SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The word that stimulates the learning process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

BARATTO, Geselda. Genealogia do conceito de transferência na obra de Freud. Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp.228-247. ISSN 1415-7128.

Neste artigo abordamos o percurso histórico de construção do conceito de transferência em Freud, estabelecendo a sua genealogia a partir da obra A interpretação dos sonhos (Freud, 1900/1980), investigando a sua origem e desenvolvimentos subsequentes. Originariamente o termo transferência é empregado no plural para descrever a atualização do desejo inconsciente através de sua transformação, transporte e transcrição para representantes substitutos, designando, de forma geral, as formações do inconsciente. Ao longo deste artigo teceremos argumentações procurando demonstrar que a transferência, no sentido geral descrito na obra sobre os sonhos e posteriormente concebida como motor da análise, põe em cena uma só e mesma estrutura: a atualização do desejo inconsciente.

Keywords : transferência; desejo; inconsciente; sonho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License