SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue23The structural approach of depression: freudians contributionsPsychoanalysis in front of the other (or the "uncanny" couch of Procustus) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psychê

Print version ISSN 1415-1138

Abstract

SBANO, Valmir. A noção de "para além" no Seminário 5 de Lacan: a questão da articulação entre simbólico e real. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.23. ISSN 1415-1138.

Por meio da retomada do tratamento dado por Lacan, em seu Seminário 5, à questão do chiste, trata-se de discutir a articulação do simbólico e do real. Este introduz uma dimensão de queda e redução, uma dimensão de finitização e satisfação: retorno, sob a forma do desejo, da dimensão minúscula e parcial da pulsão. Aquele, o simbólico, submete o sujeito a uma infinitização, a um deslocamento, a uma abertura, como o testemunha a estrutura de qualquer demanda. A realização desejante no chiste, como retorno do pulsional, mostra-nos, porém, que a abertura simbólica e desejante não encontra simplesmente termo, ao encontro de seu termo, mas antes ainda abertura. Esta leitura é apresentada ainda por meio de uma leitura do grafo do desejo.

Keywords : Psicanálise; Chiste; Lacan; Simbólico; Grafo do desejo.

        · abstract in English     · text in Portuguese