ISSN 1806-2490 versão impressa
ISSN 1982-1492 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Critérios para avaliação dos trabalhos recebidos para publicação
Procedimentos para tramitação do trabalho
Submissão
Política de Privacidade

 

 

 

A publicação Vínculo - Revista do NESME (Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares) recebe textos encomendados ou enviados espontaneamente por estudiosos de grupos, famílias, casais e instituições, inspirados na Psicanálise Vincular e/ou com interesse em Saúde Mental em geral.

 

 

Critérios para avaliação dos trabalhos recebidos para publicação

   

A publicação Vínculo - Revista do NESME recebe textos encomendados ou enviados espontaneamente por estudiosos de grupos, famílias, casais e instituições, inspirados na Psicanálise Vincular e/ou com interesse em Saúde Mental em geral.

Para serem submetidos ao Conselho Editorial da Revista os trabalhos devem ser originais, não poderão ter sido publicados em outros meios, nem serem submetidos concomitantemente a outro periódico. Devem demonstrar consistência e coerência teórica, e, de preferência, originalidade.

Devem também contribuir para o estudo e a prática clínica dos grupos psicanalíticos e para sua aplicação nos diversos campos do saber, principalmente na Saúde e Educação.

A Vínculo recebe artigos científicos, relatos de experiência, estudos teóricos, revisão sistemática e resenhas. Nestes a visão do autor deve estar explícita, e ser pertinente à sua formação profissional.

Os textos são de inteira responsabilidade dos autores e só haverá alguma alteração em seu conteúdo com prévia autorização dos autores.

A Vínculo possui os direitos autorais de todos os artigos nela publicados. A reprodução total dos artigos da revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor.

Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial nem do Conselho Editorial.

Os manuscritos encaminhados à Revista Vínculo devem ser acompanhados de carta contendo a Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais. Esta deve ser assinada por todos os autores do manuscrito e deve ser encaminhada em formato PDF, via e-mail, juntamente com os demais documentos. A carta deve seguir a seguinte estrutura: (disponibilizar um link para download do modelo)

À Vínculo – Revista do NESME

A/C Editor(es)

Prezado(a) editor(a)

Submetemos por meio eletrônico o manuscrito intitulado “..........................................”, de autoria de ....................................................................., para avaliação e possível publicação na Revista Vínculo, na modalidade Artigo Original.

Por meio desta carta autorizo(amos) o processo editorial do manuscrito, ressaltando que é um Artigo Original e não está sendo submetido a nenhuma outra publicação.

Os direitos autorais deste manuscrito são concedidos à Vínculo. O autor de contato é ............................................., cujo endereço, e-mail e telefone constam no final desta carta.

Atenciosamente

Assinatura de todos

Os artigos aprovados serão disponibilizados nas bases de dados em que a Vínculo - Revista do NESME está indexada, assim como, em qualquer biblioteca virtual, website ou sistema de indexação que o Editor considere prospectivamente conveniente. É permitido aos autores fazer o auto arquivamento dos artigos publicados na Revista Vínculo em repositórios institucionais ou temáticos reconhecidos em suas áreas.

Normas de Publicação da Vínculo baseiam-se na Publication Manual of the American Psychological Association – APA (7ª edição), no que concerne ao estilo de apresentação do manuscrito.Consulte o endereço eletrônico www.apa.org. APA - Regras Gerais.

Pré-Requisitos

1. Os autores que estejam efetuando uma submissão não devem possuir outro manuscrito em processo editorial nesta Revista.

2. Os autores devem atentar ao limite de uma publicação por ano. Os casos que possam vir a se caracterizar como exceções serão submetidos à avaliação da Equipe Editorial.

3. Todos os autores devem estar cadastrados na plataforma ORCID, devem informar seu número (ex. https://orcid.org/0000-0004-6578-0197) na Folha de Rosto. Caso não possuam devem fazer o cadastro e receberão o seu número ORCID (https://orcid.org).

 

 

Procedimentos para tramitação do trabalho

 

Após seu recebimento, o manuscrito passará por uma conferência prévia, referente às Normas de Publicação. No caso de estar em desacordo, será comunicado aos autores e isso implicará a interrupção do processo.

No caso de adequação às normas da Vínculo, o artigo será remetido ao Conselho Editorial para o processo de avaliação, sendo preservada a identidade do(s) autor(es).

O processo editorial obedece a revisão à cega (double blind review) por pares da comunidade científica.

Caso haja a necessidade de correções no manuscrito, os autores terão um prazo de 30 dias para realizarem as adequações. Estas deverão ser justificadas em carta endereçada ao Editor indicando as alterações que foram feitas no artigo, a partir das críticas/sugestões contidas no parecer emitido, e justificando aquelas que não foram acatadas, via e-mail, juntamente com o texto reformulado. Essa nova versão será reavaliada pelos pareceristas, que poderão aprová-la ou indicar outros ajustes, seguindo o mesmo procedimento de avaliação. Caso os autores não encaminhem o manuscrito revisado e a carta-resposta no prazo estipulado, o processo editorial será encerrado, em qualquer etapa da submissão.

Os artigos aprovados serão então encaminhados à Editora, sendo os autores notificados, por correio eletrônico, sobre eventual aprovação, rejeição ou necessidade de reformular algum item de seu artigo para publicação.

Após o comunicado do aceite o artigo será encaminhado para a Editoração com vistas à padronização do texto, de forma que os autores poderão ser solicitados para os ajustes necessários.

 

  

Submissão

 

O artigo deve ser enviado em documentos separados, atendendo aos conteúdos específicos para cada um:

1. Folha de Rosto: Os dados de identificação e o título devem constar da folha de rosto, devendo o título ser repetido isoladamente, na primeira página, iniciando o texto. Deve conter as seguintes informações:

título em português; título pleno em inglês, título em espanhol; nome completo de cada um dos autores, ORCID (ver: orcid.org), afiliação instituição, cidade, estado e país e-mail; endereço postal físico completo do autor correspondente, podendo ser o institucional, disposto no final do artigo; fonte de financiamento da pesquisa (se houver).Se necessário, notas dos autores e agradecimentos.

2. Carta de Submissão: deve ser assinada por todos os autores e anexada em formato PDF. Clique em Carta de Submissão para download.

3. Parecer de Comitê de Ética/Declaração: nos casos de pesquisa com seres humanos, de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde 466/12 e 510/16.

4. Manuscrito:

4.1. Requisitos de formatação do Manuscrito

a. Os trabalhos devem ser acompanhados de títulos, resumos e palavras-chave em três idiomas: português, espanhol e inglês. Os resumos poderão ter até 180 palavras (15 linhas), e as palavras-chave serão em número de até 5 (unitermos).

b. Os trabalhos deverão ser enviados com a seguinte formatação:

• Fonte: 12, Times New Roman.

• Margem: superior e inferior, direita e esquerda 2,5 cm.

• Para o texto, deve-se iniciar com recuo na primeira linha em 1,25 cm, com alinhamento justificado, e espaçamento duplo (usado também no Resumo, Abstract e Resumen). Para tabelas e Figuras seguir o espaçamento simples e demais configurações de acordo com normas APA.

• Numeração de páginas: direita inferior.

• Todos os títulos e subtítulos devem ser apresentados justificados, em negrito. Somente a primeira letra dos títulos e subtítulos maiúscula.

• Os artigos devem conter um máximo de 6000 palavras (incluindo o corpo do texto, referências bibliográficas, tabelas e figuras; excluída nessa contagem as páginas de títulos, resumos e palavra-chave)

• As resenhas um máximo de 2000 palavras.

c. Notas: deverão constar no final do texto, após a seção das Referências.

d. Figuras e Tabelas - Deverão constar após a seção de Referências, mas o local de inserção sugerido deve ser indicado no texto. As palavras Figura e Tabela no texto devem ser sempre grafadas com a primeira letra em maiúscula. As normas da APA não incluem as denominações Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras. Estas devem ser apresentadas com as respectivas legendas e títulos, uma em cada página ao final do texto.

A quantidade de figuras e tabelas não deve exceder cinco unidades, devem seguir a ordem de inserção no texto e sua respectiva numeração, em negrito e a primeira letra maiúscula. Espaçamento duplo para o Título (abaixo da Tabela) que deve ser breve, com a primeira letra maiúscula em itálico. Maiores detalhamentos, consultar normas APA, https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/tables-figures/tables.

e. Citações no corpo do texto: É possível se fazer citações sintéticas dos autores, indicando a fonte.

As citações, quando forem literais, devem ser precisas e entre "aspas". No corpo do texto deve constar o sobrenome do autor, seguido da data e páginas da publicação. Ex.: (Freud, 1921, p. 100) Quando a transcrição ultrapassar 3 linhas abre-se um parágrafo.

f. O manuscrito finalizado, salvo em documento Word (Microsoft Word) endereçado ao Conselho Editorial da Revista do NESME, em arquivo anexo junto com os demais documentos, para o e-mail: publicacoes@nesme.com.br .

4.2. Requisitos de conteúdo

• Não deve constar no manuscrito inicial qualquer tipo de identificação quanto autoria, afiliação, órgão de fomento e/ou agradecimentos.

• Títulos, resumos e palavras-chave no mesmo arquivo do manuscrito, mas em página separada.

Artigo empírico: o texto deve conter a contextualização do tema e o problema, características da amostra, instrumentos utilizados para coleta dos dados, procedimentos, resultados, conclusões e referências.

Artigo de Relato de Experiência: apresentam estratégias de intervenção com foco no detalhamento dos procedimentos realizados, resultados obtidos e implicações para a prática profissional. Máximo 6000 palavras.

Artigo de revisão sistemática de literatura, o trabalho deve apresentar a abrangência temática, objetivos, método, principais resultados e conclusões, contando com o resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências. Não possuem a seção de método, pois não se configuram como pesquisa empírica. Máximo 6000 palavras.

Resenha: artigo que apresenta uma análise crítica de publicações expondo novos conhecimentos, sob a forma de livros, filmes ou outras produções recentes e relevantes para os temas do escopo da revista. Máximo 2000 páginas.

Palavras-chave em português, inglês e espanhol, com até 5 palavras, separadas por ponto e vírgula (;). (a) Devem estar de acordo com a Terminologia em Psicologia, disponível na BVS-Psi.

Rodapé: evitar uso de notas de rodapé, utilizando somente quando de extrema necessidade, para esclarecimento da expressão utilizadas.

• Nos destaques de: palavras, expressões ou pequeno texto, apenas sublinhar (não utilizar negrito e/ou itálico).

4.3 Procedimentos éticos adotados: Todos os pesquisadores relatando dados oriundos de pesquisa humana ou animal devem estar de acordo com as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde – CNS:

nº 466 de 2012: parecer enviado junto com a documentação quando da submissão do artigo.

nº 510 de 2016: deve constar no método a informação e os cuidados de acordo com o previsto na resolução

No caso de Pesquisas realizadas em ambiente virtual estas deverão seguir os mesmos critérios das resoluções 466/12 e 510/16, conforme as orientações previstas no comunicado SEI/MS – 0019229966, de 2021 emitido pelo Conselho Nacional de Saúde.

Nos países onde não existem comitês de ética ou órgãos similares, os autores devem incluir na documentação enviada uma carta descritiva informando quais os cuidados éticos tomados no estudo.

4. 4 Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas só deverão conter artigos citados no texto, organizadas em ordem alfabética de acordo com as normas APA (fonte é 12 com espaçamento simples entre as linhas da referência. Entre uma referência e outra, deixar 12 pt de espaço, o deslocamento em cada referência. Na segunda linha da referência em diante, faz-se o recuo de 0,75), conforme exemplos apresentados na sequência:

1. Artigos e capítulos de livro

Sobrenome, Nome completo abreviado, (em ordem alfabética), ano de publicação (entre parênteses). Título do capítulo. Nome completo abreviado, sobrenome (Ed. Ou Coord. Ou Org.). Título do livro: subtítulo (em itálico), informações adicionais, páginas do capítulo. Local de publicação: Editora.

Exemplos:

a. Livro no todo com 1 a 3 autores:

Ávila, L. A. (1996). Doenças do corpo e doenças da alma: investigação psicossomática psicanalítica. (248 p.) São Paulo: Escuta.

b. Livro no todo com mais de 3 autores:

Lodish, H. (2000). et al. Molecular cell biology . (4th ed. 1084p.). New York: W. H. Freeman.

c. Autor do capítulo e do livro:

Zimerman, D. E. (2000). Papéis e lideranças. In: Fundamentos básicos das grupoterapias. (2. ed. cap. 13 p. 137-143), Porto Alegre: Artmed.

d. Autor somente do artigo ou capítulo:

Cincunegui, S.; C., Noemi M. (1996). El Enquadre de la Pareja Matrimonial. In: Puget, J. (Coord.) (cap. 1 p. 27-58). La Pareja. Encuentros, desencuentros, reecuentros. Buenos Aires: Paidós.

Observação: Sempre que possível, em caso de reedição, destacar a data entre parênteses da publicação original e título, conforme exemplo:

Freud, S. (1974) Totem e Tabu. In: ________. Edição Standard Brasileira das Obras Completas (Vol. 13 p. 11-191). Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada 1913-1914).

2. Artigos publicados em periódico científico

Autor do artigo, ano, título do artigo, subtítulo do artigo, título da revista (em itálico), local de publicação (cidade), título do fascículo se houver (suplemento/ número especial), volume, número, páginas (inicial e final).

Exemplo:

Svartman, B. (2003). Transubjetividade – sociedade atual: a importância das redes de apoio. REVISTA DA SPAGESP, Ribeirão Preto, n. 4, p. 29-36.

3. Dissertações e Teses

As referências de Tese de Doutorado ou Dissertação de Mestrado devem conter: nome do autor, ano, título, subtítulo (ambos em itálico), categoria, número de folhas ou volumes, identificação da instituição, local

Exemplo:

Toledo, R. P. (1990). A incorporação do social na relação psicólogo-cliente em uma instituição pública de saúde. (Dissertação de Mestrado), Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

4. Artigo de jornal diário

Sobrenome seguido do nome do autor (iniciais), ano, mês e dia da publicação, título do artigo, nome do jornal (em itálico), número/caderno/seção, páginas.

Exemplo:

Lima, M. R.; Silva, L. W. (2010, julho 22). Energético pode dar final ruim à festa. Folha de São Paulo, São Paulo, C11, p. 5.

5. Trabalho apresentado em evento e publicado em anais

Sobrenome, nome completo abreviado, ano, mês de publicação. Título do trabalho. Nome completo do evento (em itálico), cidade, estado e país, páginas.

Exemplo:

Fernandes, B. S.; Jacomin, D. (2002). Da gestação ao nascimento. Trajetória dos grupos infantis da SPAGESP. In: Anais do XV Congresso Latino-Americano de Psicoterapia Analítica de Grupo e IX Congresso da Associação Mexicana de Psicoterapia Analítica de Grupo. Zacatecas: FLAPAG - Federação Latino-Americana de Psicoterapia Analítica de Grupo, p. 202 – 205.

6. Dicionários e Enciclopédias

Ferreira, A. B. de H. (1995). Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Nova Fronteira. p. 687.

7. Publicações em meio eletrônico

7.1 Livro

Graber, M.A.; Toth, P.P.; Herting, R.L. (1997). Family practice handbook . 3.ed. St Louis: Mosby. Recuperado em 12 de julho de 2011: http://www.vh.org/Providers/ClinRef/FPHandbook/FpContents.html>

7.2 Publicação Periódica

Microsurgery. New York : John-Wiley & Sons, (1983). Quarterly. ISSN:1098-2752. Recuperado em 12 de julho de 2000. <http://www3.interscience.wiley.com/cgi-bin/jtoc?type=DD&ID=15000466>

7.3 Banco de dados

Universidade de São Paulo (2001, agosto 20). Sistema Integrado de Bibliotecas. DEDALUS: banco de dados bibliográficos da USP. Recuperado de: <http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/por/USP/DEDALUS/START>

7.4 Homepage Institucional

UNIFESP Virtual. Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. (2001, julho 11). Apresenta Ensino à Distância, cursos, tutoriais. Recuperado de:<http://www.virtual.epm.br/home/index.htm>

7. 5 E-mail

Montoya, R. S. (2001, setembro 24).Tecnologías de apoyo a la discapacidad. Comunicación alternativa y aumentativa [mensagem pessoal]. Recuperado de: <bcrp@bcrp.pcarp.usp.br>

 

 

Política de Privacidade

 

As informações recebidas via os documentos enviados pelos autores à Revista Vínculo serão utilizadas exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

A Revista não fornece informações a terceiros sobre manuscritos que estejam em processo de avaliação ou que tenham recebido pareceres negativos para publicação. Os originais não serão devolvidos.

Endereço para envio de trabalhos e comunicação com os editores: publicacoes@nesme.com.br

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial]


Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares

Rua Itacolomi, 606, cjto 66 - Higienópolis
CEP 01239-020 - São Paulo - SP

Fone: +55 11 93236-3626


publicacoes@nesme.com.br