ISSN 0254-9247
versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

A Revista de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Peru propõe a publicação de artigos originais relacionados à psicologia e baseados em trabalhos de pesquisa empírica, teórica e/ou aplicada. Além disso, recebe contribuições na forma de revisões de literatura e resenhas bibliográficas; notas sobre temas de interesse científico, ético e profissional; informação sobre eventos de importância para a psicologia e desenvolvimento institucional no Peru.

Os trabalhos devem ser originais e não estar considerados para a publicação em outra revista. O conteúdo dos artigos publicados na Revista de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Peru é responsabilidade exclusiva de seus autores.

As contribuições devem ser preparadas seguindo as normas do Manual de Estilo de Publicações da American Psychological Association (APA). Em quanto à extensão dos artigos, são solicitadas entre 15 e 30 páginas, escritas com fonte Times New Roman tamanho 11, a 1,5 de espaçamento entre as linhas.

A primeira página deve incluir (a) título do artigo (máximo 12 palavras) em negrito; (b) nome completo e afiliação institucional de cada autor; (c) breve curriculum vitae, endereço postal e e-mail de cada autor (no rodapé da página); (d) resumos em castelhano e inglês (máximo de 120 palavras cada um); (e) palavras-chave em castelhano e inglês. É utilizado o inglês americano.

Todas as páginas do manuscrito devem ser numeradas no extremo superior direito da página. Os subtítulos devem estar em negrito, nunca em letra maiúscula. Cada parágrafo deve iniciar com um espaçamento de margem.

As referências bibliográficas devem ser inseridas no texto (nunca no rodapé da página) e devem aparecer alfabeticamente ordenadas no final do manuscrito, sob o subtítulo Referências. O autor deve se assegurar de considerar somente aquelas fontes às quais se recorreu na redação do texto e não deve contemplar as referências adicionais que não tenham sido mencionadas no texto.

A seguir, são apresentados alguns exemplos:

Mönks, F. J., Ypenburg, I. H. & Blumen, S. (1997). Nuestros niños son talentosos. Manual para padres y maestros. Lima: Fondo Editorial de la Pontificia Universidad Católica del Perú.

Sobrenome, Inicial do nome. (Ano). Título do livro em itálico. Cidade de publicação: Editora.

Capítulo dentro de texto:

Cueto, S. (2002). Desayuno escolar y rendimiento escolar. En E. Pollitt (Ed.), Consecuencias de la desnutrición en el escolar peruano (pp. 265- 282). Lima: Fondo Editorial de la Pontificia Universidad Católica del Perú.

Sobrenome, Inicial do nome. (Ano). Título do capítulo. Em Inicial do nome do editor. Sobrenome do editor (Ed. se é um só editor, Eds. se são mais de um), Título do livro em itálico (número do volume se for mais de um, pp. página inicial página final). Cidade: Nome da editora.

Artigo em revista científica:

Mantilla, C. & Sologuren, S. (2006). Criterios para evaluar la eficiencia: hablan psicoterapeutas psicoanalíticos, conductuales cognitivos, racionales emotivos y psicoanalistas. Revista de Psicología de la Pontificia Universidad Católica del Perú, 24 (2), 223-266.

Sobrenome, Inicial do nome. (Ano). Título do artigo. Título da revista em itálico, volume em itálico (ano ou semestre), página inicial página final.

As tabelas e figuras deverão ir ao final do documento e o autor indicará o lugar onde serão colocadas dentro do texto. A quantidade de tabelas e figuras deve ser reduzido ao mínimo necessário para expor o tema adequadamente.

A aceitação dos artigos será determinada segundo os relatórios de dois membros do Comitê Editorial, especialistas no tema tratado. Havendo desacordo considerável entre eles, será solicitado um terceiro relatório. As contribuições são selecionadas sobre a base de sua relevância teórica e/ou prática. Em geral, antes que critérios metodológicos ou epistemológicos rígidos, é considerado o rigor com o qual se trata o tema.

As contribuições são publicadas em espanhol com resumos em inglês. São recebidos artigos em outros idiomas e, depois de serem aceitos, providencia-se a sua tradução.

O envio de contribuições deve ser feita preferencialmente por e-mail em arquivo anexo em formato Word 2000 ou XP a revpsicologia@pucp.edu.pe. Em caso contrário, enviar duas cópias impressas do manuscrito e um CD em Word 2000 ou XP a Dra. Cecilia Thorne, Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Peru, Cláusula 1761, Lima 100- Peru.

A Revista de Psicologia é publicada duas vezes ao ano nos meses de junho e dezembro pelo Fondo Editorial da Pontifícia Universidade Católica do Peru e se encontra indexada em PsycINFO e Redalyc.

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2008 Departamento de Psicología de la Pontificia Universidad Católica de Peru

Apartado 1761, Lima 100, Perú
Tel.: +511 626-2000 anexo 4560/4574
Fax.: +511 626-2875


revpsicologia@pucp.edu.pe