SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Irene: from sensations to emotionsPsychoanalysis and the teacher who has chickened out author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

LIMA, Ana Laura Godinho. O normal e o patológico na relação mãe-bebê: um estudo a partir de manuais de puericultura publicados no Brasil (1919-2009). Estilos clin. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.324-343. ISSN 1415-7128.

Este artigo pretende refletir sobre os critérios de normalidade que se aplicam à relação mãe-bebê. As questões que orientam a análise são as seguintes: como é uma relação mãe-bebê considerada normal? Por outro lado, o que é considerado patológico nessa modalidade de relação? Por meio do exame de manuais de puericultura publicados desde as primeiras décadas do século XX, busca-se verificar mudanças e permanências nas maneiras especializadas de avaliar as relações entre as mães e seus bebês como adequadas ou não. A análise fundamenta-se em textos de Canguilhem e Foucault sobre o conceito de normalização.

Keywords : relação mãe-bebê; normalização da infância e da maternidade; manuais de puericultura; saberes especializados sobre os bebês.

        · abstract in English | Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )