SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2The difficult task of talk about death in hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

GONCALVES, Aura Maria  and  PEREIRA, Maria da Graça. Variáveis familiares e toxicodependência. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.2, pp.228-251. ISSN 1516-0858.

Este trabalho teve como objectivo avaliar o impacto das variáveis familiares: coesão, adaptabilidade, recursos familiares, satisfação familiar e exaustão familiar no toxicodependente e família, no sentido de contribuir para a elaboração de futuros programas de intervenção na área da educação para a saúde. Para o efeito foi utilizada uma amostra constituída por 208 indivíduos: 113 toxicodependentes e 95 familiares, divididos em 3 grupos: primeira vez em tratamento, recaídas e reabilitados. Os dados foram recolhidos no Projecto Homem em Braga. Os instrumentos utilizados foram: “Escala da Adaptabilidade e Coesão Familiar” (Faces II) de Olson, Portner & Bell (1982); “Questionário Satisfação Familiar” (FSS) de Olson & Wilson (1982) e “Questionário Recursos Familiares” de Olson, Larsen & McCubbin (1982). Verificamos maior nível de coesão, adaptabilidade, satisfação familiar e mais recursos familiares nos toxicodependentes reabilitados. Os familiares dos toxicodependentes reabilitados percebem a família como mais adaptável quando comparados com os outros dois grupos. Por sua vez, os toxicodependentes percepcionam menos satisfação familiar, coesão e recursos do que o seu familiar. As implicações dos resultados são abordadas.

Keywords : Coesão familiar; Adaptabilidade; Satisfação familiar; Recursos familiares; Toxicodependência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License