ISSN 1677-2970 versão impressa
ISSN 2175-3628 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES



Contribuições aceitas para publicação

Artigos originais:
Limitados a 25 páginas (contadas a partir do Resumo em Língua Portuguesa). Compreendem os relatos de pesquisas originais, os estudos teóricos, as revisões críticas da literatura científica, bem como os relatos de experiência profissional. Esses artigos devem ser relacionados ao escopo da Revista da SPAGESP e não podem ter sido publicados em quaisquer outros meios, nem estarem sendo submetidos concomitantemente a outro periódico.

Resenhas:
Limitada a 10 páginas, deve apresentar uma revisão crítica de obra recém-publicada e que se enquadre no escopo da Revista da SPAGESP.


Procedimentos da Comissão Editorial

O processo de revisão editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito obedecer às condições estipuladas nas normas de publicação da Revista da SPAGESP.

O processo editorial obedece à revisão cega (double blind review) por pares da comunidade científica. O processo de revisão editorial inicia-se com a submissão do manuscrito à Revista da SPAGESP, cujo recebimento é acusado via e-mail, por meio de protocolo de registro. Se o original atender às normas da revista, inicia-se o processo de avaliação pelos assessores ad-hoc. Caso o artigo não atenda às normas, ele será devolvido aos autores para ajustes. Artigos que não se encaixem no escopo da revista podem ser recusados nessa primeira análise. Sugere-se que os autores verifiquem os números já publicados pela Revista da SPAGESP.

A partir da avaliação dos assessores ad-hoc, os artigos poderão ser recusados, aprovados sem modificações ou aprovados com necessidade de ajustes. Cada assessor emite um parecer em formulário específico, podendo também realizar sugestões no próprio texto.

Caso haja a necessidade de correções no manuscrito, os autores terão um prazo específico para realizarem as modificações, que deverão ser justificadas em carta endereçada ao Editor (a ser encaminhada por e-mail, juntamente com o texto reformulado). Essa nova versão será reavaliada pelos assessores, que poderão aprová-la ou indicar outros ajustes, seguindo o mesmo procedimento de avaliação. Todo o processo de avaliação e reavaliação do manuscrito segue prazos estipulados pela Revista da SPAGESP.

Todo o processo editorial (recebimento do original, emissão dos pareceres, recebimento dos manuscritos reformulados e comunicação da decisão final) ocorrerá via e-mail (spagesp2003@ig.com.br).

Os manuscritos aprovados para a publicação serão revisados por uma equipe composta por tradutores e bibliotecários. A versão final do texto deverá ser aprovada pelos autores via e-mail. Após aprovação, os manuscritos serão encaminhados para publicação eletrônica.


Direitos Autorais e Cuidados Éticos

A Revista da SPAGESP possui os direitos autorais de todos os artigos nela publicados. A reprodução total dos artigos da revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor.

O Conselho Editorial da Revista da SPAGESP autoriza o livre acesso e livre distribuição dos conteúdos publicados, desde que citada a fonte, ou seja, atribuindo-se crédito aos autores e distribuidores, e preservado o texto na íntegra.

Os artigos aprovados serão disponibilizados nas bases de dados em que a Revista da SPAGESP está indexada, assim como, em qualquer biblioteca virtual, website ou sistema de indexação que o Editor considere prospectivamente conveniente. É permitido aos autores fazer o autoarquivamento dos artigos publicados na Revista da SPAGESP em repositórios institucionais ou temáticos reconhecidos em suas áreas.

Os manuscritos encaminhados à Revista da SPAGESP devem ser acompanhados de carta contendo a uma Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais. Esta carta deve ser assinada por todos os autores do manuscrito e deve ser encaminhada em formato PDF, via e-mail, juntamente com o manuscrito para avaliação. A carta deve seguir a seguinte estrutura:

Encaminhados o artigo intitulado “(título inicial)”, da autoria de (listar autores, em ordem de autoria) para apreciação da Revista da SPAGESP. Autorizamos o início da avaliação do manuscrito e informamos que o mesmo não foi publicado anteriormente, nem está sendo submetido a outro periódico. Tornamos pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo, informando que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo. Declaramos que todas as diretrizes e normas éticas para pesquisas com seres humanos foram seguidas e atendidas na realização da pesquisa. Caso o artigo seja aceito para publicação, cedemos todos os direitos autorais à Revista da SPAGESP.


Apresentação do Manuscrito

As Normas de Publicação da Revista da SPAGESP baseiam-se no Publication Manual of the American Psychological Association - APA (2010, 6ª edição), no que concerne ao estilo de apresentação do manuscrito.


Editoração dos Manuscritos

A. Papel: Tamanho A4 (21 x 29,7cm). O manuscrito não deve ultrapassar o máximo permitido em cada categoria, ou seja, 25 páginas para artigos originais e 10 páginas para resenhas. As páginas são contadas desde o Resumo em Língua Portuguesa até as Referências, incluindo as Tabelas, Figuras e Anexos.

B. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo Referências, Notas de Rodapé, Tabelas, etc.

C. Margens: 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita).

D. Espaçamento: espaço duplo ao longo de todo o manuscrito, incluindo Folhas de Rosto com e sem Identificação, Resumo, Corpo do Texto, Referências, entre outros.

E. Alinhamento: justificado.

F. Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,25 cm.

G. Numeração das páginas: no canto superior direito.

H. Endereços da Internet: Todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (ex.: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1677-2970&lng=pt ) deverão estar ativos.

I. Ordem dos elementos do manuscrito: Folha de Rosto com Identificação, Folha de Rosto sem identificação, Resumo, Abstract, Resumen, Corpo do Texto, Referências, Anexos, Notas de Rodapé, Tabelas e Figuras. Inicie cada um deles em uma nova página.

(a) Folha de Rosto com Identificação

Títulos em português, inglês e espanhol (máximo de 12 palavras em cada um). O título deve ser pertinente, claro, explicativo e criativo. Deve informar ao leitor o objetivo do artigo.

Título abreviado para inclusão na legenda das páginas do artigo (máximo de 5 palavras).

Nome de cada um dos autores, em ordem de autoria.

Nota de rodapé com endereço completo do autor responsável pela comunicação direta com o Editor (incluir CEP, telefone, fax e e-mail) e também para publicação na revista.

Nota de rodapé contendo informações sobre os autores (três a quatro linhas para cada autor).

Atenção: Como a revisão dos manuscritos é cega quanto à identidade dos autores, a Folha de Rosto com Identificação deve ser a única página do manuscrito com o nome e o endereço dos autores. Os autores, na ocasião da submissão, devem verificar que não haja elementos que possam identificá-los em outras partes do manuscrito.

(b) Folha de Rosto sem Identificação

Título completo em português, inglês e espanhol (máximo de 12 palavras cada).

Título abreviado (máximo 5 palavras).

(c) Folha contendo Resumo em português

O Resumo em português deverá ter até 120 palavras, em parágrafo único. O resumo deve conter brevemente os objetivos, método e principais resultados. Não devem ser incluídas referências. Os autores devem incluir no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave relacionadas ao conteúdo do manuscrito. Essas palavras-chave devem ser separadas por ponto-e-vírgula e estar de acordo com a terminologia utilizada pela Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi), no link: http://www.bvs-psi.org.br/

(d) Folha contendo Abstract

Em inglês, compatível com o texto do resumo. O abstract deve obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguido de Keywords, compatíveis com as palavras-chave.

(e) Folha contendo Resumen

Em espanhol, compatível com o texto do resumo. O resumen deve obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguido de Palabras clave, compatíveis com as palavras-chave.

(f) Corpo do texto

Esta parte do manuscrito deve começar em uma nova página, após as folhas de rosto, resumo em português, abstract e resumen. O título do manuscrito não deverá constar nesta página. Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Separe-os usando uma linha em branco. O texto deverá ter uma organização de fácil reconhecimento, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos. Devem ser evitados parágrafos muito curtos, bem como frases muito extensas. As notas de rodapé só devem ser usadas na Folha de Rosto com Identificação.

(g) Citações no corpo do texto

• Até 2 autores: sempre citar os dois.
Souza e Santos (2010) ou (Souza & Santos, 2010).

• De 3 a 5 autores: cite todos os autores na primeira citação; nas citações sequentes, apenas o primeiro autor e “et al”.
Na primeira ocorrência no texto: Ziviani, Féres-Carneiro e Magalhães (2011) ou (Ziviani, Féres-Carneiro, & Magalhães, 2011)
Na segunda ocorrência no texto: Ziviani et al. (2011) ou (Ziviani et al., 2011).

• 6 ou mais autores: cite somente o primeiro autor e “et al”, em todas as ocorrências no texto.

• Citação de citação: use a expressão “citado por”. Essa construção deve ser evitada ao máximo, limitando-se a casos necessários.
Para Féres-Carneiro (1998, citado por Magalhães, 2009) ou Féres-Carneiro (1998) citado por Magalhães (2009).

• Citação de obras antigas e reeditadas: autor (data de publicação original/data de publicação consultada).
Exemplo: Lima (1973/2008).

• Para citações diretas: sempre indicar a página.

Citações de até 40 palavras deverão ser inseridas no parágrafo, entre aspas. Caso excedam 40 palavras, deve-se criar um novo parágrafo, com margem esquerda de 1,25 cm, sem aspas.

Observe com muita atenção as normas de citação. Todas as obras citadas deverão ser listadas nas referências. Antes da submissão, os autores responsáveis pela submissão devem conferir as citações e as referências minuciosamente, verificando a correspondência entre as mesmas, bem como a adequação às normas da APA.

(h) Lista de referências

Devem ser atualizadas. A sugestão é de que no mínimo 30% das referências sejam datadas dos últimos cinco anos, contados a partir da submissão do manuscrito. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem constar na referida seção. As referências devem ser citadas em ordem alfabética, pelo sobrenome do autor. Em casos de referências a múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente deste autor. Cada uma das referências deve aparecer como um novo parágrafo, deixando cinco espaços da margem esquerda na segunda linha. Revise cuidadosamente as referências antes de efetuar a submissão.

Exemplos:

1. Artigo publicado em periódico científico

Cicco, M. F., Paiva, M. L., & Gomes, I. C. (2005). Família e conjugalidade: O sintoma dos filhos frente à imaturidade do casal parental. Psicologia Clínica, 17(2), 53-63.

Hare, A. L., Miga, E. M., & Allen, J. P. (2009). Intergenerational transmission of aggression in romantic relationships: The moderating role of attachment security. Journal of Family Psychology, 23(6), 808-818.

• Artigos em meio eletrônico

Rodrigues, A. S., Jesus, M. C., Silva, L. S., Oliveira, J. F., & Paiva, M. S. (2011). Representações sociais de adolescentes e jovens vivendo com HIV acerca da adolescência, sexualidade e AIDS. Revista Eletrônica de Enfermagem, 13(4), 680-687. Recuperado em 09 jan. 2012, de < http://www.fen.ufg.br/revista/v13/n4/v13n4a12.htm >.

2. Livros

Costa, J. F. (1983). Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal.

Delle Fave, A. (2006). Dimensions of well-being: Research and intervention. Milão: Franco Angeli.

• Livro organizado por editores

Dell’Aglio, D. D., Koller, S. H., & Yunes, M. A. (Orgs.). (2006). Resiliência e Psicologia Positiva: Interfaces do risco à proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo.

• Livro com indicação de tradução

Eiguer, A. (1995). O parentesco fantasmático: Transferência e contratransferência em terapia familial psicanalítica. (M. A. Chiarella, Trad.). São Paulo: Casa do Psicólogo.

3. Obra antiga e reeditada em data posterior

Freud, S. (1975). Totem e tabou. Paris: PUF. (Original publicado em 1913).

4. Autoria institucional

Brasil. Ministério da Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. (2004). Política de distribuição de preservativos para ações de prevenção das DST/HIV/Aids no Brasil. Brasília-DF. Recuperado em 03 janeiro 2007, de < http://www.aids.gov.br/final/prevencao/preservativo.pdf >.

5. Capítulo de Livro

Duarte, L. F. D. (2009). Família, moralidade e religião: Tensões contrastivas contemporâneas em busca de um modelo. In G. Velho, & L. F. D. Duarte (Orgs.), Gerações, família e sexualidade (pp. 17-45). Rio de Janeiro: 7Letras.

6. Teses e dissertações não publicadas

Graziano, L. D. (2005). A felicidade revisitada: Um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da Psicologia Positiva. Tese de Doutorado não-publicada, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

7. Documento publicado na Internet

Conselho Federal de Psicologia (1999). Resolução CFP n° 001/99 de 22 de março de 1999 – Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual. Recuperado em 5 de julho de 2011 de < http://pol.org.br/legislacao/pdf/resolucao1999_1.pdf >.

8. Documentos Legislativos

Constituição da República Federativa do Brasil. (1988, 5 de outubro). Recuperado em 11 ago. 2008, de < http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/ >.

Figuras e Tabelas

Deverão constar após a seção de Referências, mas o local de inserção sugerido deve ser indicado no texto. As palavras Figura e Tabela no texto devem ser sempre grafadas com a primeira letra em maiúscula, acompanhadas do número respectivo ao qual se referem. Expressões tais como “a Tabela acima” ou “a Figura abaixo” não devem ser utilizadas. As normas da APA não incluem as denominações Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras. Estas devem ser apresentadas com as respectivas legendas e títulos, uma em cada página ao final do texto.

A quantidade de figuras e tabelas não deve exceder cinco unidades. Devem ser em preto e branco, sem rebuscamento ou excesso de informação. Os títulos das figuras devem vir abaixo das mesmas. Já os títulos das figuras devem vir acima.


Check List de Submissão de Artigo

(1) Artigo confeccionado segundo as normas da Revista da SPAGESP, contendo os seguintes elementos: (a) Folha de Rosto com Identificação; (b) Folha de Rosto sem Identificação; (c) Folha contendo Resumo e palavras chave; (d) Folha contendo Abstract e keywords; (e) Folha contendo Resumen e palabras clave; (f) Corpo do Texto; (g) Referências; (h) Anexos; (i) Notas de Rodapé; (j) Tabelas e Figuras.

(2) Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos autorais, segundo modelo da Revista da SPAGESP.


Envio dos Manuscritos

Os manuscritos devem ser enviados exclusivamente por meio eletrônico, a partir do endereço spagesp2003@ig.com.br ou contato@spagesp.org.br

Assim que o trabalho for recebido, os autores receberão um e-mail atestando o recebimento.

A remessa de correspondência de seguimento que se fizer necessária deve ser endereçada para:

Revista da SPAGESP
Rua Visconde de Inhaúma, 2111, Jardim Sumaré, Ribeirão Preto, SP, CEP: 14025-100
Telefone: (55) (16) 3236-7240
Email: spagesp2003@ig.com.br ou contato@spagesp.org.br

Comunicações rápidas podem ser efetuadas diretamente com o Editor, pelo email: fabioscorsolini@gmail.com

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial]


© 2007  Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo

Rua Visconde de Inhaúma, 2111, Jardim Sumaré,
Ribeirão Preto - SP, Brasil - CEP: 14025-100
Telefone: + 55 16 3236-7240


contato@spagesp.org.br