ISSN 1517-2805 versão impressa
ISSN 2175-3636 versão on-line

 

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informações básicas

A Revista de Etologia tem por objetivo publicar artigos de pesquisa, artigos teóricos e revisões críticas da literatura, comunicações breves e resenhas sobre comportamento animal, inclusive sobre o comportamento humano. Os trabalhos podem ser descritivos ou experimentais, versar sobre temas básicos ou aplicados, e terem sido realizados no laboratório, em condições de cativeiro ou no campo.

A Revista de Etologia possui as seguintes grandes áreas:

Etologia Aplicada: Estudos dirigidos para questões importantes sobre a gestão de espécies de produção e animais domesticados, cobrindo bem-estar animal, as relações homem-animal, comportamento natural e sistemas de produção, feralização e processos comportamentais básicos de animais domesticados.

Comportamento Aplicado a Conservação : Estudos com uma forte base empírica direcionados para questões importantes sobre a conservação e gestão dos animais, incluindo o bem-estar animal, interferência antropológica e mudanças ambientais decorrentes da atividade humana, manejo em cativeiro e em estado selvagem, reintrodução e translocação de animais selvagens. Estudos de interesse também visam compreender os mecanismos comportamentais envolvidos em processos genéticos e demográficos que afetam a persistência das populações.

Neuroetologia: estudos envolvendo as bases neurais do comportamento animal, enfatizando sua evolução, desenvolvimento, causação e função. Pesquisas envolvendo aspectos comparativos de comportamentos em relação à evolução do sistema nervoso são particularmente bem-vindas.

Ecologia comportamental: estudos ligados às bases ecológicas e evolutivas do comportamento animal. Investiga a causa e o significado adaptativo das variações comportamentais entre indivíduos, populações e espécies.

Psicologia evolucionista: estudos sobre as adaptações psicológicas em humanos, como resposta à alterações no ambiente físico e social, utilizando como referência a teoria da evolução de Darwin. Investigações de mecanismos psicológicos evoluídos e de como esses mecanismos ajudaram a resolver questões de sobrevivência e reprodução de nossos ancestrais.

Evolução do comportamento: Estudos que busquem avaliar a variabilidade do comportamento sob uma perspectiva evolutiva, seja através das consequências desta variação para a aptidão, seja identificando os processos que dirigem a fixação de uma estratégia comportamental. Os trabalhos podem ter uma abordagem comparativa ou explicitamente filogenética e, neste último caso, podem propor filogenias ou interpretar a variação comportamental através de uma filogenia conhecida.

Cognição animal: estudos desenvolvidos numa perspectiva evolucionista voltados para o processamento de informação (aprendizagem, memória, solução de problemas, percepção, comunicação) em animais humanos ou não-humanos.

Teorias do Comportamento: Estudos que visam a construção de corpos sistemáticos de conhecimento em Etologia, através de esclarecimento conceitual, de integração teórica, de exame das conseqüências de uma teoria estabelecida e de revisão dos acordos e desacordos entre teoria e base empírica.

Notas científicas: estudos não sistemáticos ou exploratórios de áreas do comportamento ou de táxons pouco representados na literatura etológica.

Resenhas de Livros: análises críticas de publicações recentes em etologia.

Cartas dos Leitores: textos de opinião sobre artigos recentes, acerca de temas de alta relevância. Perspectivas para novos programas/áreas de pesquisa.

Fontes de indexação

  • Index Psi Periódicos (CFP) - www.bvs-psi.org.br
  • LILACS (BIREME) - www.bireme.br
  •  

     

    [Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]



    © 1999 revista de Etologia

    Avenida Professor Mello Moraes, 1721
    Cep: 05508-900 São Paulo - SP


    etologia@edu.usp.br