ISSN 1609-7475 versão online
ISSN 1560-909X versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

1. Definição da Revista

A Revista de Investigación en Psicología é uma publicação do Instituto de Pesquisas Psicológicas da Universidade Nacional Mayor de San Marcos e tem, como objetivo principal, difundir as pesquisas realizadas pelos docentes da Faculdade de Psicologia e de outras universidades, principalmente estrangeiras, com o objetivo de trocar resultados de pesquisas que enriqueçam a informação especializada e, assim, contribuir para fortalecer a comunidade científica, nacional e internacional.

Tem como cobertura temática a psicologia científica, em todas as áreas de pesquisa, nas modalidades qualitativas e quantitativas.A revista está dirigida aos psicólogos, principalmente aos que intervêm na docência universitária e na pesquisa. É de interesse também que sirva de consulta para os profissionais de disciplinas afins, assim como para estudantes de pós-graduação e graduação.

2. Sistema de arbitragem e avaliação externa

Os manuscritos deverão ser apresentados em uma comunicação dirigida ao Diretor, com os dados da pesquisa em uma ficha à parte, especificando a responsabilidade do estudo e compromisso ético assumido com os resultados do estudo. É condição manter o anonimato do autor ou dos autores, para sua revisão e avaliação. Uma segunda condição para a aceitação é que os resultados da pesquisa não tenham sido difundidos, total ou parcialmente, na informação de seus resultados, em outra revista ou publicação, guardando, portanto, o caráter de inéditos.

O diretor enviará o manuscrito ao comitê editorial, como primeira instancia para se avaliar a pesquisa. Se o comitê considerar necessária uma opinião técnica sobre a pesquisa, enviará o manuscrito ao membro do comitê consultivo especializado da temática de pesquisa correspondente. Em ambos os casos, será levantada uma ata de recomendações para ser publicada ou para ser devolvida, para atender as observações realizadas.

A decisão final de publicação será realizada pelo Comitê editorial

3. Serviços de informação

A Revista de Investigación en Psicología se encontra indexada no sistema LATINDEX: sistema regional de informação on-line para revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Também pode ser consultada em versão digital no portal de produção científica hispânica DIALNET (http://www.unirioja.es) e na base de dados SISBI da Universidade Nacional Mayor de San Marcos (http://www.unmsm.edu.pe/sisbi)

4. Normas de formato para a apresentação

As recomendações técnicas assumidas pela Revista de Investigación en Psicología correspondem às normas da American Psychological Association (APA), especializada na publicação de literatura psicológica, por favorecer a uniformidade de autores e editores experientes na redação de temas psicológicos e facilitar, portanto, a comunicação científica.

Os autores que enviarem os manuscritos devem se guiar pelo manual de estilo de publicações da APA (1974, 1983, 1994, 2002).

Esta referencia técnica permite que os manuscritos sejam avaliados com os instrumentos de verificação existentes. A primeira avaliação deve ficar a cargo do pesquisador e/ou da equipe de pesquisadores que assinam a autoria.

O autor é o que assume a responsabilidade científica e ética da pesquisa. Quando a autoria recai sobre uma equipe de pesquisa, a responsabilidade antes destacada é assumida pelo primeiro nome que aparece na publicação.

4.1. Tipos de artigos

Com o objetivo de qualificar os manuscritos enviados para a sua publicação, a Revista de Investigación en Psicología classifica os seguintes tipos de artigos: (1) Relatórios de pesquisas empíricas; (2) Relatórios de pesquisas históricas e/ou avaliativas (3) Estudo de casos; (4) Artigos metodológicos; (5) Artigos de ensaios ou revisão teórica; (6) Artigos de resenha ou recensão e (7) Documentos institucionais de interesse acadêmico e /ou profissional.

Em todos os casos, os artigos devem ser originais. Por isso, recomenda-se que a publicação deva contribuir para a construção teórica da Psicologia.

4.2. Formato de apresentação do manuscrito

Os manuscritos devem ser enviados em forma impressa e armazenados em um disquete ou CD, utilizando o processador de textos Word, em fonte tipo Arial, de tamanho12, impresso em papel A4 a duplo espaçamento, com um máximo de 20 páginas, em três cópias, com o objetivo de favorecer a leitura, avaliação e redação.

A qualidade da apresentação será objeto de avaliação, com os instrumentos propostos pela APA (2001, 2005).

5. Estrutura dos manuscritos para serem publicados

Geralmente, os trabalhos devem ter as seguintes seções: título, autoria, resumo, palavras-chave, introdução, método, resultados, discussão, conclusões, referências bibliográficas, apêndices, notas sobre o autor.

5.1. Título

Deve sintetizar a idéia do texto, de uma maneira simples e redigido com estilo de comunicação científica. Deve ser um enunciado conciso sobre o tema central e identificar os aspectos teóricos ressaltantes, de acordo com o tipo de artigo atribuído pelos autores.

5.2. Autoria

5.2.1. Nome(s) do(s) autor(es)

Começar pelo responsável pela pesquisa, escrevendo o nome que freqüentemente utiliza para ser identificado, seguindo com a inicial do sobrenome materno e o sobrenome paterno. Se na pesquisa participaram mais de um autor, colocá-los na seqüência que a equipe de pesquisa decidir, mantendo a mesma característica de nomes e sobrenomes do responsável.

5.2.2. Afiliação institucional

A afiliação identifica a instituição promotora da pesquisa e onde o autor ou os autores receberam o apoio e o estímulo correspondente. Inclui uma afiliação dupla somente se duas instituições contribuíram de maneira considerável com o apoio financeiro para o estudo. Não introduzir mais de duas afiliações.

5.2.3. Título de página

É um título abreviado que é impresso na parte superior das páginas do artigo para identificá-lo ante os leitores. Este título deve ter um máximo de 50 caracteres, contando as letras, a pontuação e os espaços entre as palavras.

5.2.4. Endereço eletrônico do autor e/ou da equipe de pesquisa.

5.3. Resumo

O resumo deve destacar os aspectos novos e importantes dos achados derivados do estudo, redigido em 120 palavras. O resumo tem características singulares, de acordo com a qualificação e classificação do tipo de artigo. É um sumário completo acerca do conteúdo do artigo. Deve ter as seguintes características: a) Conciso: Deve refletir, de maneira correta, o objetivo e o conteúdo da pesquisa. Não incluir informação que não apareça no corpo do texto. Se o estudo se estende ou responde a uma pesquisa prévia, destacar essa informação no resumo e citar o autor (nome em iniciais e sobrenome) e o ano; b) Completo: Defina todas as abreviaturas (exceto as unidades de medida) y os acrônimos. Escreva os nomes inteiros de provas e fármacos (utilize nomes genéricos para estes últimos). Defina os termos pouco comuns. Faça mais paráfrases que citações. Inclua nomes de autores (iniciais e sobrenome) e datas de publicação nas citações sobre outras citações ( e forneça uma citação bibliográfica completa na lista de referências do artigo); c) Específico: Faça com que cada oração seja informativa ao máximo, em especial a oração principal do artigo. Seja o mais breve possível. d) Não avaliativo: Especificamente nas pesquisas empíricas, mais que uma avaliação, é um Relatório; e) Coerente y legível: Escreva de forma clara e vigorosa. Utilize verbos mais que substantivos equivalentes, assim como a voz ativa em vez da voz passiva. Deve redigi-lo em dois idiomas: espanhol e inglês.

5.4. Palavras-chave

Recomenda-se que não sejam menos de três nem mais de cinco; sua utilidade é dar uma informação conceitual ao leitor e permitir a indexação em formato de publicação de resumos eletrônicos. Devem ser escritas em dois idiomas: espanhol e inglês.

5.5. Introdução

Deve constituir o primeiro contato teórico da pesquisa. Seqüencialmente, apresentar os objetivos, o problema, os antecedentes e a argumentação. Recomenda-se citar somente os trabalhos pertinentes, com a sua referência no rodapé da página, incidindo na teoria, nos aspectos metodológicos relevantes e nas suas conclusões, de tal maneira que se aprecie a continuação lógica com os trabalhos anteriores ou prévios e com o atual.

5.6. Método

Descrição do tipo e/ou desenho, assim como o método utilizado para levar a cabo a pesquisa. Informar o que se fez e como se fez, de maneira que o leitor possa se interessar em responder o estudo. Descrever, de forma precisa, a propriedade do método empregado, assim como a validade e a confiabilidade dos instrumentos, que permitam valorizar os resultados obtidos. Nas pesquisas empíricas, ser preciso na seleção de sujeitos, assim como nas suas características demográficas: sexo, idade, raça ou origem étnica, entre outras, explicitando sempre os princípios éticos e os códigos de conduta para os psicólogos (APA 1992ª), da mesma maneira que no emprego de ferramentas e procedimentos.

5.7. Resultados

Apresentar os resultados seguindo uma seqüência lógica no texto, tabelas e ilustrações (quando necessário), destacando, em primeiro lugar, os achados mais importantes. Não repetir no texto os dados das tabelas ou das ilustrações, ressaltar ou resumir somente as observações mais importantes. Nas pesquisas não empíricas, ressaltar as propostas alternativas e sua contribuição para o melhor entendimento do problema de pesquisa.

5.8. Discussão

Destacar os aspectos mais novos e importantes, assim como a interpretação e análise das implicâncias dos resultados. Evitar as afirmações ou alusões sobre os aspectos da pesquisa que não foram levados a um bom termo. Deter-se ao debate dos achados, estabelecendo a articulação e/ou a distância de pesquisas similares que foram realizadas e citadas anteriormente.

5.9. Conclusões

Constitui a parte final do artigo, na qual deve realizar em poucas palavras os achados da pesquisa em relação aos objetivos apresentados e o problema. Portanto, as conclusões devem estar respaldadas pelos dados ou as propostas sobre a qual a pesquisa atuou.

5.10. Referências bibliográficas

A uniformidade das referências bibliográficas terá como padrão as normas da APA. Sua elaboração será realizada tendo em conta a ordem alfabética dos autores e as distintas modalidades de literatura: livro completo, capítulo do livro, artigo em revista, resumo de artigo, artigo de revista de pesquisa, dicionários, congressos, teses, endereço de internet etc.

5.11. Apêndice (Anexos)

É incluído somente se este ajudar os leitores a compreender, avaliar ou responder o estudo. Pode ser uma prova não publicada e sua validação, uma descrição detalhada de uma peça completa de equipe o um programa psicológico proposto.

5.12. Notas sobre o(s) autor(es)

Inclui: (a) A filiação institucional; (b) Fonte de apoio econômico da investigação (3) Referências profissionais; (4) Endereços postais e eletrônicos.

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2007 Facultad de Psicología de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos

Av. Germán Amézaga s/n (Frente a Medicina Tropical)
Lima 1-Perú
Tel.: (511) 619-7000 anexo 3217
Fax.: (511) 619-7000 anexo 3202


oorellana@unmsm.edu.pe