SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue36The human, all too human, face of anxiety in Freud author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

MIZRAHI, Beatriz Gang. Winnicott, Kohut e a teoria da intersubjetividade: uma psicanálise do pertencimento frente à precariedade contemporânea dos vínculos. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.36, pp.11-29. ISSN 1413-6295.

As questões de muitos pacientes apontam a precariedade do contexto social: dificuldade de encontrar trabalho estável ou relações duradouras são fontes de sofrimento, revelando a fragilidade ou ausência de um sentimento consistente de pertencer. Depois de recorrer a certas contribuições da sociologia para compreender essa precariedade dos vínculos, relacionando-a à dissolução das proteções sociais, recorro a autores da Psicanálise que valorizam a experiência subjetiva de pertencer a um ambiente empático como fundamental no processo de subjetivação, encontrando em suas ideias uma importante ferramenta crítica para a validação dos aspectos potencialmente traumáticos dessa nova realidade social.

Keywords : Pertencimento; Contexto; Empatia; Kohut; Winnicott; Intersubjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License