ISSN 0034-9690 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Categorias dos Artigos

Os manuscritos aceitos podem ser de três categorias:

Artigos: (máximo de vinte páginas, incluindo referências, tabelas e figuras) estudos empíricos, tanto qualitativos como quantitativos, revisões históricas, ensaios ou críticas da literatura e contribuições metodológicas.

Informes breves: (máximo de dez páginas, incluindo referências, tabelas e figuras) experiências profissionais inéditas, temas políticos e de treinamentos relacionados à profissão.

Resenhas de livros (geralmente por convite, máximo cinco páginas) enfatizar o mérito do livro e sua colaboração à Psicologia das Américas.

Além disto, a RIP publicará os trabalhos que tiverem sido destacados com o Prêmio Estudantil de Pesquisa da SIP (tanto graduação como pós-graduação) e os Prêmios Interamericanos que não tenham sido publicados nos anais do Congresso. Publicará, também, edições ou seções especiais. As instruções para submeter este tipo de publicação podem ser solicitadas à Editora.

 

Processo de Edição e Decisão Editorial

Os manuscritos devem ser inéditos e não podem ter sido submetidos a considerações de nenhuma outra revista profissional ou acadêmica. Além disso, não podem ter sido publicados em sua totalidade ou parcialmente em nenhuma outra revista.

A Editora submeterá o manuscrito a um processo de avaliação anônimo. Os textos submetidos devem ter identificação dos autores apenas na primeira página. Qualquer outra identificação no corpo do texto ou fora da página designada serão de responsabilidade dos autores. Os consultores farão recomendações sobre a publicação do manuscrito. A decisão final sobre a publicação estará a cargo da Editora que se responsabilizará por comunicá-la aos autores junto com as modificações que forem sugeridas.

 

Estilo

O estilo deve seguir rigorosamente instruções do Manual de Publicações da American Psychological Association (5ª. Edição, 2001).

1- O artigo deve estar acompanhado por dois resumos (125 palavras), um no idioma em que foi escrito o artigo e outro em inglês. A página do título deve incluir uma indicação de rodapé com a informação de como se comunicar com os autores. Esta informação não deve aparecer em nenhuma outra página.

2- Não é indicado o uso de notas de rodapé.

3- Todos os trabalhos citados no texto devem aparecer nas referências e vice-versa.

4- A página de título deve incluir de três a cinco palavras que indexarão o artigo em bases de dados.

 

Redação

Quanto à redação, a RIP sugere o uso de uma linguagem clara que considere gênero, etnia, idade, nacionalidade, orientação sexual, impedimento e outras características sociodemográficas.

A Editora sugere o uso do termo “participantes” em substituição à expressão “sujeitos”. Além disso, requer que se especifiquem os procedimentos utilizados nos artigos com relação ao processo de conseguir consentimento livre e esclarecido das pessoas participantes. A descrição das características sociodemográficas das pessoas deve ser o mais clara possível.

A Editora convida os autores e as autoras a redigirem seus artigos utilizando a primeira pessoa do singular, exceto naqueles casos em que sejam dois ou mais autores ou autoras. Dessa maneira tratamos de reduzir a ambigüidade entre opiniões pessoais e também se evita o uso excessivo do pronome “nós”. É sugerido que os autores utilizem, de preferência, a voz ativa em tempo presente. Devem evitar, na medida do possível, o uso de regionalismos ou tecnicismos.

 

Apresentação e Procedimento

Com relação à apresentação, os autores devem enviar quatro cópias dos manuscritos em papel tamanho A4, em espaço duplo utilizando somente um lado do papel para a Editora (Dr. Sílvia Koller, Cep-Rua/Instituto de Psicología/UFRGS, Caixa Postal 9001, CEP 9004-970, Porto Alegre, RS, Brasil). A versão eletrônica deve ser incluída neste primeiro envio.

A recepção do artigo por correio regular será acusada de imediato. Os autores serão informados sobre o processo de avaliação do artigo. Para facilitar esse processo os autores devem fornecer seu endereço postal (tanto para correio regular como para correio eletrônico), telefone e fax.

No caso do artigo ser aceito para publicação, os direitos autorais e de reprodução por qualquer forma e meio, serão da RIP, embora a licença de reprodução da contribuição possa ser concedida, desde que a seja indicada a referência original na nova publicação. As opiniões e os julgamentos expressados pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade e não comprometem nem a opinião, nem a política da RIP ou da SIP.

Uma vez aceito para publicação, com as revisões finais incorporadas, os autores enviarão uma cópia em cd-rom. Essa cópia deve conter exatamente a mesma versão submetida em papel. A versão eletrônica deve estar em programa Word para IBM. Os autores devem estar identificados, assim como o nome do artigo e a data em que foi escrito. Os autores revisarão as provas gráficas de seu artigo antes da publicação.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2005 Sociedade Interamericana de Psicologia

Revista Interamericana de Psicologia
Interamerican Journal of Psychology
Instituto de Psicologia - UFRGS
Caixa Postal 9001
90040-970 Porto Alegre- RS Brazil
Fone: +55 (51) 33165150
http://www.psicorip.org
Sociedad Interamericana de Psicología
http://www.sipsych.org


rip@ufrgs.br