SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Are we aware of most part of we do or feel? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

FONSECA, Fernando Facó de Assis. Liberdade e natureza (in)humana (Zizek versus Habermas). Nat. hum. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.138-168. ISSN 1517-2430.

O presente trabalho tem como objetivo problematizar a relação entre o princípio de liberdade e a ideia de natureza humana. Defendemos a tese de que o verdadeiro conceito de liberdade só pode ser pensado além dos limites (naturalmente) estabelecidos pela espécie humana. Logo, liberdade tem a ver com o domínio do inumano, não com o do humano. Desse modo, convém contrapor duas perspectivas contemporâneas que divergem radicalmente sobre o conceito de modernidade: a pragmática formal de Jürgen Habermas e o materialismo dialético de Slavoj Zizek. Tomamos como fio condutor, portanto, a polêmica sobre o tema da biogenética, e, a partir daí, procuramos demonstrar como a concepção de modernidade para Zizek - apoiado principalmente em Hegel e Lacan - revela-se ainda mais radical do que o projeto de uma modernidade inacabada de Habermas.

Keywords : liberdade; natureza humana; natureza inumana; biogenética; modernidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License