ISSN 1657-9267
versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Alcance e política editorial

Os trabalhos devem ser inéditos e se enviarão ao Diretor da revista em disquete (Word versão 6.0 ou mais atual), impresso e com três cópias Não  devem exceder 28 páginas, tamanho carta, espaçamento duplo, com margens direita e esquerda não inferiores a 3 cm. Para detalhes adicionais de formato e estilo consultar normas internacionais APA (American Psychological Association, 2001 - 5a. edição).

O recebimento de um artigo se acusará imediatamente e se informará ao autor sobre o estado do mesmo em um prazo máximo de seis meses. Eventualmente a aceitação definitiva poderá depender de sugestões ou modificações do trabalho que os assessores do comitê editorial proponham ao(s) autor/es. Os autores receberão uma separata do artigo publicado.

Se um trabalho é aceito para publicação, os direitos de impressão e de reprodução, por qualquer forma e meio são do editor, ainda que se atenda a qualquer petição racionável por parte do autor para obter a permissão de reprodução de suas contribuições.

A retirada de um artigo se solicitará por escrito através de um documento impresso ao editor e se efetua logo após a resposta escrita do editor.

 

Forma e preparação de manuscritos

Solicita-se enviar:


• Página de título que inclua:
a) título do trabalho que resuma em forma clara a idéia principal da investigação;
b) nome do (s) autor (es) do trabalho e a instituição na qual se realizou a pesquisa.
• Resumo (Abstract): resumo breve, porém que abarque o conteúdo da monografia. O resumo não deve exceder de 120 palavras com sua correspondente tradução para inglês.

• Gráficos e tabelas: se inserem no texto, devidamente numerados segundo sua ordem de apresentação. Cada uma deve ter um título breve que indique claramente seu conteúdo.

Referencias
Ao final do trabalho se incluirá uma lista organizada alfabeticamente seguindo normas internacionais (APA). Os elementos gerais são:
Citações de referencias no texto
Este método de citar por autor (a)-data (sobrenome e data de publicacao), permite ao leitor localizar a fonte de informação em ordem alfabética, da lista de referencias no fim do trabalho.

A. Exemplos para citar no texto uma obra por um autor (a):
1. Rivera (1994) comparou os tempos de reação...
2. Em um estudo recente sobre tempos de reação (Rivera, 1994)...
3. Em 1994, Rivera comparou os tempos de reação...
Quando o sobrenome do autor (a) forma parte da narrativa (exemplo 1), se inclui somente o ano de publica do artigo entre parêntesis. No exemplo 2, o sobrenome e a data de publicação não formam parte da narrativa do texto, por conseguinte, ambos os elementos se incluem entre parêntesis, separados por uma vírgula. Quando a data e o sobrenome formam parte da oração (exemplo 3), não se usa parêntesis.

B. Obras com mais  autores(as):
1. Quando um trabalho consta de dois autores (as), devem-se citar ambos, cada vez que a referencia ocorre no texto.
2. Quando um trabalho tem três, quatro o cinco autores (as), citam-se a todos os autores (as) a primeira vez que ocorra a referencia no texto. Nas citações posteriores do mesmo trabalho se usa o sobrenome do (a) primeiro (a) autor (a) seguido da frase et al. e o ano de publicacao.
Exemplo:
Ramírez, Santos, Aguilera y Santiago (1985) encontraram que os pacientes... (primeira vez que se citou no texto).
Ramírez et al.(1985) concluíram que... (seguinte vez que se menciona no texto).
3. Quando uma obra se compõe de seis ou mais autores (as),  cita-se somente  o sobrenome do primeiro(a) autor(a) seguido pela frase et al. y o ano de publicacao, desde a primeira vez que aparece no texto (na lista de referencias, porém,  se reportam os sobrenomes de todos os autores).
4. No caso de que sejam citados dois ou mais obras por diferentes autores (as) em una mesma referencia, se escrevem os sobrenomes e respectivos anos de publicacao separados por um ponto e vírgula dentro de um mesmo parêntesis.
Exemplo:
Em várias pesquisas (Ayala, 1984; Conde, 1986; López y Muñoz, 1994) concluíram que...
A lista bibliográfica segundo o estilo APA guarda uma relação exata com as citações que aparecem no texto do trabalho. Somente incluir os recursos que se utilizarão para realizar a pesquisa e a preparação do trabalho. Os seguintes elementos se aplicam para a preparação de fichas bibliográficas:
• A lista bibliográfica se titulará: referencias.
• A lista respeita ordem alfabética por sobrenome do autor(a) e se incluem as iniciais dos nomes.
• A lista se escreve em espaçamento duplo.
Se sublinham os títulos de revistas ou de livros; no caso de revistas, o sublinhado compreende desde o título da revista até o número do volume (sublinhe as vírgulas antes e depois do número do volume).
Elementos gerais (os exemplos de fichas bibliográficas que aparecem à continuação se realizaram com espaçamento simples para guardar espaço na redação desta guia. As mesmas devem aparecer com espaçamento duplo na lista de referencias do seu trabalho).
• Publicações periódicas (revistas)
Autor, A. A. (ano). Título de artículo. Título da revista, vol., páginas.
• Publicações não periódicas (livros)
Autor, A. A. (ano). Título da obra. Lugar de publicacao: Editor ou casa de publicacao.
Exemplos de referencias segundo normas APA:
A. Revistas profissionais o journals
• Artigo com somente um autor (paginação contínua):
Bekerian, D. A. (1993). In search of the typical eyewitness. American Psychologist, 48, 574-576.
• Artigo com dois autores (paginação separada):
Klimoski, R., & Palmer, S. (1993). The ADA and the hiring process in organizations. Consulting Psychology Journal: Practice and Research, 45(2), 10-36.
• Neste exemplo se inclui tanto o volume como o número na ficha bibliográfica já que cada edição enumera suas páginas em forma separada. O (2) corresponde ao número da edição; o sublinhado se estende até o volume da revista.
• Os nomes dos autores (quando são mais de um) se unem com o símbolo ampersand (&). Não se utilizam com este propósito as conjunções e ou and.
B. Artigos de Jornais
• Millán Pabón, C. (1995 febrero 12). Endereça o curso da reforma. O Novo Dia, p. 4.
• Nos artigos de jornais utiliza-se a abreviatura p. quando a citação se encontra em uma só página. Nas citações de dois ou mais páginas utiliza-se a abreviatura pp.
C. Exemplos de referencia a livros
• Cone, J. D., & Foster, S. L. (1993). Dissertations and theses from start to finish: Psychology and related fields. Washington, D.C.: American Psychological Association.
Livro com nova edição:
Mitchell, T. R., & Larson, J. R., Jr. (1987). People in organizations: An introduction to organizational behavior (3rd ed.). New York: McGraw-Hill.
Livro com autor coletivo (agência de governo, associações, institutos científicos, etc.):
American Psychological Association. (1994). Publication Manual of the American Psychological Association (4th ed.). Washington, DC: Author.
• Quando o autor ou editor são os mesmos,  utiliza-se a palavra Author para identificar a casa de publicação.
• Encyclopedias:
Bergman, P. G. (1993). Relativity. In The new encyclopedia Britannica (Vol. 26, pp. 501-508). Chicago: Encyclopedia Britannica.
García Font, J. (1977). Magia y santería. Em Enciclopedia Planeta de las ciencias ocultas y parapsicología (Vol. 5, pp. 141-155). Barcelona: Editorial Planeta.
D. Meios eletrônicos
Resumo (Abstract) en CD-ROM:
Bleiberg, E. (1994). Normal and pathological narcissism in adolescence [CD-ROM]. American Journal of Psychoterapy, 48, 30-51. Abstract from: ProQuest File: Periodical Abstracts Item: 01962688.
Programa de computador (software):
Rosenberg, V. (1992). Pro-Cite 2.0 version for the IBM [Computer software]. Ann Arbor, MI: Personal Bibliographic Software.
Não se sublinham os nomes dos programas ou linguagens de computadores.
Recursos dos serviços de Internet
A 4ª edição do manual de estilo segundo as normas APA foi publicada antes da aceitação universal dos protocolos de Internet (http, telnet, etc.) e o desenvolvimento deste meio através de World Wide Web (www). Os exemplos a continuação estão baseados em um  modelo que esta proposto para a redação daquelas referencias que provém  da Internet:

Formato básico
Autor da página. (Data de publicação ou revisão da página, se está disponível). Título da página ou lugar.
[Meio utilizado]. Editor da página se estiver disponível. URL [Data de acesso]
Exemplos
Pequeroles, J. (1997, junho 28). As grandes baleias. [En linha]. Mare Nostrum. http://www.conexis.es/-mpontes/ballenas.htm [1999. febrero 9].
Ribera, R. (1996, marco 19). Para una historización de la globalización. [En línea]. La UCA de Managua. http://www.uca.ni/ellcuria/globo.htm [1999, fevereiro 9].
URL (Uniform Resource Locator) _ o localizador de recursos é um estándar para localizar documentos da Internet en http e outros protocolos; geralmente a direção do recurso na Internet.
As referencias que seguem podem ser encontradas através do World Wide Web (www) e propõem  exemplos para citar recursos en formato eletrônico seguindo o manual de estilo APA:
Guffey, M. E. (1998, Aug. 22). APA style electronic formats. [Online]. University of Vermont. http://www.westwords.com/guffey.apaz.html [1999, Fev. 10].
Li, X., & Crane, N. (1996, Jul. 27). Electronic sources: APA style of citation. [Online]. University of Vermont. http://www.uvm.edu/-xli/reference/apa.html [1999, Fev. 8].
Não se devolverão os originais nem se considerarão os artigos que não cumpram com as normas precedentes. A aceitação de um trabalho fica suspensa a revisão teórica, metodológica e formal, que dois consultores (árbitros) realizarão ao artigo. Ao comitê editorial da revista, se reserva o direito de introduzir modificações formais necessárias para adaptar o texto as normas de  publicação.

 

Envio de manuscritos

Os trabalhos se enviarão ao Diretor da revista en disquete (Word versão 6.0ou mais avançada), impresso e em três cópias. Não devem exceder 28 páginas, tamanho carta, espaçamento duplo, com margens direita e esquerda não inferiores a 3 cm. Para detalhes adicionais de formato e estilo consultar normas internacionais APA (American Psychological Association, 2001 - 5a. edição).

Para o envio de materiais, favor dirigi-los a:

Wilson López López
Editor Revista Universitas Psicológica
Correo-e: universitas.psychologica@javeriana.edu.co
Facultad de Psicología
Pontificia Universidad Javeriana
Carrera 5 No. 39-00 Piso 2 - Edificio Manuel Briceño
Bogotá D.C., Colombia
Sur América.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2007  Pontificia Universidad Javeriana

Facultad de Psicología de la Pontificia Universidad Javeriana
Carrera 5 No. 39-00 Piso 2 - Edificio Manuel Briceño
Tel: (57 1) 320 8320 Extensión 5757
Bogotá D.C., Colombia
Sur América


universitas.psychologica@javeriana.edu.co