SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue56Indigenous movement(s) and social psychology: challenges to dialogical decolonizationWhat can groups do in public policies? Schizoanalytical criticism and propositions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

ANDREOLA, Elisa Cainelli  and  RODRIGUES, Elisandro. Cartografias da autonomia: tensões e construções no campo da saúde mental. Rev. psicol. polít. [online]. 2023, vol.23, n.56, pp.150-168.  Epub May 27, 2024. ISSN 2175-1390.

O termo autonomia, apesar de associado ao protagonismo do usuário em seu tratamento, carece de uma definição clara e consoante dentro do campo psicossocial. Assim, a presente pesquisa se propôs a cartografar uma experiência de trabalho na saúde mental a partir dos encontros com a autonomia, suas diferentes facetas e sua relação indissociável com o cuidado em liberdade. A reflexão, oriunda do diário de anotações produzido durante o contexto da pandemia, demonstrou que a autonomia perpassa o processo de produção de cuidado e incide em todos os seus agentes, seja na construção do plano terapêutico, na relação dos profissionais com o próprio saber e na influência da instituição sobre a enunciação dos sujeitos. Conclui-se que a autonomia é construída e produzida na relação com o outro, sendo elemento imprescindível ao usuários e também aos profissionais que dela necessitam para a realização de um trabalho inventivo e implicado.

Keywords : Autonomia; Saúde Mental; Luta Antimanicomial; SUS; Cartografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )