SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21The “resentment of the warrior”: reflections on the body and education based on the works of Theodor Adorno and the Psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Interações

Print version ISSN 1413-2907

Interações vol.11 no.21 São Paulo June 2006

 

EDITORIAL

 

 

É com prazer que lançamos o número 21 de Interações Estudos e Pesquisas em Psicologia, trazendo para o leitor sete artigos, uma entrevista e duas resenhas. Com esse número encerra-se um ciclo, pois este é o último a ser publicado em duas versões: impressa e eletrônica. A partir do número 22 a Revista será publicada apenas na versão eletrônica, com a mesma qualidade, uma vez que o processo de editoração e de avaliação dos artigos não sofre nenhuma alteração. Por outro lado a democratização da informação trará ganhos significativos para o leitor que poderá acessar facilmente e na íntegra os textos da revista.

À frente da revista em sua nova versão assume como editor Ricardo Franklin Ferreira , que já assina como co-editor este numero.

Dos artigos, quatro se inserem no campo da psicanálise, O “ressentimento do guerreiro”: reflexões sobre corpo e educação a partir do pensamento de Theodor Adorno e da Psicanálise de autoria de Conrado Ramos, que tem como tema o corpo e sua relação com a educação principalmente com a educação física e práticas corporais. Andréa Máris Campos Guerra e Carlos André Moreira da Silva, Fabiana Caires Chaia, Fernanda Moreira Elias,Thiago Pinto Côrrea Sarkis assinam o texto, A função da obra na estabilização psicótica: análise do caso do Profeta Gentileza, um estudo sobre oProfeta Gentileza, morador conhecido do RJ buscando compreender à luz da Psicanálise sua tentativa de cura, e trabalho de reinserção social. No artigo Trauma, vida nua e estado de exceção: notas sobre clínica e política, Carlos Augusto Peixoto Junior, fundamentado em Ferenczi, propõe uma reflexão acerca de algumas relações possíveis entre clínica e política. Ricardo Salztrager é o autor do quarto artigo intitulado Os paradoxos da fantasia, focaliza a figura da fantasia, com base no modelo de aparelho psíquico da “Carta 52” de Freud.

O texto que se segue, Sermões quaresmais e conhecimento de si mesmo, escrito por Marina Massimi busca articular conhecimentos psicológicos e antropológicos na análise da pregação quaresmal no contexto do Brasil colonial. No campo da Psicologia Social insere-se o artigo A dialética da inclusão/exclusão e o trabalho feminino no qual as autoras Maria Fernanda Diogo e Maria Chalfin Coutinho discutem as categorias trabalho e gênero.

Encerra a seção de artigos, Brincadeira e práticas educativas familiares: um estudo com famílias de baixa renda , de autoria de Edna Martins e Heloisa Szymanski, que busca compreender a brincadeira como um instrumento de socialização, transmissão de valores e práticas familiares.

Finalizamos o numero com uma entrevista de Alberto Eiguer realizada em 2005 por Maria Consuelo Passos focalizando questões importantes referentes à família na contemporaneidade.

Finalizamos com a apresentação de duas resenhas uma do livro de Paulo L. Domingues Junior, Cooperativa e a construção da cidadania da população de rua apresentada por Ricardo Mendes Mattos e a outra, elaborada por Glaucy Karol Abdon Alves sobre o livro Necessidades educativas especiais desde o enfoque Histórico Cultural dos autores Maria Teresa Garcia e Guilhermo Arias Beaton de 2004.

COMISSÃO EDITORIAL