SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Schooling and prejudice: memories of disabled and not disabled youthsTeachers’ conceptions of constructivism and its implementation in the state elementary education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

MARTINELI, Telma Adriana Pacifico; FUGI, Nataly de Carvalho  and  MILESKI, Keros Gustavo. A valorização do brinquedo na teoria históricocultural: aproximações com a Educação Física. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp.251-259. ISSN 1413-8557.

Este estudo teve como objetivo analisar o brinquedo e o desenvolvimento infantil a partir da Teoria Histórico-Cultural. Fundamenta-se em fontes primárias e secundárias e parte de elementos da realidade concreta de trabalho com crianças em projetos institucionais e nas escolas da rede pública de ensino. Buscamos em Vigotski e em Leontiev fundamentos para entender o psiquismo infantil, como ele se processa no brinquedo e sua importância para o desenvolvimento. À luz deste referencial, analisamos a expressão das crianças na realidade, tomando como objeto o brinquedo e as brincadeiras gímnicas. Concluímos que o brinquedo é a atividade dominante das crianças, por isso consideramos necessário valorizá-lo no trabalho pedagógico na educação física, como contribuição para o desenvolvimento infantil e para o processo de humanização. Estudar a escola de Vigotski é um caminho para esta nova compreensão de desenvolvimento humano em uma perspectiva sócio-histórica.

Keywords : Psicologia histórico-cultural; Brinquedos; Desenvolvimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )