SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Palliative care in oncology pediatric: a perspective of psychological operationsThe puerperium and contemporary woman: an investigation about the experience and the impacts of loss of autonomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

ALVES, Paulo Eduardo Rodrigues. O método fenomenológico na condução de grupos terapêuticos. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.1, pp.150-165. ISSN 1516-0858.

O atendimento psicológico em grupo costuma ser menosprezado em comparação com o individual. Entretanto, mostra-se mais eficaz para vários perfis de pacientes, sendo uma modalidade de prática psicológica útil no contexto hospitalar. O presente artigo apresenta a abordagem fenomenológica como fundamentação teórica do atendimento a grupos. O que caracteriza essa abordagem é a suspensão de pressupostos que determinem previamente objetivos para o grupo, tornando-se uma metodologia de leitura dos fenômenos grupais. Ademais, esta abordagem compreende a existência como coexistência, reconhecendo a importância das interações sociais na constituição da ‘identidade' de cada um. Por isso, o atendimento em grupo aparece como modo privilegiado de acesso ao modo de ser de cada participante, possibilitando que disponha mais livremente de si.

Keywords : Terapia de Grupo; Psicologia Fenomenológica; Fenomenologia- Existencial; Prática Psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )