SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Empowerment processes in a Community Mental Health Movement in Northeast of Brazil: new spaces for the madnessCorporative training, quality of life and worker health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

FREITAS, Maria de Fatima Quintal de  and  OLIVEIRA, Lygia Maria Portugal. A qualidade da educação e o professor por um fio: o cotidiano docente na ótica da psicologia social comunitária. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp.177-196. ISSN 1413-0394.

Sob a ótica da Psicologia Social Comunitária, propõe-se uma análise sobre armadilhas/dimensões psicossociais que afetam as relações interpessoais dos docentes, com subprodutos negativos à prática e rede escolar-comunitária. Realizou-se uma pesquisa exploratória, aplicando questionários semiestruturados a 219 docentes de 33 escolas municipais de Curitiba. O eixo temático da pesquisa dirige-se à Educação, Formação e Vida Cotidiana do(a) Professor(a). A análise quantitativa e qualitativa (com análise de conteúdo) gerou categorias a posteriori, em torno de: caracterização geral, ingresso e prática; dificuldades enfrentadas e alternativas de resolução; dificuldades percebidas na comunidade escolar; perspectivas/planos de futuro. A condição docente é pouco valorizada, e há baixo envolvimento coletivo e dificuldades para participação escolar solidária. Encontraram-se paradoxos/desafios vividos pelos professores: fragilidade de redes de solidariedade no cotidiano; posturas fatalistas diante da vida e do trabalho; trabalho docente vivido como uma prática solitária no espaço público e que acontece no limite da exaustão psicossocial.

Keywords : Prática docente e psicologia social comunitária; Vida cotidiana e educação comunitária; Cotidiano docente e comunidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )