SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Personal well-being of parents and children and their aspirated valuesPsychosocial Care Centers Alcohol and Drugs and the Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SARRIERA, Jorge Castellá; FAVERO, Eveline; PARADISO, Ângela Carina  and  CALZA, Tiago Zanatta. Crenças básicas e bem-estar pessoal em adolescentes brasileiros. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp.105-120. ISSN 1413-0394.

As crenças fazem parte de um sistema conceitual que se forma na infância e é refinado e estabelecido ao longo da vida. O presente estudo investiga associações entre crenças básicas e bem-estar pessoal em 1.588 adolescentes brasileiros, meninos e meninas com idade entre 12-16 anos (M= 14,13; DP=1,26). Utilizou-se um questionário contendo 16 itens da World Assumption Scale (WAS) como medida de crenças e o Personal Well-Being Index (PWI-7) para avaliar bemestar. A WAS apresentou alfa de Cronbach de 0,72 e, o PWI-7 de 0,81. As crenças explicam 30% do bem-estar, considerando os itens que versam sobre autovalor, sorte pessoal, autocontrole, bondade das pessoas, justiça e acaso dos acontecimentos. Verifica-se a necessidade de reavaliar os itens da WAS e discute-se a importância de promover ambientes saudáveis e práticas educativas que promovam o desenvolvimento de crenças positivas e fortaleçam o bem-estar adolescente.

Keywords : Crenças básicas; Adolescentes; Bem-estar pessoal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )