SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue29Psychoanalysis' relevance: HIV listening through driveInvisibility, identity and social link in contemporaneity: about the exclusion under the perspective of psychic and social author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

JUNQUEIRA, Camila  and  COELHO JUNIOR, Nelson Ernesto. Limites e possibilidades de diálogo: a teoria pulsional e a teoria das relações de objeto. Cad. psicanal. [online]. 2013, vol.35, n.29, pp.89-104. ISSN 1413-6295.

Neste artigo, procuramos examinar os limites e as possibilidades de diálogo entre duas linhas teóricas em psicanálise: a teoria pulsional de Freud e a teoria das relações objetais, representadas aqui, a partir dos desenvolvimentos de Winnicott, apresentando também as preciosas contribuições de Green para o assunto. Se para Green, em princípio, a oposição entre essas teorias não se coloca, mais recentemente esse autor apresenta sua 'teoria dos gradientes' que corrobora com nossa proposta de articular essas teorias considerando a existência de dois níveis de apreensão do Self.

Keywords : Psicanálise; teoria pulsional; teoria das relações de objeto; teoria dos gradientes; Green.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )