SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue35Psychoanalysis in the trans ageGender and identification author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

MELO, Rosane Braga de. O real infantil e a atualidade dos Três ensaios. Stylus (Rio J.) [online]. 2017, n.35, pp.23-31. ISSN 1676-157X.

Este texto aborda a atualidade das teses enumeradas nos Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, no qual Freud retoma os significantes usados por autores de sua época para se contrapor e indicar o quanto as chamadas psicopatias ou aberrações são ingredientes da vida sexual de pessoas consideradas sãs. Ao afirmar a existência da sexualidade infantil, ele problematiza o discurso que trata a criança como ser assexuado e mostra o quanto a educação concorre para as tentativas civilizatórias de sufocar a vida sexual de um povo e limitar o autoerotismo para fazer valer como única e legítima meta sexual a reprodução. Todavia, são as crianças as primeiras a rasgar os semblantes, a demonstrar a precariedade imaginária e a fluidez dos dois lados que lhes são apresentados como princípio do funcionamento do gênero, macho ou fêmea. E, nos casos das crianças trans, perguntamo-nos como o discurso do analista e a ética da psicanálise podem contribuir para uma discussão que não foraclua o modo como a criança pode se orientar a partir do gozo de sua própria condição de sujeito do desejo.

Keywords : Sexualidade infantil; Discurso do analista; Ética; Psicanálise.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License