ISSN 2358-1883 (Trends in Psychology)

ISSN 2175-3652 (Temas em Psicologia)

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

Trends in Psychology/Temas em Psicologia publica relatos de pesquisa empírica, estudos históricos, teóricos e conceituais, relatos de experiência profissional, revisões críticas da literatura, notas técnicas e cartas aos editores. A revista, de periodicidade trimestral (março, junho, setembro e dezembro), tem por objetivo publicar artigos científicos que contribuam para o avanço do conhecimento em todas as áreas da Psicologia. Destina-se a estudantes, profissionais e pesquisadores da Psicologia e áreas afins.

 

Observação importante: Todos os artigos submetidos a partir de 01 de Janeiro de 2016 deverão ser traduzidos para o inglês, caso venham a ser aceitos para publicação. Os custos da tradução é de total responsabilidade do(s) autor(es). Caso o artigo venha a ser aceito, o mesmo deverá ser traduzido por uma das empresas ou profissionais credenciados pela revista, ou por um profissional externo comprovadamente nativo de países de língua inglesa. Nestes casos, será imprescindível emissão de comprovante de que a tradução ou revisão foi realizada por profissional nativo. Artigos que já tenham sido submetidos em inglês, mas os autores não são nativos de país de língua inglesa, deverão passar por revisão, conforme as normas acima. Ao submeter os artigos, os autores receberão um termo de Ciência e Aceite das normas de tradução de artigos da Trends in Psychology/Temas em Psicologia. Caso os autores não aceitem os termos de tradução, o manuscrito não poderá ser veiculado por nosso periódico. Em caso de dúvidas, por favor, contactar a secretaria da revista: comissaoeditorial@sbponline.org.br

 

 

I. Tipos de colaboração aceita

  1. Estudo empírico: Relato de pesquisa original com descrição de objetivos, método, resultados e discussão. A discussão dos resultados deve incluir limitações do estudo e possíveis implicações.
  2. Revisão de literatura: Síntese e revisões críticas de pesquisas já publicadas (meta-análises e revisões sistemáticas da literatura). O estudo deve descrever procedimentos metodológicos de busca e análise da literatura revisada.
  3. Estudo teórico/conceitual: análise original sobre teorias ou conceitos da Psicologia, visando problematizar reflexões ou teses de uma literatura específica em direção ao seu refinamento teórico.
  4. Relato de experiência/estudo de caso: artigo original sobre descrição de procedimentos e estratégias de intervenção com indivíduos, grupos, comunidades ou organizações. Deve apresentar e discutir resultados obtidos e possíveis implicações para prática profissional.
  5. Nota/informe técnico: descrição de instrumentos, métodos originais de pesquisa, novas técnicas de análise de dados.
  6. Carta aos editores: comentários e atualizações sobre a revista dirigidas aos editores que serão publicadas a critério do editor-chefe com a concordância do remetente.

 

Artigos inseridos nas seções 1, 2, 3 e 4 deverão apresentar tamanho máximo de 30 laudas, incluindo resumo, abstractresumen, texto propriamente dito, referências, figuras e tabelas (quando pertinentes). Nota/informe técnico (Seção 5) e Carta aos Editores (Seção 6) deverão apresentar tamanho máximo de 10 páginas, incluindo texto propriamente dito, referências, figuras e tabelas (quando pertinentes).

Tabelas e figuras não devem exceder um total de seis (6).

 

II. Orientações para submissão de manuscritos

A submissão do manuscrito deverá ser feita por meio do sistema eletrônico de gerenciamento do processo de publicação, disponível em http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/tp/. Manuscritos recebidos por correio convencional, fax, e-mail ou qualquer outra forma de envio não serão apreciados pela Comissão Editorial. Após a submissão do manuscrito no sistema eletrônico, os autores receberão uma mensagem de confirmação. O tempo médio de tramitação entre a submissão do manuscrito e sua publicação é um ano.

As seguintes condições são necessárias para que os manuscritos submetidos à revista sejam considerados para análise editorial:

  1. Os manuscritos devem estar em conformidade com o Manual de Publicação da American Psychological Association (APA)6ª. Edição2010.
  2. Estudos empíricos, de abordagem quantitativa, qualitativa, ou mista, devem apresentar os seguintes subtópicos na seção Método: Participantes, Instrumentos, Procedimentos de coleta de dados, Procedimentos de análise de dados, Procedimentos éticos).
  3. Os tópicos de Resultados e Discussão devem estar separados em artigos quantitativos, mas podem estar integrados em artigos qualitativos.
  4. Exige-se que pelo menos 40% de todas as referências tenham sido publicadas nos últimos 5 anos. No caso de artigos de pesquisa histórica, o conselho editorial poderá considerar o corpo de referências sem este critério.
  5. Devem estar redigidos em português, inglês ou espanhol.
  6. Devem apresentar o resumo do trabalho em português, inglês e espanhol.
  7. Não devem ter sido publicados em qualquer outro veículo de divulgação.
  8. Não devem estar em análise para publicação em qualquer outro veículo de divulgação.
  9. Todos os autores dos manuscritos devem ter previamente aprovado a sua submissão.
  10. Qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal deve ter aprovado anteriormente a sua citação.
  11. Os autores devem apresentar declaração de que todos os procedimentos éticos foram cumpridos.

 

IMPORTANTE:

1)    Artigos que não estiverem em conformidade com as normas do Manual de Publicação da APA, 6ª. Edição, 2010, serão automaticamente rejeitados.

2)    A taxa de rejeição de artigos na Revista Temas em 2016 foi de aproximadamente 70%.

3)    Artigos empíricos de abordagem quantitativa devem respeitar os pressupostos dos testes utilizados. Tais pressupostos devem ser testados e seus resultados devem ser apresentados no manuscrito.

 

III. Aspectos éticos

 

A Trends in Psychology/Temas em Psicologia segue os padrões nacionais e internacionais de aspectos éticos relacionados à pesquisa com seres humanos (Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde & IUPsys - Declaração Universal dos Princípios Éticos para Psicólogos), e baseia o seu processo editorial no Comitê de Ética em Publicação (Committee on Publication Ethics,COPE). Obs. Eventuais trabalhos que tenham seguido a Resolução 466/2012 serão também considerados para avaliação.

Assim, a Trends in Psychology/Temas em Psicologia apresenta os seguintes critérios para publicação:

 

É de responsabilidade dos autores:

1. Apresentar lista de referências ao final do manuscrito;

2. Informar sobre suporte financeiro (quando for o caso);

3. Garantir que o manuscrito submetido para publicação não está submetido ou publicado em nenhum outro veículo de comunicação;

4. Assumir que todos os autores do manuscrito participaram ativamente do processo de desenvolvimento do manuscrito, contribuindo significativamente para a pesquisa;

5. Garantir que os dados são reais, e que não há nenhuma espécie de plágio no manuscrito;

6. Garantir que todos os preceitos éticos preconizados pela resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) 196/96 foram cumpridos.

 

É de responsabilidade da comissão editorial da Temas em Psicologia:

1. Avaliar com rigorosidade, objetividade e parcimônia todos os manuscritos submetidos à revista, sem nenhum tipo de distinção;

2. Oferecer pareceres objetivos, construtivos e, acima de tudo, informativos para os autores do manuscrito avaliado;

3. Escolher pareceristas que não possuam conflito de interesse na publicação do manuscrito seja em relação aos autores, aos objetivos da pesquisa, ou à entidade patrocinadora;

4. Garantir que a tramitação do manuscrito utilizará o sistema de revisão duplo-cego (Double blind review process). Ou seja, garantir a preservação da identidade dos autores do manuscrito para os pareceristas, bem como garantir a preservação da identidade dos pareceristas para o(s) autor(es) do manuscrito.

5. Realizar a tramitação dos manuscritos em menor tempo hábil possível.

6. Garantir que toda e qualquer decisão editorial será baseada somente na importância, qualidade, originalidade e mérito do manuscrito.

 

A comissão editorial da Temas em Psicologia se compromete ainda à:

1. Buscar o constante desenvolvimento da Revista, através de ampliação das fontes de indexações, do escopo da revista, e da qualidade editorial;

2. Publicar, sempre que necessário, correções, clarificações e retratações por parte dos autores.

 

            Para maiores informações sobre todos os procedimentos éticos do processo editorial da Temas em Psicologia, visite as Diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE): http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf

 

 

IV. Apresentação dos manuscritos

Por se tratar de uma publicação unicamente eletrônica, o manuscrito poderá conter, quando indispensável, figuras ou fotos coloridas. Conforme as normas do Manual de Publicação da APA 6ª. Edição, cores em tabelas não são permitidas.

 

O artigo deverá ser digitado em processador de texto compatível com o padrão Word for Windows 6.0 ou superior, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento duplo e alinhamento à esquerda. A página deverá ser de tamanho A4, com 2,5 cm de margens em todos os lados (i.e., superior, inferior, esquerda e direita). Palavras ou expressões de origem estrangeira, estrangeirismos e símbolos estatísticos devem ser destacados em itálico.

 

A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

 

1. Folha de rosto personalizada contendo:

1.1. Título pleno em português, inglês e espanhol. O título pleno não deve exceder 15 palavras.


1.2. Sugestão de título abreviado para cabeçalho, na língua original do manuscrito. O título abreviado não deve exceder quatro palavras.

1.3. Nome de cada autor e suas afiliações institucionais. É recomendável incluir ORCID de cada autor (ver em orcid.og).

1.4. Indicação do endereço para correspondência com a Comissão Editorial, incluindo FAX (quando houver), telefone e endereço eletrônico.

1.5. Indicação do autor responsável pelo contato com os leitores bem como de seu endereço e contato de e-mail.

 

1.6. Quando necessário, incluir parágrafo reconhecendo apoio financeiro, colaboração de colegas e técnicos e outros fatos eticamente necessários.

1.7. Nota do autor com outras informações que se julgar relevantes (opcional).

 

1.8. A Folha de Rosto deve ser numerada com o número 1 e seguida pelas demais páginas do manuscrito numeradas em sequência.

 

2. Folha de rosto personalizada sem identificação:

2.1. Título pleno em português, inglês e espanhol.


2.2. Sugestão de título abreviado.

 

3. Folha contendo o Resumo em português, em inglês (Abstract) e em espanhol (Resumen):

Resumo deve ter entre 150 a 200 palavras, seguido de três a cinco palavras-chave para indexação do trabalho. As palavras-chave devem ser escolhidas com precisão adequada para fins de classificação, permitindo que o trabalho seja recuperado com trabalhos semelhantes. Assim, devem ser palavras-chave que, possivelmente, seriam evocadas por um pesquisador efetuando levantamento bibliográfico sobre o tema do manuscrito.

 

4. Texto propriamente dito

Esta parte do manuscrito deve começar em uma nova folha, contendo uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por títulos e, quando necessários, subtítulos (para organização de títulos e subtítulos, ver Manual de Publicação da APA, 6ª. Edição, 2010). Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas devem ser claramente indicados no texto. 


Notas de rodapé devem restringir-se à complementação de informações que, julgadas relevantes, não caibam na sequência lógica do texto; devem ser reduzidas ao mínimo.

Citações de autores devem obedecer às normas do Manual de Publicação da APA, 6ª. Edição, 2010. No caso de transcrição na íntegra de um trecho, a transcrição deve ser delimitada por aspas e a citação do autor deve ser seguida do número da página citada. Citações literais devem ser evitadas, mas quando tiverem 40 palavras ou mais devem ser apresentadas em bloco próprio, começando em nova linha, com recuo de 0,5cm em cada margem, na posição de um novo parágrafo. O mesmo tamanho de fonte do texto (12) deve ser utilizado. 


Referências devem ser inseridas em uma nova página. A lista de referências deve ser formatada em espaço duplo, conforme exemplos abaixo.

 

Exemplos de referências:

         Artigo de revista científica com doi

Lyubomirsky, S., & Lepper, H. S. (1999). A measure of subjective happiness: Preliminary reliability and construct validation. Social Indicators Research, 46(1), 137–155. doi:10.1023/A:1006824100041

 

         Artigo de revista científica sem doi

Hutz, C. S., & Zanon, C. (2011). Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg. Avaliação Psicológica, 10(1), 41-49. Retrieved from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v10n1/v10n1a05.pdf

 

         Artigo de revista científica com mais de sete autores

Caprara, G. V.Alessandri, G.Eisenberg, N.Kupfer, A.Steca, P.Caprara, M. G., ..., & Abela, J. (2012). The Positivity Scale. Psychological Assessment, 24(3), 701–712. doi:10.1037/a0026681

 

         Capítulo de livro

Steger, M. F. (2009). Meaning in life. In S. J. Lopez (Ed.), Oxford handbook of positive psychology (2nd ed., pp. 679-687). Oxford, UK: Oxford University Press.

 

         Capítulo de livro reeditado

Rosenmayr, L. (1985). Changing values and positions of aging in Western culture. In J. E. Birren & K. W. Schaie (Eds.), Handbook of the psychology of aging (2nd ed., pp. 190-215). New York: Van Nostrand Reinhold.

 

Outras formas de citação, consultar Manual de Publicação da American Psychological Association6ª. Edição2010.

 

5. Figuras

Devem ser apresentadas ao final do texto, uma em cada página do texto, incluindo legenda. Para assegurar qualidade de reprodução, figuras que contenham desenhos devem ser encaminhadas em qualidade para fotografia. Como há limites para a largura de figuras na versão publicada (PDF), os autores devem tomar cuidado para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso seja necessária redução. O título da figura não deve fazer parte dela, mas deve ser apresentado à parte como texto.

 

6. Tabelas

Devem ser apresentadas ao final do texto, uma em cada página, incluindo título e legenda (quando necessário). Os autores deverão limitar sua largura a 60 caracteres, para tabelas simples que ocupem uma coluna impressa, incluindo três caracteres de espaço entre colunas, e limitar sua largura a 125 caracteres, para tabelas que ocupem duas colunas impressas. O comprimento de tabelas não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé.

 

7. Anexos/Apêndices

Devem ser apresentados apenas quando contiverem informação original importante, ou destacamento indispensável para a compreensão do trabalho. Autores que apresentem artigos de validação de instrumentos poderão enviar a versão de uso do instrumento em anexo. Em outros casos, recomenda-se evitá-los.

 

V. Apreciação pela comissão editorial

Os manuscritos recebidos serão apreciados pela Comissão Editorial. Se estiverem de acordo com as normas de publicação da revista, serão encaminhados para consultores ad hoc. A avaliação segue procedimento duplo-cego (double-bind review). A identidade dos autores e suas afiliações institucionais não serão informadas aos consultores. Do mesmo modo, a identidade dos avaliadores não será informada aos autores. A Comissão Editorial apreciará os pareceres dos consultores e notificará os autores sobre sua decisão, que pode ser de aceite sem modificação, aceite com solicitação de reformulação, necessidade de amplas reformulações, reenvio para nova apreciação ou recusa. Juntamente com a decisão editorial, os autores receberão cópias dos pareceres.

Em caso de solicitação de reformulações, estas deverão ser feitas pelos autores e o manuscrito revisado deve ser submetido novamente pelo sistema. O manuscrito revisado deve conter todas as revisões marcadas em vermelho e ser acompanhado de uma carta detalhada aos editores, destacando as revisões feitas. Deve-se responder a todas as sugestões e comentários, mesmo que se decida não as acatar na revisão (neste caso, deve-se justificar o motivo). A versão reformulada passará por nova apreciação pela Comissão Editorial e por avaliadores externos. Podem ser solicitadas tantas mudanças quantas forem necessárias para uma possível aceitação final do texto. À Comissão Editorial caberá a decisão final sobre a publicação do manuscrito. Salienta-se, por fim, que a solicitação de revisões não implica necessariamente na aceitação para publicação do manuscrito reformulado.

 

A Comissão Editorial poderá fazer pequenas modificações no texto. No caso de o manuscrito ser aprovado para publicação, será enviada uma prova gráfica para a última revisão dos autores. Esta revisão deverá ser devolvida acompanhada de uma manifestação de aprovação por parte do autor e co-autores, quando for o caso. O tempo médio de tramitação do manuscrito entre a submissão e a publicação é de um ano.

 

Observação: A Revista Trends in Psychology/Temas em Psicologia não corrige os textos submetidos nos diversos idiomas com relação a aspectos gramaticais, ortográficos e de concordância. Esta tarefa é obrigação exclusiva do(s) autor(es) do manuscrito, sendo uma etapa prévia à submissão. Os artigos serão publicados sob a responsabilidade dos autores.

 

VI. Direitos autorais

1. Artigos publicados no periódico Trends in Psychology/Temas em Psicologia

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem ao periódico Trends in Psychology/Temas em Psicologia. A reprodução total em outras publicações, ou para qualquer outro fim, está condicionada à autorização por escrito do Editor Responsável de Trends in Psychology/Temas em Psicologia. A reprodução parcial de artigos (partes de texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) deve ter permissão por escrito dos autores do artigo reproduzido.

 

2. Reprodução parcial de outras publicações nos artigos publicados no periódico Trends in Psychology/Temas em Psicologia

Os manuscritos submetidos à publicação devem obedecer aos limites especificados no item anterior, quando contiverem partes extraídas de outras publicações. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas e ilustrações. A aceitação de algum manuscrito que contiver este tipo de reprodução dependerá da autorização por escrito para reprodução, do detentor dos direitos autorais do trabalho original, endereçada ao autor do trabalho submetido ao periódico Trends in Psychology/Temas em Psicologia. O periódico Trends in Psychology/Temas em Psicologia, em nenhuma circunstância, repassará direitos de reprodução assim obtidos.

 

 [Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2011 Sociedade Brazileira de Psicologia

Av. Professor João Fiúsa, 1901, sala 710. Cep 14024-250 – Jardim Botânico

Ribeirão Preto/SP - Brasil

Tel.: +55 16 3625-9301


comissaoeditorial@sbponline.org.br