ISSN 1806-6976
versão online

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informações básicas

A SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas é uma revista eletrônica, de acesso aberto, avaliada por pares, que recebe manuscritos de pesquisas que abordam todos os aspectos da saúde mental, uso de álcool, tabaco e outras drogas psicoativas sob diversos enfoques (psicossocial e da neurociência). São aceitas contribuições de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento cujo objeto de pesquisa se refira aos conteúdos apresentados. As categorias aceitas para publicação na revista são: artigos originais, artigos de revisão e cartas ao editor.
Publica textos científicos divulgados em repositórios Preprints nacionais e internacionais, reconhecidos pela comunidade acadêmica. A informação de que o texto é um Preprint deve vir na Carta de Apresentação ao Editor (Cover Letter, download), acompanhado do DOI (Digital Object Identifier) e do nome do servidor em que se encontra depositado.  Publica também textos cujos conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) estejam disponibilizados em repositórios reconhecidos pela comunidade acadêmica, estimulando fortemente tal depósito.
Segue a política de acesso aberto, do tipo Gold Open Access, e tem seus artigos disponibilizados para integral acesso, de forma gratuita. A critério do Conselho de Editores, chamadas temáticas podem ser publicadas.
É normalizada seguindo as diretrizes do documento “Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals” (Estilo Vancouver, disponível em http://www.icmje.org/) e adota as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org) e suas práticas essenciais (core practices, https://publicationethics.org/core-practices).
Aceita a submissão de manuscritos que sejam resultados parciais de uma mesma pesquisa, a depender do tema e da abrangência, desde que os autores declarem na Carta de Apresentação (Cover Letter) que o estudo faz parte de um projeto de pesquisa maior. Recebe para apreciação textos científicos cuja coleta de dados tenha sido realizada há até 5 anos, a depender da temática e tipo de estudo, sob critério do Conselho de Editores.

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à SMAD, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, quer na íntegra ou parcialmente. A reprodução é permitida, desde que haja citação da fonte, respeitados os termos da licença do material original.

 

Fontes de indexação

• Índice de Revistas Latinoamericanas en Ciências PERIÓDICA
• Latindex
• Redalyc
• LILACS
• CUIDEN

 

[Home] [About the journal] [Editorial borda] [Subscription]


SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Av. Bandeirantes, 3900 - Ribeirão Preto/SP - Brasil
CEP 14040-902
Telefone: +55 (16) 3315-4407 / +55 (16) 3315-3451


smad@eerp.usp.br