SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Links between modernity, ethics and subjectivity in Freud´s worksDynamic Recursive Hologram for a Typographical Theory of Psychoanalytical Relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

PORGE, Erik. O inapanhável objeto do savoir-faire na análise. Estud. psicanal. [online]. 2013, n.40, pp.49-61. ISSN 0100-3437.

Além das regras técnicas, o savoir-faire (saber-fazer) provém de uma posição ética. O tato, assim como a disponibilidade, o constitui. Ele encontra sua expressão na regra da atenção igualmente em suspenso. Esta visa a impedir a compreensão precipitada e favorece a surpresa no discurso, sinais de uma passagem de inconsciente. Ela também indica que o savoir-faire se encontra ligado ao tempo e ao seu manejo, bem como à existência da lalíngua (lalangue). No entanto, o savoir-faire não deve se situar somente do lado do analista, mas também do analisante. A este cabe aprender como lidar com seu fantasma e seu sintoma. Além disso, o savoir-faire se refere sempre a uma subjetividade, seja ela do analista ou do analisante, na medida em que o inconsciente é um savoir-faire com a lalíngua?

Keywords : Saber-fazer; Atenção; Lalangue.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )