.; Texto Revisado). Porto Alegre: Artmed.
(g)
Material de fontes eletrônicas:
American Psychiatric Association. (2012). G 03 Posttraumatic Stress Disorder. Recuperado de http://www.dsm5.org/ProposedRevisions/Pages/proposedrevision.aspx?rid=165.
Direitos autorais
A Revista Brasileira de Terapias Cognitivas possui direitos autorais de todos os artigos por ela publicados. A veiculação em outra publicação brasileira só poderá acontecer com a condição de citação da fonte original. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) dos artigos desta Revista está condicionada à autorização escrita dos Editores da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas .
Procedimento de recebimento e avaliação de manuscritos
Os manuscritos que se enquadrarem nas modalidades de trabalho especificadas acima e seguirem rigorosamente as normas de apresentação serão incluídos no processo de avaliação.
Uma avaliação prévia do manuscrito é realizada pelo corpo editorial da Revista, na qual são avaliadas a qualidade, a pertinência do conteúdo, adequação quanto às modalidades de submissão e coerência teórico metodológica. Em seguida, o manuscrito é encaminhado para os membros da Comissão Editorial ou Consultores ad hoc de reconhecida competência na área, que emitirão pareceres com possibilidade de recomendação para aceitação, reformulação ou recusa do manuscrito.
Após receber o manuscrito com as modificações sugeridas, o autor terá um prazo de 15 dias para providenciar as alterações. As sugestões não atendidas deverão ser justificadas por carta em anexo. O envio desse material deve ser feito através do SGP. Os autores receberão a decisão da publicação ou não do seu manuscrito e a data provável de publicação. Para a publicação da versão final, poderá se feita revisão de linguagem pela Comissão Editorial. Modificações substanciais deverão ser feitas pelo autor, que será notificado previamente, devolvendo o trabalho no prazo máximo determinado pelo editor.
O encaminhamento dos artigos à revista implicará na aceitação, por parte dos autores, das normas aqui expressas. Todos os manuscritos submetidos à Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) / Brazilian Journal of Cognitive Therapies deverão estar em conformidade com regulamentações e resoluções governamentais, padrões éticos associados à disciplina ou formação profissional dos autores e normas internacionais de ética e integridade na publicação de pesquisa científica.
|
|