|  | A SMAD,  Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas é uma revista eletrônica, de  acesso aberto, avaliada por pares, que recebe manuscritos de pesquisas que  abordam todos os aspectos da saúde mental, uso de álcool, tabaco e outras  drogas psicoativas sob diversos enfoques (psicossocial e da neurociência). São  aceitas contribuições de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento cujo  objeto de pesquisa se refira aos conteúdos apresentados. As categorias aceitas para  publicação na revista são: artigos originais, artigos de revisão e cartas ao  editor.Publica  textos científicos divulgados em repositórios Preprints nacionais e internacionais, reconhecidos pela  comunidade acadêmica. A informação de que o texto é um Preprint deve vir na Carta de Apresentação ao Editor (Cover Letter, download),  acompanhado do DOI (Digital Object  Identifier) e do nome do servidor em que se encontra depositado.  Publica também textos cujos conteúdos (dados,  códigos de programa e outros materiais) estejam disponibilizados em  repositórios reconhecidos pela comunidade acadêmica, estimulando fortemente tal  depósito.
 Segue a política de acesso aberto, do tipo Gold Open Access, e tem seus artigos  disponibilizados para integral acesso, de forma gratuita. A critério do  Conselho de Editores, chamadas temáticas podem ser publicadas.
 É normalizada seguindo as diretrizes do documento  “Recommendations for the Conduct,  Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals”  (Estilo Vancouver, disponível em http://www.icmje.org/) e adota as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org) e suas práticas essenciais (core  practices, https://publicationethics.org/core-practices).
 Aceita a submissão de manuscritos que sejam  resultados parciais de uma mesma pesquisa, a depender do tema e da abrangência,  desde que os autores declarem na Carta de Apresentação (Cover Letter) que o  estudo faz parte de um projeto de pesquisa maior. Recebe para apreciação textos  científicos cuja coleta de dados tenha sido realizada há até 5 anos, a depender  da temática e tipo de estudo, sob critério do Conselho de Editores.
 Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente  à SMAD, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, quer  na íntegra ou parcialmente. A reprodução é permitida, desde que haja citação da  fonte, respeitados os termos da licença do material original. |  |